RELATÓRIO PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES
4 pág.

RELATÓRIO PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES


DisciplinaQuimica Experimental II16 materiais166 seguidores
Pré-visualização1 página
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO QUIMICA GERAL II \u2013 EXPERIMENTAL
 Equipe: Valdeciana Medeiros de Sousa; Sharmily Raissa Silva Santos Professor: Hiago de O Gomes
 Prática: Preparação e padronização do ácido clorídrico
INTRODUÇÃO 	Comment by Hiago Gomes: Incluir referências. Incluir aplicações e importância da titulação.
\u201cA titulação é uma técnica analítica que envolve a adição de uma solução, chamada titulante, colocada em uma bureta, a uma solução que contém a amostra, chamada de analito.\u2019\u2019 (ATKINS; JONNES; LAVERMAN, 2018, p.509).
As titulações são importantes, pois, permitem a interpretação dos resultados dos procedimentos realizados em laboratório.
O preparo da solução do ácido acrílico clorídrico consiste em dispensar soluto em solvente, com a finalidade de auferir uma mistura homogênea, sendo a diluição um processo que consiste no adicionamento do solvente a esta solução, causando assim, a diminuição da concentração.
A padronização é vantajosa pois, identifica com maior precisão a concentração de determinada solução, com a adição de um indicador. Assim a solução titulante é adicionada ao titulado até que atinja a quantidade estequiométrica. Para realização dessas etapas é necessário a realização de cálculo do número de mols, e em seguida realizar o cálculo para descobrir a massa a partir do teor de pureza do soluto que será utilizada na solução. Após encontrar a massa, a formulafórmula da densidade é utilizada para considerações finais.
Fórmulas utilizadas:
Para calcular a massa a partir da molaridade e número de mols:
Para a obtenção da massa com a pureza:
 
Para descobrir o volume a partir da densidade da solução:
OBJETIVOS 	Comment by Hiago Gomes: Destaco, em negrito, os verdadeiros objetivos da prática. Os demais, seriam objetivos específicos, que neste relatório não precisam ser citados.
Preparar 100ml de solução de HCl 0,1M;
Calcular a massa de HCl, para determinar o volume da solução;
Padronizar a solução de HCl, para verificar com exatidão a concentração da mesma;
Verificar o volume da solução titulante gasta;
Verificar a coloração da padronização, rosa clara;
Calcular a média final das três titulações;
Identificar a concentração final da solução.
MATERIAIS E REAGENTES 
Pera 
Pipeta graduada 
Balão volumétrico de 100 ml 
Pipeta volumétrica 
Erlenmeyer de 250 ml 
ÁSolução de ácido clorídrico concentrado 36,5%	Comment by Hiago Gomes: Não é necessário incluir porque esta é a solução que será feita na prática. O correto seria \u201cÁcido clorídrico concentrado 36,5%\u201d
Solução de hidróxido de sódio 
Solução indicadora fenolftaleína 
Água destilada
METODOLOGIA 
Para a preparação de HCl
Calculou-se a massa de HCl, para a preparação de 100,0 ml de uma solução 0,1M, a partir do teor de 36,5% resultado, usando a densidade da substancia, determinou-se o volume da solução concentrada que contém nessa massa.	Comment by Hiago Gomes: Ressaltar o cálculo de pureza que foi feito.
Ttransferiu-se, com ajuda de uma pera e uma pipeta, o volume aproximado de 0,84ml de HCl para o balão volumétrico de 100ml, já contendo uma pequena quantidade de água.
Completou-se o volume da solução com a água até a marca da aferição do balão, respeitando o menisco.
Com o balão volumétrico fechado, cuidadosamente inverteu-se várias vezes para que a solução seja fosse homogeneizada.
Padronização do HCl
pPipetou-se 10,0 ml da solução de ácido clorídrico.
O volume foi transferido para um frasco Erlenmeyer de 250ml e acrescentou-se, em seguida, quatro gotas da solução indicadora de fenolftaleína.
Acrescentou-se ao Erlenmeyer uma quantidade suficiente de água para 50,0ml.
Preencheu-se a bureta com a solução de hidróxido de sódio já padronizada.
Procedeu-se a titulação, adicionando a solução de NaOH a solução do Erlenmeyer, até o aparecimento de uma coloração rosa clara.
Anotou-se o volume da solução titulante gasta, repetindo por mais duas vezes o procedimento, 
calculouCalculou-se a média aritmética obtida nas três titulações para descobrir o volume final.
RESULTADO E DISCUSRSÕES 
A preparação da solução foi realizada a partir dos cálculos para obtenção do volume que seria necessário para ser diluído.
 
 - Cálculo da massa a partir do teor 36,5% m/m:
- Cálculo do volume com a massa obtida a partir do cálculo com o teor: 
-Cálculo da concentração:
Ao realizar o preparo de 100,0ml de uma solução de HCl com molaridade de 0,1M, obteve-se uma mistura homogeniahomogênea. 
As titulações foram realizadas por 3 vezesem triplicata, sendo que a primeira titulação não correspondeu ao previsto, por ter gasto apenas 5,9ml, a segunda foi realizada com exatidão, utilizando assim 11,3ml do titulante, por fim na terceira repetição, o volume gasto foi de 12,9ml. Calculando a média do volume utilizado para neutralizar a solução nas três experiêencias, pode-se observar que o volume médio utilizado foi de 10,03ml. 
mL	Comment by Hiago Gomes: Inserir cálculos que mostram a concentração real da solução de HCl preparada.
CONCLUSÃO	Comment by Hiago Gomes: Incluir, na conclusão, possíveis causas para os diferentes valores de concentração teórica e real da solução de HCl.
Os objetivos iniciais de preparo e padronização do HCl foram alcançados com êxito, servindo assim, de treino e afirmação sobre a técnica utilizada. 
A titulação não apresentou um resultado igual nas três realizações, acredita-se que foram adicionadas gotas em excesso da substância indicadora, afetando assim o resultado esperado que seria de 11,3mL.não sendo possível especificar a causa de diferentes resultados.
REFERÊNCIAS 
MORTIMER, E. F; MACHADO, A. H.. Química. Vv. 2. São Paulo: Scipione, 2010.
ATKINS, P. William; JONES, Loretta; LEVERMAN, Leroy. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.