Buscar

A Escola Pública e o Estado-Nação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AFONSO, Almerindo Janela; RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Rev. Portuguesa de Educação, Braga, v. 20, n. 1, p. 77-98, jan. 2007, pp. 80-81.
O surgimento dos Estados-nação, a partir do século XVIII, impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Os Estados-Nação investiram em educação e para isso se aliaram à Igreja Católica, apostando em uma educação religiosa.
	
	B
	A maior atuação na instrução elementar pelos Estados a partir do século XVIII considerou desnecessário investir em infraestrutura ou em um novo sistema educacional.
	
	C
	Com a formação dos Estados-Nação houve uma gradativa atuação estatal na educação responsabilizando-se pela instrução elementar que era ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional.
“A proposição era diferente para a educação escolarizada, em especial quando associada ao panorama político da época a constituição dos Estados-nação exigia a criação de uma identidade nacional (...). A instrução pública ‘representará então a parte essencial da ação persuasiva e preventiva do Estado’ (Petitat, 1994, p. 143), ou seja, como instituição fundamental par a manutenção da ordem. Os objetivos e o panorama que mencionamos contribuíram para uma gradativa atuação dos estados na educação, assumindo responsabilidades quanto à instrução elementar universal gratuita, leiga e obrigatória. Se ocorreu a expansão do número de vagas a uma população até então excluída, também houve a manutenção da distância social, por meio da própria escola” (p. 71-72).
	
	D
	A formação nacionalista era integrante da educação proposta pelos Estados-nação, aliada sempre ao pensamento religioso.
	
	E
	O investimento estatal na instrução elementar além de expandir o número de vagas para a população também gerou o fim do distanciamento social, pois as classes sociais tinham acesso aos mesmos níveis de ensino.

Outros materiais