Buscar

Sustentabilidade e Meio Ambiente: Desafios e Soluções

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	“Se a espécie humana se julga o ser supremo da Terra, como criou um modo de vida destrutivo ao planeta? Essa questão levou o sociólogo mexicano Enrique Leff, de 74 anos, a um mergulho na história da filosofia ocidental, em busca de respostas. O resultado está em seu último livro, O fogo da vida. Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris, Leff é uma das principais vozes no debate sobre ecologia política. Para o mexicano, o pressuposto de que o homem pode dominar a natureza e tê-la a seu serviço é responsável pela crise ambiental que vive o planeta. A única saída, na visão de Leff, é reaprender a viver em conformidade com a vida da Terra, tal como sempre fizeram os povos originários.” (Fonte: https://www.dw.com/pt-br/economistas-esqueceram-o-princ%C3%ADpio-da-vida/a-49135742)
Em relação à crise ambiental global, considere as afirmações abaixo.
I – Agravamento das mudanças climáticas;
II – Perda de biodiversidade;
III – Acúmulo desenfreado de plásticos nos oceanos.
São sinais deste cenário de crise o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III
	Respostas:
	a. 
Apenas I
	
	b. 
Apenas III 
	
	c. 
I e II
	
	d. 
I, II e III
	
	e. 
Apenas II
	Comentário da resposta:
	Resposta: O debate sobre a atual crise ambiental, resultante das intensas transformações associadas às atividades antrópicas, tem ganhado cada vez mais destaque, em âmbito nacional e internacional. As mudanças climáticas, a poluição atmosférica, a crise hídrica, a preocupante perda de biodiversidade e o acúmulo desenfreado de plásticos nos oceanos são os principais reflexos deste crítico cenário global.     
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	“Economia tem muito a ver com sustentabilidade. A estrutura do modelo econômico tradicional não contempla as necessidades para o desenvolvimento sustentável. Por esse motivo, governos, sociedade civil e setor privado têm buscado (juntos ou de forma separadalternativas com definições e acordos que permitam a transição ou ruptura para modelos econômicos mais sustentáveis.” (Fonte: https://www.ecycle.com.br/4539-economia-verde)
Para atender às necessidades do desenvolvimento sustentável, considera-se a integração entre:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental;
	Respostas:
	a. 
economia capitalista, desertificação verde e inclusão social;
	
	b. 
diversificação da produção, direitos humanos e políticas anticorrupção.
	
	c. 
economia compartilhada, economia capitalista e desertificação verde;
	
	d. 
crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental;
	
	e. 
crescimento econômico, diversificação da produção e concentração de renda;
	Comentário da resposta:
	Resposta: A alternativa A está correta, porque apresenta os 3 pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental. As outras alternativas apresentam opções equivocadas, como concentração de renda, desertificação verde, economia compartilhada ou políticas anticorrupção.     
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um “novo paradigma para as empresas”, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo.
Assinale a alternativa que apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o marketing:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A promoção do consumo responsável;
	Respostas:
	a. 
O desenvolvimento de produtos ambientalmente menos seguros.
	
	b. 
O estudo e a criação de embalagens não recicláveis;
	
	c. 
A promoção do consumo responsável;
	
	d. 
O abandono do chamado “marketing verde”;
	
	e. 
A obsolescência planejada dos produtos;
	Comentário da resposta:
	Resposta: Uma empresa que promove o consumo responsável desenvolve produtos ambientalmente seguros, desenvolve projetos voltados à reciclagem e possui uma área de marketing voltada às questões ambientais, além de estar atuando de forma social e ambientalmente responsável, está valorizando o conceito de sustentabilidade e o colocando em prática. A saber: Marketing Verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços que são baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. Portanto, é um tipo de estratégia que vincula uma marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente responsável.     
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	Podemos afirmar que, atualmente, há diversas normas internacionais de proteção aos direitos da mulher, em uma clara demonstração de um sentimento coletivo que expressa que são inaceitáveis as várias formas de violência a que elas estão submetidas.
Considerando essas informações, podemos afirmar que a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher tem um importante destaque, pois:
I - Apresentou severos avanços em relação aos direitos das mulheres e, apesar de ter sido criada no âmbito da União Europeia, tem ampla aplicação em diversos países fora daquele bloco continental.
II - Essa norma internacional se notabilizou por apresentar direitos humanos específicos para as mulheres.
III - Em razão de sua importância, vários de seus preceitos serviram de base para a criação da Lei Maria da Penha.
IV - Essa norma internacional, apesar de não ter sido incorporada pelo direito brasileiro, é utilizada como referência para o trato da questão da violência doméstica e do feminicídio em nosso país.
É correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e III.
	Respostas:
	a. 
II e IV.
	
