Buscar

Atividade Aberta 07

Prévia do material em texto

Atividade Aberta 07
Explique como os geradores geram corrente elétrica?
O gerador elétrico são dispositivos que convertem energia mecânica em energia elétrica. A produção de energia mecânica é produzida através da energia química ou também nuclear que está disponível em diversos tipos de combustível, também pode ser facilmente obtida através de fontes que são renováveis disponíveis na natureza como o vento e a água. A forma mais comum de fornecer energia mecânica para diversos aparelhos é por turbinas de vapor, de água, de vento ou de combustão a gás.
Cite os principais componentes de um gerador de corrente contínua?
Possuem um conjunto composto por bobinas de campo, armadura, anéis coletores ou comutadores (geradores de corrente contínua) e em alguns casos escovas de carvão ou grafite.
Qual a diferença básica entre um gerador de corrente contínua e um alternador de corrente contínua?
A diferença básica entre um gerador de corrente alternada e um gerador de corrente contínua esta superfície de captura do sinal de tensão. Para que a saída seja alternada basta que ela seja lisa, sem as ranhuras existentes no comutador.
Qual a vantagem do sistema brushless?
As vantagens que os motores brushless tem sobre os escovados são:
A ausência de escovas elimina a interferência eletromagnética causada pela comutação;
Maior durabilidade, pois não há desgaste devido as escovas e o rotor tem ímã permanente;
 Maior velocidade pois não há limitação causada pelas escovas.
O que são a CSD e a IDG?
A CSD e a IDG são exemplos de alternadores assistidos utilizados nos grandes jatos atuais. Elas são responsáveis por manter a frequência do gerador em 400 Hz independente da rotação do motor. Para isso, elas fazem usos de conjuntos de engrenagens que se acoplam mudando a relação de rotação do alternador no momento em que o motor sofre alterações em sua rotação.
A diferença básica entre as duas é que a CSD é acoplada ao alternador e a IDG contém o gerador em seu interior. Esta constatação também pode ser feita visualmente.
Para que serve um inversor estático?
Os inversores estáticos são conversores eletrônicos que são alimentados com tensão e corrente contínuas das baterias e entregam para o sistema elétrico da aeronave tensão e corrente alternado. 
Além da regulação da tensão, quais outras proteções os reguladores de tensão proporcionam ao sistema elétrico das aeronaves?
Os reguladores possuem outras funções além de manter a tensão e a corrente dentro dos valores nominais. Dentre elas estão: proteção de sobre tensão, operação de paralelismo do gerador, proteção contra sobre excitação de campo, verificação da tensão diferencial e sensor de corrente de reversa.
Explique por que meios a energia elétrica pode ser gerada:
Ela pode ser gerada por meio da luz, do calor, da pressão, das reações químicas e da força eletromagnética. Sendo: 
Geração de energia elétrica por meio da luz: é muito utilizada em componentes eletrônicos como os foto-transistores e os Ladras (Resistores dependentes de luz) podendo ser feita por meio de fotocélulas ou células foto voltaicas. Estes componentes são vastamente utilizados na fabricação de relés fotoelétricos e sensores de movimento. 
Geração de energia elétrica a partir do calor: ocorre no momento em que dois materiais que possuem potenciais elétricos diferentes são submetidos a gradientes de temperatura. Este é o caso dos termopares. Um par térmico muito conhecido na aviação é o alumel-cromel. Eles são muito utilizados em sistemas de indicação de temperatura dos motores aeronáuticos atuais.
Geração de energia elétrica por meio de pressão: os cristais piezoeléctricos são utilizados para gerar corrente elétrica por meio depressão mecânica. Este material é muito utilizado em microfones e convertem a pressão das ondas sonoras que atingem o cristal em corrente elétrica.
Geração de energia elétrica através da energia química: no caso da energia química a conversão se dá por meio de reações químicas que ocorrem o interior das pilhas e baterias.
Explique o que é:
Força eletromotriz.
Força eletromotriz é o potencial elétrico, medido em Volts, fornecido por um gerador, como uma bateria, para um circuito ou dispositivo elétrico. É uma grandeza escalar que pode ser definida como a energia potencial elétrica por unidade de carga.
Corrente elétrica.
Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Corrente alternada.
A corrente alternada é um tipo de corrente elétrica em que o fluxo de elétrons que atravessa um condutor tem sentido variante possuindo a característica de ser variante no tempo, ou seja, não segue um sentido único.
Corrente contínua.
Uma corrente é considerada contínua quando não altera seu sentido, ou seja, é sempre positiva ou sempre negativa.
O que são baterias? Quais são os tipos utilizados em aeronaves?
São dispositivos que permitem armazenar energia elétrica na forma de energia química de forma que esta possa ser convertida em eletricidade. Existem dois tipos de baterias utilizadas em aeronaves: as chamadas de chumbo-ácido e as de níquel-cádmio. A primeira é composta por placas de chumbo banhadas em eletrólito de ácido sulfúrico e água. Já a segunda possui células separadas e conectadas entre si.
Quais os fatores são determinantes para a avaliação do desempenho das baterias?
O seu desempenho pode ser avaliado por meio de quatro fatores: a sua idade de operação, a sua condição de operação, o estado de sua carga e sua integridade mecânica.

Outros materiais