Buscar

Avaliaçao Final - Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente
Aluno (a): 
Data: 
Avaliação Final
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação 02 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
Qual a causa do fenômeno do golpe de aríete ?
É o resultado de uma elevação rápida de pressão.
Cite os tipos de Tubulações para Água Quente e classifique suas vantagens e desvantagens na sua utilização:
COBRE:
Apresenta custo bastante elevado. Vida útil muito longa. Limite de temperatura acima do mínimo normalmente exigido. Apresenta alta condutividade térmica, exigindo um bom isolamento térmico. Seu coeficiente de dilatação também é alto = 0,000017m/C. As juntas são soldadas com solda de estanho e chumbo.
O FERRO:
Apresenta custo bastante elevado, embora menor que o do cobre. Vida curta, se comparada com a vida útil da edificação, devido às incrustações e à corrosão. Limite de temperatura acima do mínimo normalmente exigido. Apresenta alta condutividade térmica, exigindo um bom isolamento térmico. Seu coeficiente de dilatação também é alto = 0,000012m/C. As juntas são rosqueadas.
O CPVC:
O Policloreto de Vinila Clorado é um termoplástico semelhante ao PVC, porém com percentual maior de cloro. É o de menor custo. Apresenta vida útil longa, baixo coeficiente de dilatação, baixa condutividade térmica, dispensando inclusive o isolamento térmico. As juntas são soldáveis. São necessários alguns cuidados, como: é indispensável o uso de primer antes do adesivo e não devem ser lixadas as superfícies a serem soldadas. A principal limitação do CPVC é o limite de temperatura, que é de 80C. Este fato exige a instalação de uma termo-válvula. Está termo-válvula deve impedir que a água quente ultrapasse a temperatura de 80C, através da mistura com água fria. Ela deve ser instalada entre o aquecedor e a tubulação de água quente. Sua vida útil é de aproximadamente 3 anos.
Defina o que representam a pressão estática, a pressão dinâmica e a pressão de serviço, mostrando a importância de cada uma para o funcionamento adequado da instalação:
Pressão Estática: É a pressão que obtemos quando a água está em repouso, ou seja quando ela está parada. Por exemplo: Quando uma torneira está fechada, não há movimentação da água dentro da tubulação, a água está em repouso. Em relação a pressão estática de uma rede predial, ela faz a seguinte consideração: Em uma instalação predial, em qualquer ponto, a pressão estática não pode ser maior do que 40 m.c.a ou seja 4 Kgf/cm².
Pressão Dinâmica: Ao contrário da pressão estática, a pressão dinâmica é obtida quando a água está em movimento, ou seja, quando ela não está em repouso. Esta pressão pode ser medida através de um manômetro. A pressão dinâmica depende de alguns fatores da tubulação, tais como: Traçado da tubulação e diâmetros adotados. O valor de pressão dinâmica é, a pressão estática menos o valor das perdas de carga localizadas e distribuídas. 
Pressão de Serviço: É a pressão máxima que podemos submeter um tubo ou qualquer outro dispositivo hidráulico. Segundo a NBR 5626 da ABNT, o fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobre-pressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 20 m.c.a acima da pressão estárica neste ponto. É o mesmo que dizer que a pressão de serviço nunca deverá ultrapassar à 60 m.c.a, já que o resultado da pressão estática máxima (40 m.c.a) somada à máxima sobre-pressão (20 m.c.a) é de 60 m.c.a. É de grande importância seguir estas recomendações para evitar possíveis transtornos, como: Rompimento de tubulações e/ou conexões, diminuição da vida útil de alguns dispositivos, etc.
Nos desenhos de instalações hidráulicas, por meio de representação isométrica, os tubos verticais são representados por traços verticais e os tubos horizontais são representados de que maneira?
Os tubos horizontais são representados por traços inclinados, formando ângulo de 30° sobre a horizontal.
Qual a capacidade do reservatório em M³ de água de um edifício de 15 pavimentos, com 4 apartamentos de 2 dormitórios por andar, possuindo 2 pessoas por dormitório com consumo de 200 litros diários por pessoa. É necessário o volume de 2 dias de consumo para o abastecimento total do reservatório.
Obs.: Não considerar reserva de incêndio.
São 4 pessoas por apartamento.
São 4 apartamentos x 15 pavimentos = 60 apartamentos x 4 pessoas por Ap.
60 x 4 = 240 pessoas no edifício 
240 x 400 litros 2 dias= 96.000 litros.
Quais são e o que caracteriza cada um dos diferentes tipos de distribuição utilizados para as instalações prediais de água:
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DIRETO:
A alimentação da rede predial de distribuição é feita diretamente da rede pública de abastecimento. Nesse caso, não existe reservatório domiciliar, e a distribuição é feita de forma ascendente, ou seja, as peças de utilização de água são abastecidas diretamente da rede pública.
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INDIRETO:
 No sistema indireto, adotam-se reservatórios para minimizar os problemas referentes à intermitência ou a irregularidades no abastecimento de água e a variações de pressões da rede pública.
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO MISTA:
 No sistema de distribuição mista, parte da alimentação da rede de distribuição predial é feita diretamente pela rede pública de abastecimento e parte pelo reservatório superior. Esse sistema é o mais usual e mais vantajoso que os demais, pois algumas peças podem ser alimentadas diretamente pela rede pública, como torneiras externas, tanques em áreas de serviço ou edícula, situados no pavimento térreo. Nesse caso, como a pressão na rede pública quase sempre é maior do que a obtida a partir do reservatório superior, os pontos de utilização de água terão maior pressão.
Avaliação 02: Instalações Hidráulicas - Água Fria e Quente

Outros materiais