Buscar

História e Regras da Ginástica Artística

Prévia do material em texto

Ginástica artística
No início do século XIX, o pedagogo alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn (1778-1852)
Alguns alemães levaram a modalidade para outras partes da Europa e do mundo.
1881
1906
Ginástica Artística História
A ginástica no Brasil chegou através dos imigrantes alemães, no século XIX, instalados no Rio Grande do Sul. Trouxeram em suas bagagens os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn. Os aparelhos, gradativamente, eram introduzidos entre os brasileiros.Com isso, a prática da ginástica artística, surgiu no Brasil, primeiramente, entre os gaúchos, porém, foram os catarinenses os primeiros a formalizarem o esporte no Brasil por intermédio da Sociedade de Ginástica de Joinville funda em 1858.Em 1867, uma organização semelhante surgia em Porto Alegre, o que deu origem a atual Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre).Em 1895, também em Porto Alegre, foi criada a primeira Liga de Ginástica do estado.
Ginástica Artística no Brasil 
No início do século XX, São Paulo e Rio de Janeiro também começaram a praticar ginástica por meio de clubes.Em 1950, é realizado o primeiro torneio nacional, reunindo atletas gaúchos, cariocas e paulistas.Em 1951, com a formação das Federações Gaúcha, Paulista e Carioca, o esporte filiou-se à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).Em 1978, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que logo se filiou a Federação Internacional de Ginástica (FIG).Em 1979, o Brasil, com seu grupo de ginástica, conquistava a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de San Juan, em Porto Rico.Mais tarde, com o esporte já bastante estruturado no país, o Brasil fez a estréia nos Jogos Olímpicos de Moscou, na Rússia, em 1980. De lá pra cá, o Brasil sempre veio se destacando nas competições internacionais, com grandes atletas se destacando pelo mundo como a ginasta Daiane dos Santos e o ginasta Diego Hipólito, ambos campeões mundiais.
Aparelhos da Ginástica Artística. Na categoria masculina, os ginastas competem em seis provas: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre a mesa, argolas e solo. Por outro lado, as mulheres competem em solo, salto sobre a mesa, barras assimétricas e trave de equilíbrio. ... Cavalo com alças.
Regras e Aparelhos
Existem os elementos obrigatórios em cada aparelho que todos os ginastas devem praticar o perderam pontos ponto final passa espaço. O ginasta deve acrescentar outros elementos para obter pontos extras. Todos os exercícios tem o valor inicial. Isso quer dizer que se o ginasta não acrescentar elementos que valem bônus seu exercício poderá obter no máximo essas notas mesmo que sejam executados perfeitamente. O valor de cada elemento os movimentos obrigatórios de cada aparelho estão no código de pontos desenvolvido pela fig ponto final este código muda a quadra A cada quatro anos após as Olimpíadas tornando-se mais elaborado os juízes procuram erro de postura de execução entre outros para poder deduzir o valor inicial.
Julgamento e pontuação 
Competições e medalhas
Diferenças sobre a Ginástica masculina e feminina

Continue navegando

Outros materiais