A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
AVALIAÇÃO FÍSICA NA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Pré-visualização | Página 3 de 3

Saúde (OMS) para idade e gênero. Perímetro da cintura medido entre a última costela e crista ilíaca para o diagnóstico de obesidade central, a qual está associada ao aumento de doenças metabólicas, de hipertensão arterial e risco cardiovascular. Medida das dobras tríceps e panturrilha, que representam o tecido adiposo subcutâneo, para estimativas do percentual de gordura corporal através das equações de Slaughter ou Lohman. A verificação da pressão arterial em repouso se mostra importante, já que está associada ao excesso de peso.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710591085)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É o grau de consistência dos resultados quando medidos por dois ou mais avaliadores. É o erro entre testadores, ou seja, diferentes avaliadores para o mesmo indivíduo ou grupo. É chamado de erro inter-avaliador ou interteste. Geralmente os estabelecimentos de atividade física contratam mais de um avaliador, mas para isso, a equipe deverá ser treinada ao ponto de medir com consistência. Qual critério de autenticidade científica está sendo destacado no texto acima?
		
	 
	objetividade.
	
	validade do teste.
	
	padrão da amostra.
	
	padronização das instruções.
	
	confiabilidade/fidedignidade.
	Respondido em 28/10/2019 14:21:26
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710590994)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia com atenção: Um aluno passou por uma avaliação postural onde foram identificadas algumas alterações em sua postura. Observe abaixo cada uma das alterações observadas e marque a opção que condiz respectivamente com o que foi observado: Vista lateral: Curvatura torácica acentuada, projeção do joelho á frente da linha média. Vista Anterior: Acrômios desnivelados, joelhos voltados para fora. Vista Posterior: Escápulas aduzidas.
		
	
	Retração escapular, genu varo, retração escapular, genu recurvato, hipercifose torácica.
	 
	hipercifose torácica, genu varo, retração escapular, genu recurvato, assimetria de acrômios.
	 
	hipercifose torácica, genu recurvato, assimetria de acrômios, genu varo e retração escapular.
	
	hipercifose torácica, genu varo, assimetria de acrômios, genu recurvato e retração escapular.
	
	Retração escapular, genu recurvato, assimetria de acrômios, genu varo, hipercifose torácica.
	Respondido em 28/10/2019 14:37:21
	
Compare com a sua resposta: Tal fato deve-se ao IMC não considerar a composição corporal proporcional, ou seja, não leva em consideração a quantidade de massa magra e massa gorda que o indivíduo possui.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710591073)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A análise de maturação sexual em escolares é uma ótima opção para avaliar a maturação biológica. Dessa forma, esse tipo de avaliação deveria ser realizado com mais frequência, pois os parâmetros observados podem garantir se o menino ou menina estão com a maturação precoce ou tardia (principalmente na puberdade), que pode interferir significativamente nos aspectos sociais, psicológicos e biológicos. Com base na maturação sexual podemos afirmar que:
		
	 
	A seleção de crianças e adolescentes para a atividade desportiva deve se fundamentar apenas na idade cronológica, visando a melhor avaliação física e o treinamento apropriado para essa população.
	
	A puberdade é um período bastante complicado, que independe do nível de maturação, onde o jovem não sente vontade de praticar atividades físicas, o que pode inferir no aumento do quadro de obesidade.
	
	Os ganhos de força e flexibilidade acontecem apenas em meninos após o período de puberdade.
	 
	O início adiantado da menarca nas meninas e a maior velocidade de progressão da puberdade tem uma forte relação com a obesidade na adolescência e vida adulta.
	
	A flexibilidade é uma das capacidades físicas que mais são alteradas com a chegada da puberdade, tanto em meninos, quanto em meninas.
	Respondido em 28/10/2019 15:02:10
	
Compare com a sua resposta: a) A melhor forma de avaliar a obesidade em grandes populações é o IMC, inclusive é dessa forma que o Vigitel avalia, por ser um forma simples, fácil e precisa. É importante salientar que existem várias tabelas referencias, inclusive em relação a idade dos indivíduos avaliados, o que inferir no resultado obtido. b) Testes com percentual de gordura, circunferência de cintura, quadril e abdômen são testes que podem auxiliar para detecção de obesidade e sinalizar riscos em desenvolver doenças cardiovasculares.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710590787)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As medidas de dobras cutâneas são extremamente sensíveis aos erros intra e interavaliadores, para redução deste erro é recomendada a padronização de procedimentos de medidas dentre os quais podemos destacar:
I. Todas as medidas são realizadas no hemicorpo esquerdo;
II. O adipômetro é posicionado perpendicular à dobra cutânea medida;
III. Na leitura da medida deve-se aguardar a parada do ponteiro do adipômetro.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	somente as afirmativas I e II são corretas
	
	somente a afirmativa III é correta
	 
	somente a afirmativa II é correta
	
	somente a afirmativa I é correta
	
	As afirmativas I, II e III são corretas