Buscar

Fichamento Consultoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DESIGN DIGITAL
Fichamento de Estudo de Caso
Carlos Alberto Vitor
Trabalho da disciplina Consultoria
 Tutor: Prof. Éverton José Buzzo
Betim/MG
2019
Estudo de Caso Havard – Amazon, Apple, Facebook e Google
REFERÊNCIA:DEIGHTON, John; KORNFELD, Leora. Amazon, Apple, Facebook e Google. 514-P07.Harvard. EUA. 2013
Texto do Fichamento:
 Idéias do autor
No artigo “Amazon, Apple, Facebook e Google”, publicado pela Harvard Business School, os autores John Deighton e Leora Kornfeld analisam como a privatização a partir de 1995 resultou a internet numa explosão de inovação, em grande parte focada em quatro ações centrais de marketing que são: geração de leads, transações, compartilhamento de informação e persuasão.
Devido ao otimismo prematuro sobre o potencial da internet, houve entre 1997 a 2000 uma revolução das práticas de mercado que levou a chamada bolha da internet, sendo que em 2013, integrava as práticas de marketing. As quatro empresas administravam quatro setores do marketing na internet, sendo a propaganda online dominada pelo Google, as vendas de varejo online pela Amazon, as redes sociais pelo Facebook, enquanto a Apple estabelecia o padrão para o dispositivo de interface que eram chamados “controle remoto para a vida digital de muitas pessoas”.
Mesmo que aparentemente estas empresas atuassem em setores diferentes, elas desenvolveram estratégias similares em vender produtos em novos mercados, aumento da presença onde atuavam, criar novos produtos e aperfeiçoar produtos existentes. Uma das referências para a estratégia adotadas pelas quatro empresas pode ser associada à clássica matriz de Ansoff, criado pelo professor norte americano nascido na Rússia, Igor Ansoff, que é reconhecida por ser uma ferramenta útil para tomada de decisão sobre a penetração de mercados, desenvolvimento de produtos e diversificação.
O marketing online foi o principal fator que aproximou os limites de setores para atuação das quatro empresas como, por exemplos, o Google e Facebook que passaram a competir pelos domínios da propaganda online. O iTunes, da Apple, e o Google Play desafiando a Amazon nas vendas de conteúdos digitais. Apple e Google brigando pelo mercado de smartphones. Apple, Google e Amazon em disputa pela televisão digital. O Google em vantagens para sistemas de pagamento e, potencialmente, em atividades bancárias, mas com a Apple logo atrás.
O crescimento rápido e a extensão dos mercados de atuação dessas quatro empresas foram responsáveis por uma revolução no marketing digital. Houve contribuições para fomentar a inovação, enormes benefícios para consumidores e negócios, liberdade de expressão, além da expansão de democracias. No entanto, pela capacidade e velocidade de crescimento, podem no futuro sufocar concorrentes e alcançar cenários ainda inimagináveis.
Minhas considerações:
Assim com as grandes transformações no mundo alterou o comportamento do consumo antigamente, as novas plataformas de marketing estão causando uma mudança muito grande em como viver, consumir e se relacionar.
As mudanças são tantas e tão profundas que nos deixam apreensivos sobre as formas de fazer marketing e realizar pesquisas. As corporações estão reflexivos e observam o tempo todo como os consumidores estão experimentando e vivenciando estas novas práticas, deixando para traz os velhos hábitos e costumes e dando um salto para a modernidade.
A única certeza que temos é que não temos mais certeza de nada!Tudo muda o tempo todo e o mundo irá passar por diversas modificações e transformações vindos da tecnologia.
�

Outros materiais