Buscar

ANTIGUIDADE ORIENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulados- Antiguidade Oriental. 
01- A “igualdade” jurídica e a exigência de garantias jurídicas contra a arbitrariedade requerem a “objetividade” racional formal da administração, em oposição ao livre-arbitrio e a graça da antiga denominação patriomonial. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre o conceito de burocracia nas sociedades antigas, analise a correta:
R: C – O funcionamento da administração nas sociedades do Antigo Oriente Próximo estruturava-se, em grande medida, nos laços pessoais e sua dependência deles, o que não exclui, contudo, a existência de elementos de racionalidade administrativa. 
02- O debate acerca da economia antiga assumiu nos dias atuais proporções diferentes daquelas do final do século XlX, quando Eduard Meyer e Karl Bucher tomaram-se os protagonistas de um fervoroso embate na Alemanha, conhecido como debate do oikos. Hoje o embate foi enriquecido e alargado com nova documentação textual e arqueológica, tomando uma nova dimensão, mas nem por isso deixou de ser relevante [...].
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre as logicas de organização econômico-sociais existentes no Antigo Oriente Próximo, relacione corretamente os modelos ás suas respectivas características. 
1- Lógica palacial-aldeã
2- Logica da grande economia familiar ou individual 
3- Logica da pequena economia familiar ou individual 
4- logica escravista 
( 1 ) Também conhecida como lógica tributário – aldeã, articula o modo de produção domestico e o modo de produção palatino. Sua origem é decorrente da urbanização.
( 4 ) Apesar de existente, não baseava as relações de produção nas sociedades próximo – orientais
( 3 ) Pode ser verificada nos casos de camponeses e lavradores dotados de certa autonomia econômica. 
( 2 ) Surge em decorrência da existência de interesses privados no interior das relações comerciais, beneficiando setores da classe dominante.
R: D – 1 – 4 – 3 – 2. 
03- “[...] á semelhança da noção de sagrado, a nossa noção de religião esta viciada por um quadro cultural de origem e revela-se como inadequada cada vez que enfrenta o inquérito a áreas não ocidentais ou não ocidentalizadas. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre o estudo da religião a Antiguidade Oriental, analise as seguintes asserções. 
l- O conceito de religião usado atualmente no mundo ocidental é insuficiente para explicar as manifestações dos egípcios e mesopotâmicos 
PORQUE
ll- Nossa compreensão presente sobre o que é religião esta fortemente associada á compreensão especifica da realidade judaico – Cristã. 
R: A – As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa correta da l. 
04- O estudo dos sistemas antigos de irrigação pela Arqueologia é difícil. A agricultura nunca cessou no pais da Antiguidade aos nossos dias, o que significa que os consertos e sucessivas construções novas de diques e canais destroem os traços de sistemas mais velhos. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre a relação entre geografia e sociedade no Antigo Oriente Próximo, assinale a alternativa correta:
R: A – Em virtude da fertilidade trazida pelas cheias Nilo, que cortava o Egito no sentido norte – sul, é possível afirmar que foi a presença desse recurso natural a grande responsável pelo estabelecimento de populações humanas nesse território. 
05- O estudioso de Historia Antiga de hoje tem de aceitar de fato que seu arsenal inclui tipos qualitativamente de testemunhos, que amiúde parecem mutuamente contraditórios ou, no mínimo, não inter-relacionados. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre fontes históricas e a Historia Antiga, assinale a única alternativa correta:
R: D – O historiador do mundo antigo tem á disposição uma variedade de testemunhos históricos, que incluem documentos escritos, material arqueológico e fontes visuais. 
06-Foram bastante frequentes, no passado, as interpretações das estruturas econômico-sociais do Egito faraônico que apelavam para conceitos como os de escravismo, feudalismo ou mesmo capitalismo, todos anacrônicos ou inadequados ás realidades especificas da vida as margens do Nilo [...].
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre a economia no Antigo Egito, assinale a alternativa correta:
R: B – Segundo alguns egiptólogos, a economia egípcia funcionava a partir de mecanismos de redistribuição e reciprocidade, distanciando-se da lógica das economias capitalistas. 
07- [...] os estudos econômico-sociais estão muito mal distribuídos no tempo e espaço, conhecemos muito melhor, por exemplo, as estruturas econômico-sociais mesopotâmicas e egípcias do que as da Siria ou do reino hitita, e , se tomamos o caso da Baixa Mesopotâmia, conhecemos melhor o período da terceira dinastia de Ur e a época paleobabilônica [...] do que o período cassita. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre a economia mesopotâmica, assinale a alternativa correta. 