	b. 
I e II.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
II e III.
	Comentário da resposta:
	Justificativa (comentário da resposta)
Dica: É possível retirar fragmentos do material estudado para comentar a resposta. 
FUNDAMENTAÇÃO: somente as afirmativas II e III estão corretas.
A afirmativa I está incorreta, pois esse tratado foi criado no âmbito da Organização das Nações Unidas.
A afirmativa IV está incorreta, pois essa convenção internacional foi incorporada ao nosso direito.     
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0 pontos
	
	
	
	Não é incomum que em nosso país uma lei seja associada com alguma pessoa que, de modo relevante, atua ou atuou em razão de uma causa relacionada ao conteúdo da norma. Apesar dessa comum prática, formal ou informal, o nome do homenageado não é exposto no corpo da norma. É o que ocorre com a chamada Lei Maria da Penha, Lei n.º 11.340/06.
Considerando essas informações, assinale a alternativa que mais se aproxima do motivo da homenagem no caso acima mencionado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Maria da Penha foi vítima de diversas formas de violência praticadas por seu marido, que tentou, por duas vezes, provocar a sua morte.
	Respostas:
	a. 
Maria da Penha foi vítima de sistemática violência praticadas por seu marido, acarretando-lhe sua completa cegueira e a mutilação de suas pernas.
	
	b. 
Maria da Penha foi uma deputada federal que, apesar de nunca ter sido vitimada pela violência doméstica, se dedicou à criação dessa lei e ao combate ao feminicídio.
	
	c. 
Maria da Penha foi morta por seu marido, que conseguiu por muitos anos ocultar seu cadáver, evitando, dessa forma, a sua condenação.
	
	d. 
Maria da Penha iniciou uma grande campanha de combate ao feminicídio e, em razão da repercussão de sua luta, acabou sendo morta pelo seu ex-companheiro.
	
	e. 
Maria da Penha foi vítima de diversas formas de violência praticadas por seu marido, que tentou, por duas vezes, provocar a sua morte.
	Comentário da resposta:
	Justificativa (comentário da resposta)
Dica: É possível retirar fragmentos do material estudado para comentar a resposta.FUNDAMENTAÇÃO: Maria da Penha Maia Fernandes tem sua história marcada por uma sistemática trajetória de crescente violência praticada por seu marido, que culminou, em 1983, em duas tentativas de homicídio: a primeira a tiro, que a tornou paraplégica, e a segunda, por eletrocussão.     
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0 pontos
	
	
	
	Uma das formas de se entender um problema, especialmente aqueles que nem sempre são visíveis para todos os membros de uma sociedade, é compilar os dados estatísticos e buscar uma correta interpretação.
Considerando essas informações, é correto afirmar que:
I - Um dos grandes desafios para compreendermos a violência em nosso país está na absoluta falta de dados estatísticos sobre os homicídios havidos no território nacional.
II - Nos últimos anos, a taxa de homicídios praticados contra mulheres é superior à taxa de crimes dessa natureza praticados contra vítimas do sexo masculino.
III - Se verificarmos as taxas de homicídio em nosso país nos últimos anos, veremos que ocorreu um aumento geral desse crime, contudo, os homicídios contra mulheres tiveram um acréscimo ainda maior.
IV - Com a recente edição da Lei Maria da Penha, ocorreu uma diminuição do número de homicídios praticados contra mulheres, particularmente, no que se refere àqueles decorrentes de relações domésticas.
É correto o que se afirma somente em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
III.
	Respostas:
	a. 
I.
	
	b. 
III.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I e II.
	
	e. 
II e III.
	Comentário da resposta:
	Justificativa (comentário da resposta)
Dica: É possível retirar fragmentos do material estudado para comentar a resposta. 
FUNDAMENTAÇÃO: somente a afirmativa III está correta.
A afirmativa I está incorreta, pois há dados estatísticos dos homicídios em nosso país.
A afirmativa II está incorreta, pois a taxa de homicídio de homens é maior do que a de mulheres.
A afirmativa IV está incorreta, pois a Lei Maria da Penha não é recente e não acarretou uma diminuição de homicídios contra mulheres.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes