exercicios Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
31 pág.

exercicios Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil


DisciplinaPedagogia107.407 materiais625.189 seguidores
Pré-visualização10 páginas
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	sábado, 14 Set 2019, 20:58
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 14 Set 2019, 21:38
	Avaliar
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O modelo de sociedade que floresceu no século XVIII, no mundo industrializado, possibilitou a consolidação da leitura/escrita, embora com o ideal destacado nos movimentos religiosos da época, foram organizadas escolas para pequenos na Inglaterra (petty schools), na França (écoles petites) e em outros países europeus, nas quais a escrita e a leitura eram ensinadas às crianças a partir dos seis anos de idade. Mais tarde, crianças de dois ou três anos já eram incluídas nas charity schools ou dame schools, então criadas na Europa Ocidental. De acordo com o exposto, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Ocorreu a difusão do ideário democrático e liberal.
b. Houve o favorecimento da classe burguesa ao mundo da escrita.
c. Iniciou-se a formação de novas classes no horizonte social.
d. Esse foi o início do atendimento formal à criança por parte de uma instituição educativa.
O evento que teve início a partir desse momento histórico está relacionado ao atendimento formal que ocorreu à criança por parte de instituições educativas, sendo que até as crianças de dois ou três anos já eram incluídas no atendimento por parte dessas instituições.
e. Ficou sinalizado a concepção de criança como homúnculo.m
Feedback
A resposta correta é: Esse foi o início do atendimento formal à criança por parte de uma instituição educativa..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Friedrich Fröebel, educador alemão, considerado o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica e o apreender do significado da família nas relações humanas. Sua teoria salientou a importância do desenho e das atividades que envolvessem movimentos e ritmos. Sobre a teoria educacional de Fröebel voltada às crianças, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I.( ) Priorizou o conhecimento sobre crianças como uma forma de detectar suas características e necessidades, para adequar seu modo de educação a essa realidade infantil.
II.( ) Proposta pedagógica desse autor apresenta dois pontos fortes: as atividades de cooperação e os jogos livres.
III.( ) Elaborou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes.
IV.( ) Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten (jardim de infância, em alemão).
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. ( )V \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
Friedrich Fröebel priorizou o conhecimento sobre crianças como uma forma de detectar suas características e necessidades, para adequar seu modo de educação a essa realidade infantil. A proposta pedagógica desse autor apresenta dois pontos fortes: as atividades de cooperação e os jogos livres. Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten(jardim de infância, em alemão). Foi considerado o pai da pré-escola, por desenvolver uma teoria educacional própria dirigida as crianças pequenas sem considerar as ideias de seu mestre.
b. ( )F \u2013 F \u2013 F \u2013 V.
c. ( )F \u2013 V \u2013 F - V.
d. ( )F \u2013 F \u2013 F - F.
e. ( )V - V \u2013 F \u2013 V.
Feedback
A resposta correta é: ( )V - V \u2013 F \u2013 V..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na Idade Moderna, começa a existir uma preocupação em como educar as crianças, principalmente em decorrência das transformações econômicas e políticas, e do surgimento da sociedade capitalista. Nessa época, também, há uma profunda transformação do que se conhecia como sociedade originalmente agrária para a capitalista. Nesse período, ocorreram dois movimentos: o Renascimento e o Iluminismo, os quais tiveram extrema influência nesse cenário.
Sobre o Renascimento, marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
I.( ) Começou no século XIV, na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI.
II.( ) Além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, fez parte de uma gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas.
III.( )Foi um período na história do mundo Ocidental \u2013 com um movimento cultural marcante na Europa \u2013 considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna
IV.( ) Foi um movimento intelectual, surgido na segunda metade do século XVIII (o chamado \u201cséculo das luzes\u201d), que enfatizava a razão e a ciência como formas de explicar o universo.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. ( )V \u2013 F - V \u2013 F.
b. ( )F \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
c. ( )V \u2013 V \u2013 V \u2013 V.
d. ( )V \u2013 V \u2013 V \u2013 F.
O Renascimento começou no século XIV, na Itália, e difundiu-se pela Europa no decorrer dos séculos XV e XVI. Além de atingir a filosofia, as artes e as ciências, fez parte de uma gama de transformações culturais, sociais, econômicas, políticas e religiosas. Foi um período na história do mundo Ocidental \u2013 com um movimento cultural marcante na Europa \u2013 considerado como um marco do final da Idade Média e do início da Idade Moderna. De acordo com os estudos percebe-se que o Renascimento caracterizou a mudança do feudalismo para o capitalismo, trata-se de uma volta deliberada, que propunha a ressurreição consciente (o renascimento) do passado, considerado, agora, como fonte de inspiração e modelo de civilização.
e. ( )V \u2013 F \u2013 V \u2013 V.
Feedback
A resposta correta é: ( )V \u2013 V \u2013 V \u2013 F..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitos foram os pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social. Analise os fundamentos abaixo, e relacione cada um dos pensadores (Maria Montessori, Fröebel, Pestalozzi e Rousseau) com as principais contribuições dos mesmos na teoria educacional:
I.Maria Montessori.
II.Fröebel.
III.Pestalozzi.
IV.Rousseau
( ) Criou um espaço especial, a primeira instituição com caráter educacional para crianças de Educação Infantil, chamada por ele de kindergarten (jardim de infância, em alemão).
( ) Propôs trabalhar com a criança alguns elementos, como: brinquedo, esporte, agricultura, uso de instrumentos de variados ofícios, linguagem, canto, aritmética e geometria
( ) Criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes.
( ) Centrado nos princípios de tranquilidade, amor, segurança e afeto, de forma que se assemelhasse ao ambiente familiar, o ambiente escolar era considerado por ele como um ambiente ideal para a aprendizagem.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. ( ) I, II, III e IV.
b. ( ) I, III, IV e II.
c. ( ) III, II, IV e I.
d. ( ) IV, I, III e II.
e. ( ) II, IV, I e III.
Tem o objetivo de fazer com que os acadêmicos possam refletir sobre os estudos de alguns dos principais pensadores que contribuíram com a Educação Infantil. Eles viveram num período histórico marcado por profundas transformações: o século XIX. Nesse período, a Europa estava vivendo o grande desenvolvimento das forças produtivas e avanços tecnológicos, bem como da consolidação da ideologia e da divisão social. Nesse processo, a educação tomou seu lugar de destaque na busca de transformação social. Maria Montessori:criou materiais coloridos, facilmente manipuláveis, pois defendia a ideia de que elas deveriam construir suas aprendizagens a partir do que existia em seus ambientes. Fröebel: criou um espaço