R: C – É possível resumir os debates sobre a economia na antiga Mesopotâmia em duas correntes, substantivas e formalistas, que divergem quanto a possibilidade de aplicação das logicas existentes nas economias modernas ás realidades antigas. 
08- “ O Bom Deus “, como o faraó passa a ser chamado, convocava pessoalmente autoridades para ocupar ofícios régios ( frequentemente membros de sua própria família ), supervisionava sua educação e treinamento, concedia terras e outras posses durante suas vidas e bancada integrante seu funeral e oferendas mortuárias. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre monarquia faraônica, analise as assertivas e marque V ou F. 
( F ) O faraó controlava, diretamente, todas as atividades existentes no Egito, sendo u único responsável pela administração do reino. 
( V ) Para os egípcios, os faraós eram deuses encarnados e, por isso, existiam cultos religiosos para reverenciar a figura de seus governantes. 
(F ) Teocracia é o conceito que melhor define, segundo os debates atuais, o modelo politico existente no Egito 
( V ) Embora enxergassem seu governante como um deus, não escapava aos egípcios a percepção da natureza humana dos faraós 
R: A – F – V – F – V. 
09- Tudo que o homem diz ou escreve, tudo que fabrica, tudo o que toca pode e deve informar sobre ele: 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre a Historia Antiga e suas fontes, relacione cada tipo de fonte á sua característica correspondente 
1- Fontes arqueológicas
2- Fontes escritas 
3- Fontes visuais
( 1 ) Referem-se a artefatos mas, também, aos boifatos e aos ecofatos, que são vestígios de apropriação da natureza pelos seres humanos. 
( 1 ) Podem ser enquadradas na denominação de cultura material, ou seja, o segmento do meio físico apropriado pelos seres humanos 
( 3 ) Seu estudo leva em consideração o chamado “potencial cognitivo” da fonte, averiguando a sua significação histórica, social e antropológica, entre outros aspectos. 
( 2 ) Devem ser analisados tendo em vista a chamada critica “interna” e “externa” do documento 
( 2 ) Durante muito tempo, foram tidas como as únicas fontes confiáveis para estudo
R: B – 1 – 1 – 3 – 2 – 2. 
10- E corrente a afirmação de que os egípcios eram um povo obcecado com a morte, dada a grande quantidade de monumentos funerários que sobreviveram até os dias de hoje e o grande empenho, por parte dos egípcios, na sina do pós morte. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre as concepções egípcias acerca da morte, assinale a alternativa correta.
R: A – A afirmativa de que os egípcios eram obcecados pela morte deve ser ponderada, pois , embora os egípcios dessem grande atenção à questão da vida após a morte, esse não era o único aspecto de suas crenças religiosas. 
11- A invasão estrangeira a guerra civil se abateram sobre o Egito [...] a situação do Egito, nessa época, era trágica. O povo aproveitava a anarquia existente para cumprir o que foi denominado de “ revolução social”. Os nobres foram despojados pela plebe, o terror reinava em todas as partes, nenhuma pessoa ousava empreender iniciativas, os camponeses não cultivavam a terra e era inútil que houvesse nas cheias do Nilo, pois ninguém trabalhava e a fome se agregava aos males precedentes. 
 Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre a historia politica egípcia, marque V ou F. 
(V ) A citação se refere ao contexto do Primeiro Periodo intermediário e tem clara influencia do documento egípcio conhecido como admoestações de Ipu-Ur, no qual se retrata uma situação calamitosa no Egito. 
(F ) O período mencionado na citação é o Segundo Periodo Intermediario, momento no qual o Egito foi invadido pelos persas, os quais trouxeram medo, mortes e violência á terra do Egito, até serem finalmente expulsos desse território. 
( V ) A situação mencionada na citação remete aquela existente no final do Reino Antigo, em que fatores de diversas naturezas levaram a fragmentação do poder e a desagregação da monarquia 
( V ) O quadro calaminoso descritivo na citação só foi revertido com a ascensão de Mentuhotep ll ao trono, o qual reunificou o Egito, devolvendo a estabilidade politica 
R: A – V – F – V – V. 
