Buscar

Aparelho Urogenital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aparelho Urogenital
Observe a imagem abaixo referente a um exame de urografia excretora em um indivíduo que não apresenta nenhuma disfunção das vias urinárias e identifique as estruturas inumeradas de 1 a 4.
Cálices menores
Pelve renal
Ureter
Bexiga urinaria 
Observe o exame de imagem referente a urografia excretora apresentada no caso clínico 1 e faça uma análise comparativa entre as estruturas que foram afetadas, correlacionando com as causas que provocaram a insuficiência renal crônica nesse paciente e o desfecho clínico que culminou na necessidade de hemodiálise e transplante renal.
Observa se dilatação acentuada do sistema pielo-calicinal-uretal á esquerda. Com bexiga pouco repleta e ausência de imagem renal a direita com TCSC demonstrando aumento renal a esquerdo e volumosa hidro nefrose associada a redução do parênquima renal, em paciente com cólica a esquerda e irradiação para o testículo.
A dilatação pielo-calicial ocorreu, como consequência de cálculos na região dos rins ou nos ureteres, que levaram ao bloqueio da passagem da urina e ao acumulo desta, causando dilatação da pelve renal. Por conta que, a doença renal crônica é silenciosa, e o paciente só descobriu a doença em uma fase avançada, quando não houve tempo para programar o tratamento que ele desejaria realizar. E assim começou o primeiro por hemodiálise. E depois precisou do transplante renal.
Os exames clínicos apresentados no caso clínico 1 revelaram aumento das concentrações plasmática de ureia e creatinina plasmáticas. Faça uma pesquisa a respeito dos valores de referência plasmática desses metabólitos nitrogenados e suas respectivas vias metabólicas.
A fração nitrogênio não -proteico sérico é formada de todos os compos tos nitrogenados exceto proteínas. O rim exerce papel fundamental na eliminação da maioria des tes compostos do organismo. A dosagem destas substâncias na rotina laboratorial faz parte do es tudo do renal do paciente. O catabolismo de proteínas e ácidos nucléicos resultam na formação dos compos tos nitrogenados não- proteicos. Existem mais de 15 compostos nitrogenados não proteicos no plasma. Vários destes produtos metabólicos são sequencialmente derivados do metabolismo de proteínas tanto endógenas (tecidos) como exógenas (dieta). 
Analise as respectivas taxas de depuração da ureia e creatinina e explique porque esses metabólitos nitrogenados são utilizados como marcadores de função renal.
A creatinina é um produto de Inter conversão da fosfocreatina, um composto de alta energia utilizado na contração muscula r. Por esse motivo, a sua produção é proporcional à quantidade de massa muscular, sendo sintetizada nos rins, fígado e pâncreas e liberada nos fluidos corporais em uma taxa constante. Por ser livremente filtrada pelos rins, não ser reabsorvida e sofrer pequenas secreção no túbulo distal, a creatinina é considerada o melhor marcador endógeno para função renal, já que permite avaliar o RFG. Apesar de suas concentraç ões plasmáticas e urinárias sofrer em interferência devido à essa pequena secreção, à massa muscular e ao nível de hidratação, essas interferências ainda são menores do que as sofridas por ureia e ácido úrico, outros dois compos tos nitrogenados não proteicos, marcadores de filtração renal endógenos. Além dessa função, a concentração urinária da creatinina também é utilizada com o índice para diluição urinária e como padrão interno para avaliação de outros biomarcadores renais como cistatina C, micro albumina e proteínas. Diferentemente dos marcadores exógenos, as dosagens de creatinina são de baixo custo e de fácil execução laboratorial, além de fornecerem um ótimo parâmetro acerca do ritmo de filtração glomerular, o que é extremamente vantajoso o para o laboratório de análises clínicas.
Pesquise a via de síntese das prostaglandinas e analise de que forma uso contínuo de AINEs, para o tratamento da dor crônica, pode ter contribuído para falência renal apresentado no caso clínico 1.
Lesão renal abrange um grande número de complicações que afetam o rim em sua estrutura e função. A Insuficiência Renal é definida por uma queda abrupta na função renal que inclui a Falência renal, mas não está limitado a ela podendo desencadear falência de outros órgãos. Isto é, uma ampla síndrome clínica, abrangendo diversas etiologias, incluindo doenças renais especificas, condições não especificas e também como patologia extra-renal. Mais do que uma destas condições pode coexistir no mesmo paciente, e mais importante, as evidências epidemiológicas sustentam a noção de que, mesmo leve e reversível a lesão renal tem consequências clínicas importantes. A principal causa da LR é a insuficiência renal pré-natal, especificamente, a causa é uma redução na perfusão dos rins que podem ser relacionados com uma redução do volume circulatório. Isto, pode ocorrer, por exemplo, em pacientes que perdem fluidos corporais ou pode estar relacionada com uma capacidade expandida da circulação, como no caso da vasodilatação arterial sistêmica exagerada na sequência de uma infecção bacteriana. Alguns efeitos colaterais são relacionados com a disfunção renal podendo ocorrer, por exemplo, agravamento de hipertensão com a utilização de fármacos anti-inflamatórios não esteroides, maior tendência para hemorragias ou hematomas com aspirina, e hiponatremia (nível de sódio ligeiramente abaixo do normal) com inibidores da enzima conversora da angiotensina ou bloqueadores do receptor da angiotensina II. Todos os AINEs podem alterar a função renal através da inibição da CO X- 1 (que regula a hemodinâmica renal e da filtração glomerular) e COX-2 (que controla o sal e excreção de água). Pouco frequentes as síndromes renais causadas por AINEs não seletivos incluem retenção de sódio, edema periférico, aumento de peso, insuficiência cardíaca congestiva, hipercalemia, e fatores de risco.
Proponha pelo menos 2 formas de intervenção e prevenção da insuficiência renal crônica relacionadas à competência de sua formação acadêmica.
O exercício físico durante a hemodiálise ativa a circulação e reduz o efeito contrário da dialítica. A prática regular de exercícios como: alongamentos, calistênicos e isotônicos, elevam a oxigenação e a contração muscular, ocasionando a dilatação dos capilares e aumentando a circulação. Além desses efeitos, a atividade física pode proporcionar melhora do condicionamento físico, capacidade funcional ( CF ), da força muscular e a qualidade de vida desses indivíduos. Entretanto, a aplicação de estratégias de exercícios na DRC, não é algo rotineiro na prática clínica. Apesar das inúmeras demonstrações da relevância do exercício físico para esse tipo de população. A reabilitação fisioterapêutica, quando realizada de forma intradialítica traz vantagens para a melhora da qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. A prática de exercícios na população geral e em pacientes portadores de doenças crônicas relaciona -se à melhora de critérios cardiovasculares, ganho na qualidade de vida e aumento da sobre vida desses indivíduos. Entretanto, o amparo desta prática por institutos de nefrologia pode estabelecer uma alternativa terapêutica para a população de DRC em regime de terapia renal substitutiva e, provavelmente, para pacientes em tratamento conservador. 
Francielli Silva dos Santos RA:3058642

Outros materiais