Buscar

Apol 1 - Tempos e Métodos 100%

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Tempos e Métodos
O criador do estudo de tempos, logo no início do século XX, por volta de 1912 fez o seguinte comentário: “O estudo de tempos é, dentre todos os elementos da organização científica, o único que torna possível uma transferência da habilidade de comando.” E com isso estabeleceu um método científico, o qual compreende duas partes, a primeira analítica e a segunda construtiva. Analise as proposições abaixo e depois escolha a alternativa correta em relação às proposições pertencentes à parte analítica desse método científico:
I - Descobrir todos os movimentos corporais (gestos inúteis) e eliminá-los;
II - Estudar um a um os modos de operação de vários trabalhadores hábeis e, com o auxílio do cronômetro, escolher o método de execução mais rápido e eficiente de cada elemento;
III - Descobrir, anotar e identificar cada elemento com seu tempo próprio, de maneira a poder retomá-lo, facilmente, em seguida;
IV - Reunir em grupos os movimentos corporais básicos frequentemente utilizados na mesma ordem, na operação, anotar esses grupos para reutilizá-los facilmente;
V - O fracionamento de uma tarefa em elementos faz aparecer sempre as condições inadequadas de trabalho: por exemplo, ferramentas mal adaptadas;
	
	A
	Apenas as proposições III e V pertencem à parte analítica.
	
	B
	Apenas as proposições II, III e IV pertencem à parte analítica.
	
	C
	Apenas as proposições II e IV pertencem à parte analítica.
	
	D
	Apenas as proposições I, II e III pertencem à parte analítica.
	
	E
	Todas as proposições pertencem à parte analítica.
Questão 2/5 - Tempos e Métodos
Durante um período da presente era industrial, os esforços para aumentar a produtividade foram dirigidos principalmente no sentido de descobrir e aplicar aperfeiçoamentos mecânicos. A importância do fato de que a produtividade é, antes de mais nada, melhor aproveitamento do trabalho humano, ficou em parte esquecida, porém no  final do século XIX, começou-se a dar a devida atenção ao problema de melhorar o aproveitamento do trabalho e isso gerou o interesse em se determinar o melhor método de trabalho e o tempo padrão de produção. Com base nisso, quem foi o precursor (criador) do Estudo de Tempos?
	
	A
	Henry Ford
	
	B
	Frederick Taylor
	
	C
	Toshio Iida
	
	D
	Frank Gilbreth
	
	E
	Maynard
Questão 3/5 - Tempos e Métodos
É sabido que a construção das pirâmides, assim como as empresas de fabricação de cerâmicas já existiam desde 800 a.C, com isso fica claro que a atividade de produzir é realmente muito antiga, porém seu desenvolvimento era muito lento. Na história do desenvolvimento da indústria mundial, ocorreu um fato marcante no século XVIII, entre os anos de 1765 e 1785, a partir do qual a aceleração do desenvolvimento das indústrias iniciou-se e dura até os dias de hoje. Esse fato marcante se deu devido a uma invenção revolucionária para a época. Que invenção foi essa e quem é conhecido como o seu inventor?
	
	A
	Máquina a Vapor – James Watt
	
	B
	Trem a Vapor – Frederick Taylor
	
	C
	Trem a Vapor – James Watt
	
	D
	Produção em massa – Frederick Taylor
	
	E
	Avião comercial – Santos Dumont
Questão 4/5 - Tempos e Métodos
Em todas as áreas de trabalho, sejam elas industrial, comercial, médica etc, existem terminologias próprias e em Estudo de Tempos e Métodos não é diferente e devem ser de conhecimento de todos que trabalham e/ou estudem o assunto, pois um termo interpretado erroneamente pode comprometer uma decisão.
Analise o parágrafo abaixo e depois escolha a alternativa que representa o respectivo termo usado nas empresas que se utilizam do estudo de tempos e métodos.
“É o profissional treinado para: Organizar o posto de trabalho antes da tomada de tempos, propor novo método de realização da operação, treinar o operador no novo método a ser seguido, realizar a tomada de tempos, utilizar outras técnicas de tomada de tempos.”
	
	A
	Engenheiro de processos
	
	B
	Técnico pleno de tempos e métodos
	
	C
	Cronoanalista
	
	D
	Operador treinado
	
	E
	Analista técnico da engenharia
Questão 5/5 - Tempos e Métodos
Devido ao crescimento da produção mundial, a oferta de produtos é maior que a procura e com isso a empresa que colocar no mercado o produto que o cliente procura, a um preço que o mesmo esteja disposto a pagar e na qualidade exigida terá sua sobrevivência garantida nesse mercado global. Com base nisso, a busca pela redução de custos é constante nas empresas e o tempo padrão de produção é um grande responsável na formação do preço final. Na preparação de um posto de trabalho para a determinação desse tempo padrão de produção, muitas vezes é necessário modificar o método de trabalho e para isso alguns pontos devem ser bem observados pelo responsável pela tomada de tempos. Analise as proposições a seguir em relação à análise dos seguintes fatores: Meio Ambiente e Ergonomia  e após assinale a alternativa correta.
I – Nível de luminosidade
II – Nível de ruído
III - Se os dispositivos de produção são de fácil acesso e manuseio etc.
IV - Peso da peça a ser manuseada (dependendo do peso, deve providenciar dispositivos que auxiliam o manuseio)
V - Adaptação do operador à máquina (posto) onde ele trabalhará
	
	A
	Apenas as proposições I, II e III são corretas
	
	B
	Apenas as proposições I, III e V são corretas
	
	C
	Apenas as proposições I, II, III e IV são corretas
	
	D
	Apenas as proposições II, III, IV e V
	
	E
	Todas as proposições estão corretas

Outros materiais