Buscar

atv 3 Pscicologia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade: aula 05 e 06 
	CURSO: LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS
	
	Disciplina: Psicologia da Educação 
	Semestre: 4 ª
	
	
PROFESSOR (a): Dra. Adriana R. Sordi e Dra. Sandra Armoa
	ALUNO: Daniel Luís Alves Gonsiorkiewicz
	RGM:113.082
	PORTFÓLIO 3
QUESTÃO 01 –A professora Soraia utiliza algumas técnicas em sala de aula para que a aprendizagem torne-se efetiva, levando os alunos a um conhecimento critico e construtivo. Algumas destas técnicas são: Os objetivos para cada tema são apresentados em forma clara, o conteúdo é apresentado em unidades relativamente pequenas de trabalho de informação, as unidades de trabalho de informação são dispostas em uma sequência que mantenha o aluno em elevada continuidade, cada unidade contém suficientes sinais para facilitar o êxito na consecução da tarefa apresentada, depois de haver completado cada trabalho, se põe à disposição do aluno uma resposta-modelo, a situação de aprendizagem é preparada e dirigida com o fim de assegurar ao educando um mínimo de distrações.
 A professora Soraia utiliza qual abordagem de ensino, tendo em vista as técnicas citadas acima: (0.5)
Abordagem comportamental
Abordagem social
Abordagem Psicanalítica
Abordagem Piagetiana
Abordagem tradicional 
QUESTÃO 02 – Um professor observou as seguintes características no comportamento de seus estudantes: egocentrismo, animismo, explicação do mundo com realismo mágico e irreversibilidade do pensamento. Assinale a opção que indica a etapa do desenvolvimento das crianças, de acordo com as teorias de Piaget.
A  - Operações formais.
B - Psicogenética da leitura e escrita.
C -  Operações concretas.
D - Pré-operatório.
E - Sensório-motor.
QUESTÃO 03 – Um dos conceitos estudados por Piaget,  consiste na capacidade de modificação da estrutura mental antiga para dar conta de dominar um novo objeto do conhecimento. Quer dizer, representa "o momento da ação do objeto sobre o sujeito" (Freitas, op.cit.:65) emergindo, portanto, como o elemento complementar das interações sujeito-objeto.  Em síntese, toda experiência é : (0.5)
 A) Assimilada; 
 B) Estruturada;
C) Equilibrada;
D) Acomodada;
E) Centrada;
QUESTÃO 04 - A teoria comportamental é muito utilizada em sala de aula, tanto para instalar quanto para extinguir um comportamento, neste sentido, cite um exemplo de como um professor pode utilizar a teoria comportamental para instalar o comportamento de leitura em seus alunos. (0.5)
_Incentiva-los a ler de pequenas frases à grandes livros, propondo trabalhos de leitura e pesquisa, ou até fazer o uso da musica através de paródias para estimula-los a ler mais e se interessarem pelo tema, incentivando assim uma cultura de leitura nos mesmos. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 05 - Mais ou menos dos 7 aos 11 anos: a criança já possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados. Piaget fala em operações de pensamento ao invés de ações. É capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos. (0.5)
a) Operatório Formal 
b) Operatório Concreto 
c) Pré-operatório 
d)sensório Motor

Outros materiais