12- Depois que a realeza desceu dos céus, ela se estabeleceu em Eridug. Em Eridug, Alulimse tornou rei, ele governou por 28.800 anos. 
Tendo em vista a citação, retirada de um antigo documento sumério, e de acordo com os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre a historia politica na Antiga Mesopotâmia, marque V ou F.
( F ) O texto sumério se refere ao processo de unificação da Mesopotâmia em torno de um reino unificado comandado por Alulim, primeiro rei mesopotâmico 
( F ) O modelo de cidade – Estado existente a Mesopotâmia era muito semelhante ao modelo clássico existente na Grécia Antiga. 
( V ) A fonte nos ajuda a compreender a percepção que os antigos sumericos possuíam sobre a realeza para eles, um presente divino.
( V ) durante a época sumerica, não havia um Estado unificado na região da Mesopotâmia e, sim, o modelo de cidades – Estado. 
R: D – F – F – V – V. 
APOL- ANTIGUIDADE ORIENTAL 
01- Uma importante função do governo era a localização e coleta dos recursos necessários para sustentar a Corte e seus projetos [...] A segunda maior área do governo era a administração do Direito e da justiça , uma obrigação cuja justificativa encontrava-se no conceito egípcio de maat. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre o conceito egípcio de maat, analise as afirmações.
l- Maat era uma espécie de rede de forças que regia o mundo, a qual era bastante frágil e precisava ser constantemente reassegurada por meios de rituais. 
ll- O conceito de maat é oposto ao conceito de isfet, que representa o caos. 
lll- Os egípcios acreditavam que o faraó era o responsável dos deuses por manter maat, ou seja, a ordem, no mundo terreno. 
lV- O conceito de maat era personificado por meio de uma deusa alada de mesmo nome. 
R: E – l – ll – lll e lV.
02- A mão de obra escrava não foi dominante, e o sistema econômico mesopotâmico nunca chegou a ser escravista, como ocorreria, mais tarde, na Grécia e Roma. 
A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos estudados do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre a escravidão na antiga Mesopotâmia, analise as afirmativas.
l- Os escravos eram a base das relações de produção na Mesopotâmia 
ll- A escravidão, na Mesopotâmia, era baseada em critérios étnicos
lll-Prisioneiros de guerra poderiam se tornar escravos na Antiga Mesopotâmia
lV- A escravidão por dividas era bastante comum na antiga Mesopotâmia. 
R: D – lll e lV.
03- A Arqueologia é uma ciência autônoma ou uma disciplina “auxiliar da Historia”? 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, a respeito da relação entre História e Arqueologia, Marque V ou F. 
( F ) Os registros arqueológicos só devem ser utilizados no caso de não existirem documentos escritos para o contexto estudado. 
(V ) Dependendo do que deseja saber, o pesquisador selecionará, entre as fontes arqueológicas e históricas, as que melhor ajudarão a esclarecer seus questionamentos. 
( V ) Inexiste uma hierarquia entre a Arqueologia e História, sendo errôneo, portanto, definir a primeira como “auxiliar” da segunda.
( F ) O historiador deve priorizar os registros escritos, cuja a analise é complementada com o estudo de material arqueológico 
R: D – F – V – V – F. 
04- O reinado do faraó “ Akhenaton foi marcado por uma serie de mudanças , as promovidas internamente, as quais constituíram um dos eventos mais polêmicos da historia faraônica. Fosse no âmbito politico, artístico, cultural ou religioso, quase todos os aspectos da sociedade egípcia passaram por abalos significativos no episodio que ficou conhecido como reforma de amama. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre o reinado do faraó egípcio Akhenaton, analise as afirmativas. 
l- O período no qual Akhenatongovernou o Egito recebe o nome de Periodo Raméssida e uma das características do seu governo foi a ênfase dada ao deus Aton. 
ll- Akhenaton foi alvo de diversas perseguições religiosas por conta daqueles que pretendiam realizar uma revolução religiosa no Egito e proibir o culto de diversos deuses do panteão. 
lll- Uma nova cidade, Tel-el-Amarna, foi criada para ser a capital durante o reinado de Akhenaton, substituindo a então capital, Tebas
lV- O reinado de Akhenaton foi bastante controverso e a Egiptologia ainda debate os motivos que o teriam feito instituir o culto único ao deus Aton. 
R: E – lll e lV. 
