Buscar

Trabalho_quintessencia-13_06_2012

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho quintessencia
 de thaizinhacruz | trabalhosfeitos.com
 SISTEMA DE ENSINO EAD CONECTADO
Gestão Hospitalar
Quíntessência
Petrolina
2012
thaise silva da cruz carvalho
QUINTESSÊNCIA
Trabalho apresentado ao Curso (Gestão Hospilar) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Orientador: Prof. 
Petrolina
2012
Introdução
Este case mostra o processo de implantação da gestão por competência da farmácia de manipulação Quintessência, que em 2008 recebeu o Prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos na categoria Pequena e Micro Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – a ABRH-RJ. Seu histórico, missão, visão e valores são abordados, para em seguida nos determos nas suas operações em seus subprocessos “Atendimento ao Cliente” e “Gerenciamento Serviços por serem primordiais para a garantia dos resultados empresariais e estratégicos da empresa.
1º Desafio
As organizações empresariais de um modo geral. Se constituem invariavelmente de elementos formais e de elementos informais. Entre os elementos formais podemos destacar Missão, os Valores e as Necessidades de Organizações/ empresas como estas a ‘’ Quintessência’’. A partir dessas informações, Identifique e descreva quais são os aspectos formais que integram uma organização/ empresa desse tipo, com esse porte e com as características descritas tomando como ponto de partida, a pró-pia Quintessência e as informações descritas no case.
Em seguida, explique como aempresa funciona do ponto de vista de sua forma e operacionalização, considerando para isso as seguintes questões: quais são os recursos de entrada da ‘’Quintessência’’ utiliza para realizar suas atividades? Que tipos de processos, tarefas e atividades estão presentes na atividade da organização/ empresa? Quais são os objetivos que uma empresa como a ‘’Quintessência’’ busca atingir e quais são os resultados esperados?
A empresa Quintessência tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentavel. Desta forma a empresa busca melhoria e satisfação aos clientes. Ela estar sempre procurando melhorias como desenvolver mais laboratorios de manipulação alopática buscando o conceito de farmacia única.
Ela tem a constante capacitação dos funcionários, por isso, encontros, palestras e treinamentos, são promovidos periodicamente no CTQ (Centro de Treinamento Quintessência). A Quintessência também patrocina cursos e congressos realizados por diversas entidades e órgãos.
Além de comercializar produtos homeopáticos e alopáticos, a Quintessência tem também linha de florais, fitoterápicos, cosméticos e produtos naturais para atender as suas necessidades. Procura também valorizar o seu tempo, fazendo entrega em domicílio.
2 Desafio
De acordo comdados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG), o Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação. São 7 mil estabelecimentos gênero no país, com um crescimento de 40% entre os anos de 2002 e 2007, gerando 80.000 empregos diretos, responsáveis por um faturamento anual de R$ 1,5 bilhão resultantes da manipulação de aproximadamente 3 milhões de receitas ao ano.
Podemos observar que existe um mercado bastante promissor neste segmento. Considerando a informação que de 2002 a 2007os estabelecimentos desde gênero crescimento no mercado em que ela está inserida? As ações tomadas pela empresa representam aumento de custo. Ainda assim é possível crescer no mercado e aumentar ou manter a margem? As ações tomadas permitem isto ou provocação diminuição da margem?
Com base no texto faça sua argumentação justificando-a.
De acordo com o texto estudado, a empresa tem espaço para crescer apesar da sua alta no mercado de trabalho. O espaço já conquistado por ela ainda e considerado baixa, Em busca de seu crescimento ela esta sempre atenta as atualidades, abrindo novos laboratórios e lojas.
Atualmente, a Quintessência possui cinco lojas, a mais recente inaugurada em 2007 na Barra da Tijuca, dois laboratórios, um para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos, uma equipe de 15 farmacêuticos e cerca de 100 funcionários.
3 Desafio
As empresas contemporâneas reconhecem que os valores morais, os princípioséticos, e as ações de responsabilidade socioambiental são exigência de um mercado competitivo devido á conscientização dos consumidores sobre seus direitos. Desta forma, explique a diferença existente entre ética e moral e como que a empresa em estudo utiliza isso (os valores morais, os princípios éticos, e ações de responsabilidade socioambiental) a seu favor.
A Gestão de Pessoa exerce papel fundamental para o sucesso das organizações, pois as pessoas são os recursos mais valiosos das organizações. As pessoas trazem consigo uma diversidade de competências, conhecimentos e habilidades, que quando geridas com eficiência e eficácia pelos gestores, resultam em equipes coesas, propiciando a criatividade e inovação, aumentando a sobrevivência das organizações neste cenário competitivo e envolto em mudanças.
Com base no estudo podemos dizer que Os seus princípios morais estão relacionados ao comportamento dos seus colaboradores e clientes.
Já os seus princípios éticos a empresa busca sempre a melhora de seus profissionais, investindo no treinamento e na troca de experiência e valores como caminho para o crescimento.
A farmácia Quintessência tem a sua responsabilidade socioambiental de não poluir o meio ambiente, Conforme a BPM, a farmácia segue os critérios do Manual de Normas Técnicas da ABFH (Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas) manipulando, estocando e dispensando suas matrizes e medicamentos em vidros de cor âmbar. Desta forma, ela geragrande quantidade de vidros a serem descartados. Atenta à necessidade de garantir um destino produtivo para estes vidros, que não o de lançá-los ao meio ambiente, e considerando que, os custos do reaproveitamento pela própria empresa, são muito elevados, foi idealizada a campanha “Estou vidrado nesta ideia”. Em todas as unidades da Quintessência existem caixas de coleta com sinalização e divulgação da campanha, além de veiculação no site e em outros materiais de comunicação da empresa com seus clientes.
A Quintessência está criando novos projetos a serem implantados, no futuro, que envolvem a reciclagem de outros materiais como papéis e potes plásticos usados na produção de cápsulas, cremes, géis e pomadas manipulados em seu laboratório.
4 Desafio
A empresa Quintessência adotava um modelo mais tradicional com ênfase em administração de RH e não de gestão de pessoas. Nesse sentido explique quais as diferenças existentes entre esses dois sistemas e porque o modelo de gestão de pessoas é mais eficiente.
O sistema de administração de RH anteriormente adotado pela empresa era o tradicional, 
Este modelo de gestão de pessoas é mais eficiente para organização, pois nele os colaboradores poderão desenvolver suas competências interpessoais, facilitando o seu desenvolvimento, como também uma equipe de alto desempenho;
O setor de Recursos Humanos era um mero departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e da contratação do profissional que exigiadesse profissional apenas experiência e técnica, não havia um programa de capacitação continuada do profissional.
A Gestão de Pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização que é o Capital Humano que nada mais são que pessoas que a compõe.
Com isso a gestão de pessoa acaba sendo a mais eficiente.
Conclusão
Com base no estudo visto concluo que a Farmácia Quintessência se define como
uma farmácia de manipulação que produz medicamentos em pequena escala, de forma individualizada conforme prescrição do profissional de saúde capacitado, sob a supervisão farmacêutica dentro das Boas Práticas de Manipulação, buscando sempre ter uma grande responsabilidade objetivando o desenvolvimento e crescimento.
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA
ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Ética do Advogado. São Paulo: Editora Jurídica Brasileira, 2000.
GAJ, Luiz. Administração estratégica. 2a ed, São Paulo: Ática S.A., 1993  
 
Quintessência Homeopatia e Manipulação,http://www.quintessencia.com.br/home.php
A Evolução das teorias da Administração MOTTA,F.C.P. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 16a. edição, p.1-132, 1991

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais