Buscar

02 - Resolução CONTRAN 691_88

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESOLUÇÃO CONTRAN nº 691/88 de 05 de abril de 1988
Dispõe sobre o número de identificação dos veículos
O Conselho Nacional de Trânsito, usando das atribuições que lhe confere o artigo 5° do Código Nacional de Trânsito, instituído pela Lei n° 5.108, de 21 de setembro de 1966, com a redação que lhe deu o Decreto‑Lei n° 237, de 28 de fevereiro de 1967 e o artigo 9° do Regulamento do Código Nacional de Trânsito, aprovado pelo Decreto n° 62.127, de 18 de janeiro de 1968; e
CONSIDERANDO proposta dos Senhores Secretários de Segurança Pública, reunidos em Encontro Nacional no Ministério da Justiça, e da totalidade dos Diretores dos Departamentos Estaduais de Trânsito, em serem estabelecidos mecanismos técnicos que dificultem a adulteração do número de identificação veicular, possibilitando maiores índices de recuperação dos veículos furtados e roubados, atendendo as ações do Projeto Mutirão Contra a Violência, neste particular a cargo do CONTRAN a DENATRAN;
CONSIDERANDO o que consta do Processo MJ n° 024242/85, e a deliberação do Colegiado; tomada em sua reunião de 25 de outubro de 1985,
RESOLVE:
Art. 1° ‑ Fica instituído novo critério de identificação veicular obrigatório para todos os veículos fabricados a partir de, no máximo, cento e oitenta dias contados da data de publicação da presente Resolução.
Parágrafo único – Excetuam-se do disposto neste artigo os tratores, os veículos utilizados exclusivamente para competições esportivas e os veículos militares de características especiais.
Art. 2° ‑ A gravação do número de identificação veicular no chassi ou monobloco, deverá ocorrer em, no mínimo, um ponto de localização, de acordo com as vigentes especificações e formatos estabelecidos pela NBR - 3 n° 6066 da ABNT, em profundidade mínima de 0,2mm.
§ 1 ° ‑ Além da gravação no chassi ou monobloco, os veículos serão identificados com, no mínimo, os caracteres VIS previstos na NBR - 3 n° 6066, podendo ser, a critério do fabricante, por gravação, na profundidade mínima de 0,2mm, quando em chapas ou por plaqueta colada, soldada ou rebitada, destrutível quando de sua remoção, ou ainda por etiqueta autocolante e também destrutível no caso de tentativa de sua remoção, nos seguintes compartimentos e componentes:
a) no assoalho do veículo, sob um dos bancos dianteiros;
b) na coluna da porta dianteira lateral direita;
c) no compartimento do motor;
d) em um dos pára-brisas e em um dos vidros traseiros, quando existentes; e em pelo menos dois vidros de cada lado do veículo, quando existentes, excetuados os quebra-ventos.
§ 2° ‑ As identificações previstas na letra "d" do parágrafo anterior, serão gravadas de forma indelével, sem especificação de profundidade e, se adulterados, devem acusar sinais de alteração.
§ 3° ‑ Os veículos inacabados (sem cabina, com cabina incompleta, tais como os chassis para ônibus), terão as identificações previstas no parágrafo 1° deste artigo, implantadas pelo fabricante que complementar o veículo com a respectiva carroçaria.
§ 4° ‑ As identificações, referidas no parágrafo 2° deste artigo, poderão ser feitas na fábrica do veículo ou em outro local, sob a responsabilidade do fabricante, antes de sua venda ao consumidor.
§ 5° ‑ No caso de chassi ou monobloco não metálico, a numeração deverá ser gravada em placa metálica incorporada ou a ser moldada no material do chassi ou monobloco, durante sua fabricação.
§ 6° ‑ Para fins do previsto no "caput" deste artigo, o décimo dígito do VIN (número de identificação do veículo) que prevê a NBR 3 n° 6066, será obrigatoriamente marcado com a identificação do ano de fabricação do veículo.
Art. 3° ‑ Nos veículos automotores de duas ou três rodas, excluídos os ciclomotores, as gravações serão feitas, no mínimo em dois pontos, na coluna de suporte da direção ou no chassi monobloco.
Art. 4° ‑ Nos veículos reboques e semi‑reboques, as gravações serão feitas no chassi, no mínimo em dois pontos.
Art. 5° ‑ Os fabricantes depositarão com antecedência de 30 (trinta) dias, junto ao Departamento Nacional de Trânsito ‑ DENATRAN ‑ as identificações e localizações das gravações, segundo os modelos básicos, para fins de controle reservado a apoio das vistorias e perícias procedidas pelos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito e por órgãos policiais.
Parágrafo único ‑ Os fabricantes encaminharão, na forma prevista neste artigo, com antecedência de 30 (trinta) dias, as localizações da identificação veicular, todas as vezes que ocorrerem alterações dos respectivos modelos básicos dos veículos.
Art. 6° ‑ As regravações e as eventuais substituições ou reposições de etiquetas e plaquetas, quando necessárias, dependerão de prévia autorização da autoridade de trânsito e somente serão processadas por estabelecimentos por ela credenciados, mediante comprovação da propriedade do veículo.
§ 1° ‑ As normas do credenciamento previsto neste artigo serão disciplinadas através de Portaria baixada pelo Departamento nacional de Trânsito ‑ DENATRAN, devidamente submetida à homologação do CONTRAN.
§ 2° ‑ As etiquetas ou plaquetas referidas no "caput" deste artigo deverão ser fornecidas pelo fabricante do veículo.
§ 3° ‑ O previsto no "caput" deste artigo não se aplica às identificações constantes na letra "d" do parágrafo 1° do artigo 2° desta Resolução, cuja ausência temporária não constituirá infração de trânsito.
Art. 7° ‑ Os Departamentos de Trânsito ‑ DETRANS não poderão registrar, emplacar e licenciar veículos que estiverem em desacordo com o previsto nesta Resolução, nos termos do seu amigo 1°.
Art. 8° ‑ Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 9° ‑ Revogam-se disposições em contrário.

Outros materiais