05- Em um processo cuja origens encontramos no alvorecer do Neolítico, a sociedade protourbana mesopotâmica emergia como uma organização politica complexa, hierárquica, em que de controle era o paradigma da coesão social. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre as primeiras formas de organização politica na Antiga Mesopotâmia, assinale a alternativa correta. 
R: B – O primeiro período da historia politica da Mesopotâmia é marcado pela existência de cidades-Estado independentes, cujos governantes eram divinizados, detentores do poder politico, militar e econômico. 
06- A circulação de bens de dá no interior de uma rede de relações sociais ou politicas e o universo econômico não é provido de uma autonomia, nem pratica nem conceitual. Á economia seria assim, incrustada no social ao contrario do que ocorre sob o regime capitalista, em que ela imporia sua logica as demais dimensões da vida. 
A partir da citação e do livro base Tópicos de História Antiga Oriental, assinale a única alternativa a respeito do estudo das economias antigas. 
R: C – A economia não existe sozinha, mas somente articulada de forma inseparável a outros elementos, próprios da sociedade a que pertence. 
07- O passado das civilizações nada mais é a historia dos empréstimos que elas fizeram umas a outras ao longo dos séculos [...] 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre os intercâmbios culturais realizados entre as necessidades do Antigo Oriente Próximo, analise a afirmativa correta:
R: B – O mito do Dilúvio Sumérico, que possui semelhanças com a narrativa bíblica do Gênisis, é possivelmente um exemplo de como as concepções culturais
e um povo influenciavam outras sociedades. 
08-Observe a imagem 
Na imagem, vê-se Gibil, um deus que representa a deificação do fogo na Antiga Mesopotâmia. A partir da imagem e dos conteúdos estudados no livro-base Tópicos de História Antiga Oriental, é possível afirmar que o exemplo de Gibil mostra uma importante características dos deuses mesopotâmicos, corretamente expressa no conceito de :
R: C – Personificação de forças naturais, ou seja, a associação existente entre os deuses e elementos da natureza. 
09- Observe a imagem. 
 A imagem reproduz uma cena de uma famosa tumba egípcia, pertencente a Sennedjem. A partir da imagem e dos conteúdos estudados no livro-base Tópicos de História Antiga Oriental, e da interpretação da imagem é possível afirmar, sobre a economia no Antigo Egito, que:
R: C – Havia uma integração entre agricultura e pecuária, pois animais eram usados para puxar o arado. 
10- Os ex-votos não são simples artefatos, mas a parte material sobrevivente de um ato de devoção. Rituais e preces provavelmente acompanhavam a oferta do ex-voto, sendo um elemento significativo do ato devocional que não deixou traços. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre religião popular no Antigo Egito, analise as asserções. 
l- Uma pratica comum no Antigo Egito era o deposito de ex-votos para as divindades nos templos
PORQUE 
ll- Sem o deposito de ex-votos, os egípcios acreditavam que os deuses iriam impor mal sobre toda a civilização 
R: C – A asserção l é uma proposição verdadeira, e a ll é uma proposição falsa. 
OBJETIVAS- ANTIGUIDADE ORIENTAL
01- É necessário, portanto, não só repensar o papel central atribuído à monarquia na organização das estruturas sociais, politicas e econômicos do Egito, como também deixar de lado concepções que restringem o Estado e seus efeitos sociais à mera vontade de certos indivíduos “poderosos “. Forças de diversas naturezas, ora complementares, ora antagônicas e organicamente articuladas entre si, é que dão o tom a dinâmica politica presente na sociedade. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, a respeito da monarquia faraônica, é possível afirmar que:
R: C – O faraó, apesar de considerado uma divindade, tinha uma faceta humana que não passava despercebida aos seus súditos, os quais notavam as fragilidades no seu governante decorrentes dessa condição. 
02- Os templos, além de sua importância religiosa foram os principais focos da cultura literária e artística na Mesopotâmia. Neles ensinava-se a escrita cuneitorme e formava-se uma parte dos funcionários do rei. Os sacerdotes eram encarregados de formular e transmitir por escrito as tradições culturais mesopotâmicas, copiando e recopiando, durante milênios, os mitos, os hinos, as poesias, etc...
Tendo em vista tanto o fragmento citado quanto os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre o papel dos sacerdotes na Antiga Mesopotâmia, marque a única alternativa correta:
R: D – O sacerdócio, segundo a concepção mesopotâmica, era encarado como um presente dos deuses e incluía o exercício de diversas funções, como cuidados de higiene com as estatuas dos deuses. 
