Buscar

APOL 1 TEMPOS E METODOS

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Tempos e métodos
Nas empresas que mantém um departamento de Tempos e Métodos, certamente são utilizados termos próprios, relacionados á determinação do tempo padrão e esses termos devem ser de conhecimento das pessoas envolvidas, pois uma interpretação  errônea de um determinado termo pode comprometer uma decisão.
Analise o parágrafo abaixo e depois escolha a alternativa que representa o respectivo termo.
“É o tempo real obtido no local de trabalho, por meio da leitura direta do cronômetro, sendo composto, em geral, de tempo influenciável e tempo não influenciável”
	
	A
	Tempo normalizado
	
	B
	Tempo total
	
	C
	Tempo básico
	
	D
	Tempo padrão
	
	E
	Tempo cronometrado
Questão 2/5 - Tempos e métodos 
Todas as áreas de trabalho sejam elas, industrial, comercial, médica etc, tem suas terminologias próprias e em Estudo de Tempos e Métodos não é diferente e devem ser de conhecimento de todos que trabalham e/ou estudem o assunto, pois um termo interpretando erroneamente pode comprometer uma decisão. Analise o parágrafo abaixo e depois escolha a alternativa que representa o respectivo termo usado nas empresas que se utilizam do estudo de tempos e métodos. “É o método que compara a habilidade e o esforço com que o operário realiza movimentos necessários para executar uma determinada operação de acordo com o conceito que o observador tem do ritmo normal.”
	
	A
	Avaliação de desempenho
	
	B
	Tolerância pessoal
	
	C
	Fadiga por esforço físico
	
	D
	Avaliação de habilidade
	
	E
	Avaliação de capacidade
	
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Tempos e métodos
Sabe-se que durante uma cronometragem, os tempos dos elementos da operação são registrados em formulário próprio, porém o operador pode ter apresentado um rendimento normal, acima ou abaixo do normal e para a correção desse tempo cronometrado é usado um fator chamado de avaliação de desempenho. Existem vários sistemas usados para essa avaliação do grau de desempenho (ou grau de rendimento) do operador. Analise o parágrafo abaixo e depois escolha a alternativa que apresenta a qual sistema o mesmo diz respeito: “Consiste em após realizar o estudo de tempo, comparar os valores obtidos na cronometragem com valores tabelados para o maior número de elementos possíveis.”
	
	A
	Sistema Bedaux
	
	B
	Sistema Westinghouse
	
	C
	Sistema de Avaliação Sintética do Ritmo
	
	D
	Sistema de Avaliação Geral do Ritmo
	
	E
	Sistema de Avaliação Objetiva do Ritmo
Questão 4/5 - Tempos e métodos 
As empresas que detém um departamento de Tempos e Métodos, certamente utiliza termos próprios, relacionados á determinação do tempo padrão e esses termos devem ser de conhecimento das pessoas envolvidas, pois uma interpretação  errônea de um termo pode comprometer uma decisão. Analise o parágrafo abaixo e depois escolha a alternativa que representa o respectivo termo. “É a porcentagem de tempo concedida ao executante para compensar pequenas esperas eventuais inerentes ao trabalho e para algumas tarefas de curta duração que se repetem ocasionalmente durante a jornada de trabalho.”
	
	A
	Tolerância para suprir fadiga
	
	B
	Tolerâncias pessoais
	
	C
	Tolerâncias para interrupções inevitáveis
	
	D
	Tolerância para repor água do corpo
	
	E
	Tolerância para esperas
Questão 5/5 - Tempos e métodos 
A avaliação do grau de rendimento de um operador, durante a execução de uma determinada operação é uma das tarefas mais importantes de um cronoanalista, inclusive existem treinamentos de calibração de observação, que visam aprimorar cada vez mais essa análise. Para todos os efeitos, qual o erro em porcentagem dessa avaliação que ainda é considerado satisfatório?
	
	A
	Erro de mais ou menos 2% é considerado satisfatório
	
	B
	Erro de até 2% a menor  é considerado satisfatório
	
	C
	Erro de até 5% a maior é considerado satisfatório
	
	D
	Erro de mais ou menos 5% é considerado satisfatório
	
	E
	Nenhum erro porcentual é considerado satisfatório

Outros materiais