Buscar

Atividade aprendizagem 4 Geografia Econômica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aap4 - Geografia Econômica
1) Ao final do século XX, a III Revolução Industrial (conhecida também como Revolução Técnico – Científica) gerou uma série de transformações de ordem social, política e econômica que intensificou os efeitos da globalização econômica e rompeu fronteiras, expandindo as áreas de comércio, as relações entre países, a interação entre empresas e consumidores de mercadorias e bens de serviços. Neste contexto surgiram os blocos econômicos resultantes da união de países com interesses comuns de crescimento financeiro, tendo como principal conceito uma maior integração social e facilitação comercial que possibilitaria o avanço econômico individual e o fortalecimento do grupo. Para isto, foi necessário que cada nação ’abrisse mão’ de parte da sua soberania nacional para adotar uma em comum acordada pelo conjunto. [...] Cada acordo tem significativa importância na evolução de situações anteriores de níveis de integração, é sempre dependente da vontade política dos parceiros de bloco econômico em processo de integração. A União Europeia é o maior exemplo de um processo de formação de bloco econômico no mundo atual, atingindo a última fase de forma sólida e efetiva.
 
BARONE, L. Blocos econômicos e sua influência no comércio exterior. Disponível em: http://www.rochalog.com.br/blocos-economicos-e-sua-influencia-na-economia/. Acesso em: 07/08/2018.
 
As estruturas militares da aliança militar do Leste Europeu deixaram de existir no dia 31 de março de 1991. Sua dissolução foi decretada numa conferência dos ministros do Exterior e da Defesa dos países-membros, realizada em fins de fevereiro daquele ano em Budapeste. Justamente os representantes da União Soviética estavam ausentes. [...] Fazia quase 36 anos que fora criado, a 14 de maio de 1955, na capital que lhe deu o nome, o Pacto de Varsóvia, com o qual os países do bloco comunista se contrapunham à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Mais ainda, reagiam ao fato de a Alemanha ter recuperado, por meio dos Tratados de Paris, a soberania perdida após a derrota na Segunda Guerra e ter sido aceita na Otan e na União da Europa Ocidental.
 
KOKOTOWSKI, C. 1991: Fim do Pacto de Varsóvia. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/1991-fim-do-pacto-de-vars%C3%B3via/a-1531316. Acesso em: 07/08/2018.
 
Com base nos textos é correto o que se afirma em:
 
I. Na virada do século XX para o XXI, os blocos militares passaram a ter maior importância, portanto, foi extinto o Pacto de Varsóvia a fim dos países participantes fazerem parte de um único bloco militar global.
II. Com o fim do bloco socialista, os blocos econômicos passaram a ter maior importância, proporcionando uma multipolaridade em substituição ao modelo bipolar que havia.
III. Tento acabado a URSS no final do século passado, a OTAN deixou de existir, uma vez que perdera seu principal expoente. A partir deste momento, os países que faziam parte deste bloco se aliaram a blocos econômicos.
É correto o que se afirma em:
a) Apenas a afirmativa II está correta.
b) Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II estão corretas.
d) Apenas a afirmativa III está correta.
e) As afirmativas I e III estão corretas.
2) A pesar de levar-se em conta o início da globalização com as grandes navegações, é sabido que, antes deste período histórico, haviam conexões entre povos do planeta. Lógico que em uma escala menor e com distâncias bem menos significativas que as de hoje, até por conta das técnicas e tecnologias disponíveis na época. Em sua obra 1177 BC: The year civilization collapsed, Eric Cline fez um estudo a respeito das civilizações na fase tardia do bronze (1700-1200 AC).
A qual a rede diplomática o trecho acima se refere?
a) Ingleses com a Ásia.
b) Egípcios com Oriente Médio.
c) Portugueses com Brasil.
d) Espanhóis com muçulmanos.
e) Ingleses com a América.
3) Há países que são exportadores de matéria-prima e de mão-de-obra barata. Caracterizados por uma industrialização tardia, eles têm, quase sempre, economias frágeis e sofrem grande número de crises econômicas. E há países de economia mais forte, industrializados, cujas crises econômicas ocorrem de maneira esporádica. Os países de economia frágil necessitam receber investimentos dos países mais ricos. Então, para atrair esses investimentos e melhorar suas economias fragilizadas, oferecem amplas isenções de impostos, leis ambientais frágeis, entre outras facilidades.
DECICINO, R. Divisão Internacional do Trabalho: Os países e a economia mundial. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.htm. Acesso em: 07/08/2018.
 
Com base na nova DIT, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. Com o fim da divisão em três mundos, ao final da Guerra Fria, os países denominados de “primeiro mundo” automaticamente passaram a ser denominados “desenvolvidos”, enquanto os de "terceiro mundo", passaram a ser chamados de "subdesenvolvidos", não alterando a realidade existente.
PORQUE
II. Os países subdesenvolvidos possuem um setor secundário extremamente dependente dos países desenvolvidos, principalmente no que se diz respeito à novas tecnologias, impedindo um maior crescimento econômico.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
4) Uma das características mais importantes do crescimento acelerado da economia capitalista na segunda metade do século XIX foi a formação de grandes empresas industriais e comerciais, além do acelerado número de bancos e outras empresas financeiras. Assim o sistema financeiro interagem com todos os agentes que dele fazem parte. É certo afirmar sobre o sistema financeiro:
 
I.Até 1914, Londres era o centro financeiro internacional onde o ouro era a moeda vigente.
II.A ação do FMI é promover a cooperação monetária global garantindo a estabilidade financeira.
III.O FMI tem como propósito de controlar o cenário econômico mundial em todos os países.
Assinale as alternativas corretas:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) I e III.

Outros materiais