03- [...] Religião e assuntos seculares estavam inevitavelmente interligados, e o destino dos templos e dos sacerdotes estava firmemente relacionado as circunstancias politicas. O sucesso na guerra e a prosperidade interna inspirava reais a doarem espólios e presentes aos templos, favorecendo assim o poder dos deuses e seus sacerdotes. 
Tendo em vista o trecho citado e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre os templos no Antigo Egito, marque a única alternativa correta:
R: C – Por também funcionarem como instituições estatais, boa parte dos rituais realizados no interior dos templos egípcios tinha como objetivo garantir a continuidade do status quo e da coesão social em torno do rei. 
04- Frequentemente, “religião” servia como um recurso interpretativo final quando explicações instrumentais e, portanto, racionais, não levaram a nenhum resultado. 
Tendo em vista o trecho citado e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre o conceito de religião e sua aplicação para o mundo antigo, marque a única alternativa correta:
R: A – O nosso conceito de “religião” é insuficiente para explicar os contexto religiosos da Antiguidade, por estar atrelado a uma percepção restrita ás realidades judaico-cristãs.
05- [...] Oriente não é apenas adjacentes á Europa, é também o lugar das maiores, mais ricas e mais antigas colônias europeias, a fonte de suas civilizações e línguas, seu rival cultural e uma das suas imagens mais profundas e mais recorrentes do Outro. 
Tendo em vista o trecho citado e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre a influencia no eurocentrismo na historiografia sobre o Antigo Oriente Próximo, analise as afirmações.
l- Segundo a perspectiva do orientalismo, as representações sobre o mundo oriental partem de serias distorções a respeito daquilo que se entende por oriente. 
ll- O contexto do neocolonialismo, no século XlX, foi fundamental para a existência de posturas racistas diante de africanos e asiáticos, posturas que acabaram refletidas nos estudos sobre o Antigo Oriente Proximo. 
lll- Mesmo descontruindo visões sobre o mundo antigo calcadas na perspectiva eurocêntrica, não se pode deixar de firmar que a Grécia é o berço de toda a civilização
lV- Anteriormente ao neocolonialismo, o produto daquilo a que convencionamos chamar Oriente era recebido como fruto de superioridade cultural. 
R: A – l – ll – lV. 
06- Os grandes da família N foram-se com alegria e seus corações estão felizes ao encontrar N. eles enfiaram suas enxadas e seus recipientes a terra. N livrou-se da corveia de Isis, do recenseamento de Nut, a grande corveia do duplo leão. 
Tendo em vista o trecho citado e os conteúdos do livro – base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre o sistema de corveia, marque a única alternativa correta. 
R: C – Havia duas formas pelas quais a corveia poderia ser paga: participação na construção de grandes obras publicas ou trabalho nos campos 
07- Adad-rabi comprou de Sin-eribam, filho de Ubar-shamash, 24m de terreno construído, ao lado do imóvel de Ishtar-ili e ao lado do imóvel de Arpitum. Como seu preco total ele pagou 167 gramas de prata. 
Tendo em vista a citação, que mostra um registro de compra de imóveis e de acordo com os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre a propriedade de terras na Mesopotâmia, marque a única alternativa correta:
R: B – Havia três tipos de propriedade de terra na Antiga Mesopotâmia: aquelas que pertenciam aos reis, aquelas que pertenciam ao templos e a propriedade privada. 
08- A longevidade de organizações politicas complexas no aluvião mesopotâmico é incompreensível fora de um horizonte universal mais abrangente, um sistema mais amplo de relações econômicas e [...] politicas entre [ o aluvião ] e áreas com recursos complementares e sociedades a níveis significativamente diferentes de interação socioeconômica. 
A partir do trecho lido e do livro base Topicos de historia antiga oriental, é possível afirmar, sobre a historia politica da Mesopotâmia 
R: A – diferentemente do Egito, onde predominou um sistema de governo unificado, na Mesopotâmia se vê uma alternância entre fases de unificação politica e a existência de cidades- Estado independentes. 
09- [...] A monarquia e o rei eram os primeiros responsáveis por cuidar, no mundo terrestre, da ordem estabelecida pelos deuses, para essa tarefa, concentravam grandes poderes e impunham sua vontade á população 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre o uso de fontes visuais para analise histórica, analise as asserções a seguir. 
l- Na percepção
dos sumérios, a monarquia era uma forma natural de governo 
PORQUE 
ll- Acreditava-se que a monarquia teria sido um presente dos deuses, conforme consta no documento conhecido como Lista Real Suméria 
R: A – As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa correta da l. 
