Buscar

AVALIAÇÃO FINAL(DISCURSIVA)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Cultura Popular Brasileira (ART21)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	1.
	O Brasil possui grande influência da cultura africana, especialmente na região Nordeste. Vale destacar que o país tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a grande importância da cultura africana que, no Brasil, sofre influências também das culturas portuguesa e indígena. Com relação à influência da cultura negra no Brasil, disserte sobre a contribuição africana para a cultura brasileira na fala e na culinária.
	Resposta Esperada:
Os negros, na tentativa de aprender o português sem ajuda, criaram expressões, como: me diga, me espere, e as formas diminutivas, como benzinho, inhozinho. Na culinária, novos pratos surgem provenientes dos restos de comida da casa-grande, alimentos indígenas e temperos africanos: feijoada, vatapá, quibebe.
	2.
	Os amuletos podem ter diferentes representações. Em geral, os amuletos são carregados junto ao corpo ou colocados em lugares estratégicos nas casas, tudo depende do objeto e do poder atribuído a este. Cite pelo menos três exemplos de amuletos e explique a finalidade do seu uso.
	Resposta Esperada:
Trevos de quatro folhas, ferradura, escapulário: podem ser carregados junto ao corpo, em pulseiras ou correntes, ou até em lugares pensados estrategicamente em nossas casas.

Outros materiais