A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL Direitos Humanos

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Direitos Humanos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os direitos fundamentais são também conhecidos como direitos humanos, direitos subjetivos públicos, direitos do homem, direitos individuais, liberdades fundamentais ou liberdades públicas. A própria Constituição da República de 1988 apresenta diversidade na abordagem dos direitos fundamentais, utilizando expressões como direitos humanos (artigo 4º, inciso II), direitos e garantias fundamentais (Título II e artigo 5º, parágrafo 1º), direitos e liberdades constitucionais (artigo 5º, inciso LXXI) e direitos e garantias individuais (artigo 60, parágrafo 4º, inciso IV”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: NASCIMENTO, R. Dos direitos e garantias fundamentais. < https://juridicocerto.com/p/renato-nascimento/artigos/dos-direitos-e-garantias-fundamentais-3108>. Acesso em 29 jul.2017.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre os direitos e as garantias fundamentais, analise as afirmativas a seguir:
I. É importante o conhecimento, por parte dos indivíduos, de seus direitos e garantias fundamentais, para que consigam viver em sociedade e ser providos da identidade da cidadania.
II. É necessário o conhecimento de como são concretizados os direitos e garantias, ou seja, quais são os instrumentos viabilizadores em face da nossa Constituição.
III. É necessário sabermos como usar e reconhecer os direitos e garantias, para que seja formado o Estado democrático de direito.
IV. É importante a existências de direitos e garantias fundamentais, mas o indivíduo não precisa ter conhecimento delas.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	I e IV
Questão 2/5 - Direitos Humanos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Direitos individuais podem ser tidos como um ramo dos direitos fundamentais. Eles se encontram previstos principalmente no art. 5° da nossa atual Carta Magna e em outras partes do texto constitucional. Os direitos individuais podem ser definidos como limitações impostas pelo povo aos seus mandatários, para proteger direitos indispensáveis à pessoa humana”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: FURLAN, L, F. Direitos individuais. <http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos/area/Humanarum/Ciencia%20Pol%C3%ADtica/DIREITOS%20INDIVIDUAIS.pdf>. Acesso em 29 jul.2017.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre os direitos individuais e coletivos, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) Correspondem àqueles direitos ligados diretamente ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade
II. ( ) Correspondem aos direitos à vida e à segurança.
III.( ) Correspondem aos direitos à dignidade, honra, liberdade e propriedade.
IV. ( ) Correspondem aos direitos à nacionalidade e aos direitos políticos.
	
	A
	V –  V – F - V
	
	B
	V –  V –  V – F
	
	C
	F –  V – V - F
	
	D
	F – F – V – F
	
	E
	F – F – F – V
Questão 3/5 - Direitos Humanos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] surgiram como produto da fusão de várias fontes, desde tradições arraigadas nas diversas civilizações, até a conjugação dos pensamentos filosóficos-jurídicos, das ideias surgidas com o cristianismo e com o direito natural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: MORAES, Alexandre. Os 10 anos da Constituição Federal. São Paulo: Atlas, 1999, p. 178
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre a época em que surgiram os direitos fundamentais, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A revolução industrial caracteriza o surgimento dos direitos fundamentais.
	
	B
	O Estado representativo democrático caracteriza o surgimento dos direitos fundamentais.
	
	C
	O Estado soberano caracteriza o surgimento dos direitos fundamentais.
	
	D
	A dissolução da sociedade medieval e o surgimento do Estado Absoluto caracterizam o início do surgimento dos direitos fundamentais.
	
	E
	A dissolução do império romano e o surgimento do Estado medieval caracterizam o início dos direitos humanos universais.
Questão 4/5 - Direitos Humanos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“São, neste sentido, direitos humanos de primeira geração, que se baseiam numa clara demarcação entre Estado e não-Estado, fundamentada no contratualismo de inspiração individualista. São vistos como direitos inerentes ao indivíduo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 126.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre os direitos humanos, analise as afirmativas a seguir:
I. O conceito de direitos fundamentais se refere a aqueles direitos do ser humano reconhecidos e positivados na esfera do direito constitucional positivo de determinado Estado.
II. A expressão direitos humanos tem uma relação com os documentos de direito internacional com validade universal e independe da vinculação com determinada ordem constitucional.
III. Os direitos fundamentais têm validade universal e tem relação direta com os documentos de direito internacional.
IV. Os direitos humanos estão ligados aos direitos garantidos e positivados pelo direito constitucional presentes em determinado Estado.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II, III e IV
	
	B
	I e II
	
	C
	I e III
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	II e IV
Questão 5/5 - Direitos Humanos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A representação política é uma relação entre o conjunto dos cidadãos que integram uma comunidade política nacional e os seus representantes, na qual os primeiros, enquanto comitentes e constituintes, autorizam os últimos a tomarem as decisões que obrigam em comum e universalmente a todos, nelas consentindo por antecipação e assumindo, cada um, todas as consequências normativas derivadas das decisões do corpo de representantes como se as tivesse efetiva e pessoalmente adotado, e na qual, por outro lado, cada um dos representantes se obriga a tornar efetivos, no corpo legislativo, ao mesmo tempo os valores fundamentais e comuns da ordem política e as concepções particulares acerca do interesse e do bem público daquele conjunto especial de constituintes que, com sua confiança, concorreram para a consecução de seu mandato”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: TAVARES, J.A.G, Representacao Politica e Governo. Rio Grande do Sul: Ulbra, 2005, p.17.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental  sobre a representação dos princípios da Constituição, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os princípios representam a pureza da norma que defende as aspirações humanitárias.
	
	B
	Os princípios representam as primeiras normas que foram criadas pelo Senado e pela Câmara dos Deputados Federais.
	
	C
	Os princípios representam a base dos direitos e garantias fundamentais aceitos por todos os países pertencentes à ONU.
	
	D
	Os princípios representam as leis majoritárias criadas no país e que não podem ser contestadas.
	
	E
	Os princípios representam as leis internas do país e foram criadas apenas por suas câmaras municipais.