10- A historia do Antigo Egito se estende por uns dois mil e setecentos anos, de aproximadamente 3000 a.C a 332 a.C [...] Tal historia conheceu, é verdade, fases de descentralização, anarquia e domínio estrangeiro, mas durante esses longos séculos o Egito constituiu uma mesma entidade politica reconhecível. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, a respeito dos períodos da historia politica do Antigo Egito, marque V ou F.
( F ) O Reino Antigo, época em que foram construídas as grandes pirâmides, é considerado o período áureo da historia egípcia e é também, o mais bem documentado de todos. 
( V ) Foi durante o Reino Novo que ocorreu a chamada reforma amarniana, na qual o faraó Akhenaton empreendeu uma revolução religiosa no Egito banindo o culto e quase todos os deuses do panteão. 
( V ) Durante o reino médio, observa-se , segundo a interpretação de Barry Kemp, uma intensa burocratização no Egito, evidenciada pelo aumento de funções estatais e o surgimento de um modelo de Estado chamado de prescritivo
(F ) Durante o Primeiro Periodo Intermediario, o Egito sofreu com a dominação estrangeira, especialmente dos hiosos, que foram expulsos após a reunificação do Alto e Baixo Egito por Menstuhotep ll 
R: D..... F – V – V – F. 
11- A institucionalização do poder e das relações do homem mesopotâmico com a sua realidade material e mítica é um aspecto crucial na configuração do Estado [...]
Considerando as informações e os conteúdos do livro – base Topicos de historia antiga oriental, sobre a organização das cidades – Estado na antiga Mesopotâmia, assinale a correta
R: C – Em razão das constantes disputas por território na região, as cidades – Estados na Mesopotâmia eram fortificadas e, além do espaço da cidade propriamente dita, contavam ainda com um subúrbio e um porto. 
12- O conceito de ordem engloba as características básicas da ideologia do Estado e sua estrutura e serve como uma definição autoexplicativa do conjunto de regras e normas subjacentes a todos os aspectos da sociedade. 
A partir da leitura do livro – base Topicos de historia antiga oriental, marque a única alternativa que menciona corretamente o conceito egípcio de maat. 
R: E – Maat representava uma rede de forças que regia o mundo e acreditava-se que seu equilíbrio repousava na eficácia dos rituais realizados aos deuses. 
13- O outro nível, maciçamente camponês, era o de unidades domesticas, ou comunais, em grande parte autossuficientes, possuindo economia e sistema social provavelmente bastante variáveis no detalhe de região a região, já que governados pelo costume. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre as unidades domesticas no Antigo Egito, marque a alternativa correta
R: B – No contexto da unidade domestica, são observáveis troncas comerciais rígidas pelo sistema de dom e contradom, visto que nesses espaços precalecia a logica da solidariedade. 
14- Alguns países tem uma longa e honrosa tradição em trabalhos de campo e na condução de pesquisas de um ou mais aspectos de historia e arqueologia do Antigo Oriente Próximo, e certamente há maiores concentrações e uma maior massa de especialistas em alguns países que em outros. Atualmente, a comunidade de pesquisadores dedicada a esses campos é miuto maior do que era no passado. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre a Arqueologia, analise as afirmações e marque V ou F. 
( ) A Arqueologia é uma ciência auxiliar da Historia e possui muita relevância para o estudo das sociedades antigas. 
( ) O objeto de estudo da Arqueologia são as sociedades do passado, especialmente as sociedades antigas, por meio da chamada “ cultura material “. 
( ) Além dos artefatos, a Arqueologia estuda os biofatos e os ecofatos, pois visa compreender tudo aquilo que se refere a apropriação da natureza pelo homem 
( ) Não existem limitações de caráter cronológico para os estudos arqueológicos, que podem incluir, inclusive, a compreensão de sociedades industriais. 
R: D – F – F – V – V. 
