Buscar

Avaliação Final (Discursiva) ECONOMIA UNASSELVI 2019 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) ECONOMIA UNASSELVI – 2019.1
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Economia é considerada a ciência da escassez, uma vez que se preocupa em estudar a atividade produtiva, dando especial atenção à questão do uso mais eficiente dos recursos necessários para a produção de bens/serviços disponíveis, de forma a evitar desperdícios desnecessários, visto que esses recursos produtivos são considerados escassos. Levando em conta que as necessidades humanas são consideradas ilimitadas, explique o que são fatores/recursos de produção considerando as categorias (a) terra, (b) trabalho e (c) capital.
	Resposta Esperada:
Em Economia, as necessidades humanas são consideradas ilimitadas, enquanto os recursos necessários para a produção são escassos. Os fatores/recursos de produção são aqueles bens utilizados durante o processo de produção dos bens finais. A escassez dos fatores ligados à (a) TERRA refere-se à escassez das terras cultiváveis para produção de alimentos, manutenção da biodiversidade por meios das florestas, ou a escassez dos recursos minerais; (b) o trabalho se refere à utilização da mão de obra necessária à produção, seu tipo ou quantidade; e (c) o capital, se refere a toda instalação tecnológica ou não no interior das fábricas por meio de máquinas e equipamentos.
	2.
	A macroeconomia é a parte da teoria econômica que tem como objetivo estudar o comportamento do sistema econômico como um todo, ou seja, é o estudo da economia de uma forma mais abrangente. Algumas preocupações da macroeconomia são de curto prazo, outras de longo prazo. Algumas questões são estruturais, outras conjunturais. Disserte sobre os quatro principais objetivos das políticas macroeconômicas.
	Resposta Esperada:
Alto nível de emprego: um dos objetivos dos governos é manter o maior nível de emprego possível. Para isso o governo possuí instrumentos de estímulo à política econômica para manter e expandir a geração de empregos. Maior nível de emprego significa maior número de pessoas com renda e, consequentemente, maior capacidade de consumo. 
Estabilidade de preços: significa manter a inflação sob controle. Altos níveis de inflação acabam comprometendo o poder aquisitivo das pessoas e trazem consequências negativas sobre a distribuição de renda, investimentos e setor produtivo, de maneira geral. Em razão disso é importante buscar a estabilização dos preços, garantindo poder de compra para população. 
Distribuição de renda: uma eficiente política de distribuição de renda impulsona o consumo e contribui para um maior crescimento da economia. Além disso, pode contribuir para diminuir as desigualdades. 
Crescimento econômico: é importante para estimular a geração de riqueza de uma região ou país, materializada no crescimento da renda nacional per capita e no aumento da capacidade produtiva de uma economia. É o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de um país.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais