Currículos e Programas
86 pág.

Currículos e Programas

Pré-visualização22 páginas
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A construção de uma pedagogia para a Educação Infantil enfatiza o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica e informal, além do direito de ir à escola e aprender de forma mais sistematizada. Esse caminho busca a superação da dicotomia entre tratamento-assistência, que ainda vigora em muitas instituições de ensino especializado. Assim, educar significa:
Escolha uma:
a. A construção de uma pedagogia efetiva que enfatize o direito de ser criança, poder brincar, viver experiências significativas de forma lúdica e informal. O que se pretende é a formalidade da questão;
Conteúdo:
Direito de ser criança. Educar significa:
propiciar contextos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens dirigidas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Cuidar significa:
ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar a desenvolver capacidades (RCEI, 1998, p. 23-24). Página 53 e 54.
b. Propiciar contextos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens dirigidas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural;
c. Cuidar da criança, substituindo sua família sempre que necessário, incentivando-a a brincar e ter uma infância saudável;
d. Formar pequenos cidadãos preparados \u201capenas\u201d para o futuro, com os valores bem claros de respeito ao próximo e o pleno exercício da cidadania.
e. Ajudar o outro a se desenvolver como ser humano, valorizar e ajudar \u201capenas\u201d a desenvolver capacidades;
Feedback
A resposta correta é: Propiciar contextos de cuidados, brincadeiras e aprendizagens dirigidas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural;.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No contexto específico das escolhas e referenciais que compõem o currículo, a identidade do fazer pedagógico é tratada como algo que está em diversos lugares, mas com características diferentes em cada lugar e, mesmo assim, diferentes entre si. Segundo Silva (2001, p. 48), \u201ca identidade só faz sentido em uma cadeia discursiva de diferenças: aquilo que \u2018é\u2019 é inteiramente dependente daquilo que não \u2018é\u2019. Em outras palavras:
Escolha uma:
a. A identidade e a diferença são construídas na e pela representação, pois não existem fora dela;
Conteúdo:
Pensando nas escolhas como elementos de identidade. A identidade e a diferença são construídas na e pela representação, pois não existem fora dela. Página 19.
b. O currículo é isolado e não faz parte do todo da sociedade;
c. Permite meios diretos satisfatórios para estudar uma ampla variedade de fenômenos.
d. O currículo é uma construção social e religiosa, que interfere nas mudanças sociais;
e. A identidade e a diferença não são construídas na e pela representação e sim pela opinião;
Feedback
A resposta correta é: A identidade e a diferença são construídas na e pela representação, pois não existem fora dela;.
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sob o ponto de vista histórico-cultural, os educadores passam a atuar como mediadores entre a criança e os conteúdos elaborados. Não é nem \u201cobservador do amadurecimento da criança\u201d nem aquele cuja responsabilidade principal é apenas repassar informações a serem absorvidas. Como mediador precisa colocar a criança em contato com os diferentes conhecimentos ou as muitas formas de encontrá-los. O educador, então, necessita atuar como:
Escolha uma:
a. Aquele que auxilia na construção do conhecimento em rede. O que não implica considerar o indivíduo que aprende como um ser que não se envolve em permanente transformação e que se modifica a cada nova interação;
b. que proporciona estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos ambientes das instituições de Educação Infantil;
Conteúdo:
O planejamento de projetos e a importância da mediação das professoras e dos professores. Sob o ponto de vista histórico-cultural, os educadores passam a atuar como mediadores entre a criança e os conteúdos elaborados. Não é nem \u201cobservador do amadurecimento da criança\u201d nem aquele cuja responsabilidade principal é apenas repassar informações a serem absorvidas. Como mediador precisa colocar a criança em contato com os diferentes conhecimentos ou as muitas formas de encontrá-los. O educador, então, necessita atuar como:
aquele que possibilita a relação entre a criança e o conhecimento, indicando, a cada momento, suas possibilidades de interagir com outros campos do saber. Página 62.
c. Aquele que dificulta o entendimento e a aprendizagem dos alunos, para verificar se ele realmente aprendeu o conteúdo;
d. Aquele que possibilita a relação entre a criança e o conhecimento, indicando, a cada momento, suas possibilidades de interagir com outros campos do saber;
e. detentor do conhecimento;
Feedback
A resposta correta é: Aquele que possibilita a relação entre a criança e o conhecimento, indicando, a cada momento, suas possibilidades de interagir com outros campos do saber;.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os estudos que analisam os efeitos do currículo para além da aquisição de conhecimentos formais se voltam para a concepção de currículo oculto. O que estes estudos apontam?
Escolha uma:
a. Tem a função de controlar a aprendizagem, e o único instrumento utilizado são os exames.
b. Que por meio do Currículo Oculto, são transmitidas ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos he¬gemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais;
c. O não entendimento formal e a não separação entre currículo oculto e currículo aberto;
d. Que por meio dele se explicam as ideologias de esquerda em um mundo pós-capitalista, advento surgido do período pós- Guerra Fria.
Conteúdo:
História e teoria do currículo. Os estudos que analisam os efeitos do currículo para além da aquisição de conhecimentos formais se voltam para a concepção de currículo oculto e apontam que, por meio dele, são transmitidas ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos hegemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais. Página 14.
e. Uma visão de mundo pós-moderna que explica suas contradições sociais;
Feedback
A resposta correta é: Que por meio do Currículo Oculto, são transmitidas ideologias, concepções de mundo pertencentes a determinados grupos he¬gemônicos na sociedade e que serve para reproduzir as desigualdades sociais;.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A nova sociologia da educação busca discutir os aspectos internos da escola e a relação entre a educação e as desigualdades sociais. O desvelamento das implicações do currículo com a estrutura de poder político e econômico na sociedade inseriu a problemática curricular no interior da discussão político-sociológica. Michael Apple, em \u201cIdeologia e Currículo\u201d (1982), colocou em destaque a relação entre a dominação econômica e cultural e o currículo escolar. Baseado na abordagem neomarxista, o autor trabalhou:
Escolha uma:
a. com estudos e parâmetros nacionais relacionados à qualidade dos ambientes das instituições de Educação Infantil;
b. a avaliação do currículo com vistas ao seu contínuo aproveitamento;
Conteúdo:
História e teoria do currículo. A nova sociologia da educação busca discutir os aspectos internos