15- Isso nos ajuda a embasar a perspectiva de que o Primeiro Periodo Intermediário deve ser visto como parte integrante do conjunto de transformações concernentes á dinâmica estatal no Egito Antigo e que , longe de representar o colapso do Estado, representa antes uma rearticulação de suas bases. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre os chamados períodos intermediários, analise as seguintes asserções 
l- Os períodos intermediários foram assim chamados por representarem períodos de transição 
PORQUE
ll- Os períodos intermediários se opõe as fases de monarquia unificada, denominadas “reinos”, por terem sido caracterizados por crises e descentralização do poder 
R: A – As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa correta da l. 
16- Um milênio e meio nos separa dos últimos estertores da cultura egípcia antiga. E, no entanto , essa distante civilização continua despertando hoje um profundo interesse, que não se limita aos especialistas em Egiptologia. Nenhuma outra cultura da Antiguidade inspirou a elaboração de tantos livros d divulgação destinados ao grande publico. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, a respeito do declínio do período faraônico no Egito, ocorrido a partir da XX, analise a única alternativa correta:
R: E – O Egito, após a XX dinastia, tornou-se campo de batalha entre diversos povos, sendo o principal deles os persas, que lograram transformar o Egito em uma satrapia, encerrando o domínio do faraós. 
17- [...] No passado, as relações de patronato prevaleceriam sobre a regulação racional e publica dos Estados modernos.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, assinale única alternativa que define corretamente o conceito de burocracia patrimonial
R: C – O conceito, desenvolvido pelo sociólogo Max Weber, é utilizado pra definir sociedades cuja administração está fundada mais em laços pessoais que em logicas racionais. 
18- Durante toda a historia mesopotâmica, a família ( alargada, depois nuclear ) foi uma verdadeira unidade econômica, composta não apenas pelos parentes, mas também pelos seus bens, terras, instrumentos, animais, moveis etc...
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre as interpretações acerca da economia mesopotâmica, relacione :
1- Teoria do Templo – Estado 
2- Teoria da Cidade – Templo 
3- Escola de Leningrado
( 3 ) Esse modelo teórico questiona a existência de monopólio da posse da terra e controle da economia por templos e pelo Estado. 
(2 ) Trata-se de uma revisão da teoria de Deimel e Schneider, que se desenvolve a partir da década de 50
( 1 ) Essa teoria defende que havia uma única instituição no controle dos recursos produtivos na antiga Mesopotâmia, exercendo também forte influencia politica e religiosa 
( 1 ) Proposta por Deimel e Schneider no inicio do século XX, parte do pressuposto de que havia o monopólio do acesso á terra por parte de uma instituição centralizadora. 
R: D – 3 – 2 – 1 – 1. 
19- As aguas sobem, em principio, entre março e maio e baixam entre junho e setembro. A enchente se caracteriza por sua grande violência: o Eufrates e o Tigre, ao descerem velozmente, durante a cheia de zonas montanhosas, a região absolutamente plana, depositam enormes quantidades de aluviões – limo misturado com cal – e, embora a corrente se faça
mais lenta na planície, como é natural, ainda é suficiente para causar muita destruição 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre a importância do fenômeno das cheias no Antigo Oriente próximo, marque V ou F
(F ) Havia o risco de não ocorrerem cheias em determinados anos e, por isso, egípcios e mesopotâmicos investiram pesadamente em recursos de aproveitamento da aguas dos rios. 
( V ) As obras de irrigação poderiam ser tanto controladas pelo Estado quanto pelas comunidades locais, e esse argumento é o que desconstrói a chamada hipótese hidráulica. 
( F ) No Egito, as cheias ocorriam de forma bem menos regulares e com muito mais violência em relação aquelas que ocorriam na Mesopotâmia, e isso explica a existência de grandes complexos hidráulicos nessa sociedade. 
( V ) Por serem sociedades agrícolas, as civilizações do Egito e da Mesopotâmia eram extremamente dependentes dos recursos hídricos e problemas no curso normal das cheias geravam graves problemas relativos á subsistência 
R: E – F – V – F – V. 
20- O primeiro elemento próprio a teoria da reciprocidade envolve a definição do conceito do ponto de vista socioantropológico. O principio de reciprocidade não se limita a uma relação da dádiva/contradadiva entre pares ou grupos sociais simétricos. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Topicos de historia antiga oriental, sobre a ideia de reciprocidade no contexto econômico do Antigo Oriente Próximo. 
R: B- O desenvolvimento da ideia de reciprocidade no contexto das economias antigas pode ser creditado a Karl Polanyi, e se liga a um outro conceito, o de redistribuição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais