A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA I ANALISE DE BALANÇO E GESTAO DE CREDITO

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	A Lei 6.404/76, que regulamenta as Sociedades por Ações, na redação do artigo 176, prevê a elaboração, ao final de cada exercício social, de algumas demonstrações que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício, como, por exemplo:
FONTE: BRASIL. Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm>. Acesso em: 22 jan. 2015.
	 a)
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Prejuízos Acumulados (DPA) e Demonstração das Origens Financeiras (DOF).
	 b)
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).
	 c)
	A Lei nº 10.303/2001 revogou a redação do artigo 176 da Lei 6.404/76, tornando facultativas todas as demonstrações contábeis.
	 d)
	A elaboração dessas demonstrações pode variar de estado para estado, contudo todos tomam por base o modelo norte-americano.
	2.
	A leitura do balanço patrimonial muito interessa aos usuários, sejam eles fornecedores, instituições bancárias ou o próprio governo. Buscam nos fatos contábeis a leitura da real situação da empresa financeira, sua capacidade de investimentos, liquidez, entre muitas outras informações. Com relação a esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Do balanço patrimonial se infere, unicamente, a situação de liquidez da empresa frente a suas obrigações. 
(    ) Os fornecedores analisam a concessão do crédito em termos de volume e prazo, mediante análise da liquidez, rentabilidade e endividamento da empresa. 
(    ) O governo também analisa os balanços, avaliando o risco e o retorno do investimento em ações. 
(    ) As instituições financeiras têm como objetivo a análise do Balanço Patrimonial para fins de concessão de empréstimos, mediante análise do risco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	Na análise do balanço patrimonial existem três níveis de aprofundamento: o introdutório, o intermediário e o avançado. Para uma análise bem fundamentada, é necessário ir se aprofundando à medida que vai se avançando nessas três fases. Sobre a última fase, nível avançado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A análise Du Pont faz parte deste nível, pois aqui se observa a produtividade gerada em função às variações de retorno do investimento por meio da margem versus o giro.
(    ) A análise da Demonstração do Valor Agregado faz parte deste nível, pois ela faz uma avaliação da capacidade de gerar riqueza e sua distribuição entre empregados, governo, acionistas, investidores, financiadores, entre outros.
(    ) A análise das variações de fluxo econômico versus operacional faz parte deste nível, ele pondera a capacidade de gerar caixa em função do financiamento versus o meramente operacional.
(    ) A análise das projeções das Demonstrações Contábeis faz parte deste nível, pois as empresas e/ou investidores muitas vezes precisam projetar a situação da empresa daqui alguns anos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	A análise de demonstrações contábeis é fundamentada em um raciocínio científico, sob a ótica de que o analista segue algumas regras ou etapas para o desenvolvimento da análise. Para isso, inicialmente, são definidos os indicadores que serão utilizados para a análise em questão. Esses indicadores serão então comparados com os padrões, de forma a se obter um panorama do empreendimento relativamente à análise conjunta dos indicadores selecionados. Sobre a análise de demonstrações contábeis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira etapa de uma demonstração contábil compreende a coleta dos dados necessários que alimentarão a análise. Dentre esses dados, podemos citar: o balanço patrimonial e a demonstração do resultado de exercício.
(    ) A última etapa corresponde à conferência dos dados coletados, de forma a verificar se estão de acordo com o que esperam da apresentação da análise. É nessa etapa que deverão ser realizados os ajustes dos números para melhorar o resultado.
(    ) A etapa de análise de dados é fundamentalmente dependente da habilidade do analista e do seu conhecimento da empresa, de forma a interpretar e propor ações, como, por exemplo, a necessidade de alavancagem ou de capital de giro.
(    ) Uma das principais características de uma demonstração contábil é a grande quantidade de dados disponíveis para análise. De fato, não há a necessidade de que esta seja simples ou direta, mas é necessário dispor o maior número de dados possíveis para que a análise possa tomar outros rumos durante a análise com a diretoria da empresa, por exemplo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	Na análise de balanço, relativamente ao Índice de Liquidez Geral (LG), podemos afirmar que a sua função é indicar a liquidez da empresa no curto e longo prazo. É importante observar atentamente esse índice para a concessão de crédito. Analise as sentenças a seguir:
I- Revela, entre outros fatores, a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo.
II- Pode ser compreendido, igualmente, como um indicador de liquidez que considera todas as dívidas exigíveis, de curto e longo prazo.
III- Este indicador também tem como função evidenciar a capacidade financeira da empresa, com relação à sua liquidez a longo prazo.
IV- Será sempre obtido, dividindo o ativo circulante pelo passivo circulante, sendo certo que, quanto maior, melhor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	O Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil, porque evidencia a situação patrimonial e financeira de uma empresa em um determinado momento. Pode ser comparado a uma fotografia da empresa, na qual você registra todos os bens em seu poder, valores a receber ou a pagar em algum momento. Sobre o Balanço Patrimonial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ativo deverá sempre ter o mesmo saldo que o passivo. Isso nos leva à primeira e mais importante equação contábil, sendo ATIVO=PASSIVO.
(    ) O Balanço Patrimonial é dividido em dois grandes grupos e demonstrado em três colunas, sendo representadas pelo Ativo, Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
(    ) O Balanço Patrimonial é dividido em três grandes grupos e demonstrado em duas colunas, sendo o lado esquerdo representado pelo Ativo e o lado direito pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
(    ) O Balanço Patrimonial é dividido em dois grandes grupos e demonstrado em duas colunas, sendo o lado esquerdo representado pelo Ativo e o lado direito pelo Passivo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	Na análise de liquidez, há algumas maneiras de interpretar as contas do Balanço Patrimonial. A observação da liquidez é a primeira análise a se observar, uma empresa consegue segurar prejuízos temporais, mas muitas vezes crises de liquidez "temporais" podem levar à falência negócios com muito potencial. Analogicamente, o giro da liquidez para uma empresa é como o oxigênio dando energia a nossas células graças aos latidos do coração, ele é vital para nos manter vivos, da mesma forma é a liquidez para as

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.