Buscar

HISTÓRIA DA GINÁSTICA com exercícios 9º ano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA GINÁSTICA
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.
A palavra ginástica é originária do grego “gymnádzein”, que significa treinar e, em sentido literal, exercitar-se nu (forma como os gregos exercitavam-se no período em que a ginástica se destacou).
A ginástica caiu em desuso com o domínio romano. No início do século XVIII, foi retomada com ênfase na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos na prática do desporto.
As duas escolas exerceram influência no desenvolvimento do sistema de exercícios físicos idealizados por Friedrich Ludwig Jahn, origem da ginástica artística praticada atualmente.
A Ginástica atualmente se divide em duas categorias – competitivas e não competitivas.
As modalidades competitivas são:
Ginástica acrobática: Segundo alguns autores a Ginástica Acrobática teve origem nas artes circenses, no entanto existem pinturas ilustrativas na arte egípcia que remontam ao ano 2.300 A.C. Podemos recuar também às civilizações antigas, como Grécia e a China, onde os povos se dedicavam a atividades similares entre elas a construção de pirâmides humanas com os mais variados fins sejam eles lúdicos ou militares. Mais recentemente, na Idade Média, as atividades circenses tinham o seu ponto alto nas festas populares, onde grupos de acrobatas e saltimbancos tinham um grande destaque, tornando-se cada vez mais profissionais. A Ginástica Acrobática teve o seu primeiro quadro competitivo formal em 1934, quando se realizou a primeira competição na antiga URSS (Rússia). 
A ginástica acrobática requer, por parte do ginasta, agilidade, força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio, além das exigências técnicas de salto. Suas rotinas (coreografias) são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música que se passa. 
A Ginástica Acrobática na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos três denominações: bases, intermédios e volantes. Os bases normalmente são os elementos mais velhos do par ou do grupo com um estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais novo, com uma estrutura física mais baixa e mais leve para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva. Além do mais, esta bela disciplina cria laços de amizade muito fortes entre os parceiros, bem como o espírito de trabalho em grupo e o mais importante de tudo: a confiança entre os parceiros e treinadores que estão lado a lado em equipe.
Provas da ginástica:
A Ginástica Acrobática é uma disciplina que requer dos seus praticantes coragem, força, coordenação e flexibilidade.
Os exercícios de Ginástica Acrobática são executados com acompanhamento musical, sobre um tablado de 12m x 12m, devem ser perfeitamente sincronizados com a música e exige-se dos ginastas uma expressão corporal e facial harmoniosa.
Existem 5 categorias na Ginástica Acrobática:
Duplas femininas: constituídas por duas ginastas do sexo feminino, sendo uma base e uma volante;
Duplas mistas: constituídas por um ginasta base do sexo masculino e uma volante do sexo feminino;
Duplas masculinas: constituídas por dois ginastas do sexo masculino, sendo um base e o outro volante;
Trios: constituídos por três ginastas do sexo feminino, sendo duas bases, e uma volante;
Quartetos: constituídos por quatro ginastas do sexo masculino, sendo três bases e um volante.
Os ginastas podem realizar 3 tipos de exercícios: de equilíbrio, dinâmicos e combinados, cada um deles com características diferentes:
–   nos exercícios de equilíbrio os ginastas realizam elementos técnicos de equilíbrio como o próprio nome diz e têm que permanecer durante 3 segundos em cada elemento, podendo realizar movimentações e ligações entre um elemento e o outro como forma de enriquecer o exercício;
–   nos exercícios dinâmicos os ginastas realizam elementos com fase de voo, vulgarmente chamados de saltos mortais, que podem ser combinados com piruetas e podem ser interligados entre si;
–   nos exercícios combinados os ginastas realizam elementos que agrupam as características dos exercícios de equilíbrio e dinâmicos.
A Ginástica Acrobática cria laços de amizade e confiança muito fortes entre os parceiros e treinadores, valoriza o trabalho em equipe. Valores como o respeito, a cooperação e a solidariedade também são praticados no dia-a-dia dos treinamentos.
A Ginástica Acrobática não faz parte do programa dos Jogos Olímpicos.
Ginástica artística: A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados (séries acrobáticas), aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade. A Ginástica Artística faz uso obrigatório de aparelhos e se divide em duas categorias: Feminina representada pela sigla WAG e masculina representada pela sigla MAG. Os aparelhos no masculino os ginastas competem no salto sobre a mesa e no solo, além de executarem séries nas argolas, na barra fixa, nas barras paralelas e no cavalo com alças. Na competição feminina, as ginastas se apresentam em quatro aparelhos: as barras assimétricas, o salto sobre a mesa, o solo (com acompanhamento musical) e a trave de equilíbrio.
Ginástica rítmica: Esta modalidade envolve movimentos de corpo em dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos. Em suas rotinas, são ainda permitidos certos elementos pré-acrobáticos, como os rolamentos e os espacates. As atletas, durante suas apresentações, devem mostrar coordenação, controle e movimentos de dança harmônicos e sincronizados com as companheiras e a música. Os equipamentos da Ginástica rítmica são corda, bola, maças, arco e fita. Na ginástica rítmica, eles são entendidos como uma extensão do corpo e dos movimentos da ginasta; por isso, a avaliação da manipulação do aparelho é parte importante da pontuação da atleta e ele deve estar em constante movimento na apresentação das séries.
Ginástica de Trampolim: A ginástica de trampolim é um esporte no qual o ginasta deve executar uma série ininterrupta de dez saltos acrobáticos em um trampolim. Uma banca de arbitragem estabelece a pontuação do atleta com base na dificuldade da série, na sua execução e no tempo que o atleta despende no ar, chamado de tempo de voo. A nota de dificuldade depende da composição dos elementos que fazem parte da série e a nota de execução depende da forma como o ginasta efetivamente realiza os movimentos no trampolim. Além disso, o tempo de voo, medido por um aparelho eletrônico, completa a avaliação do ginasta.
Presente na competição desde os Jogos Olímpicos de Sidney 2000, a ginástica de trampolim conta com o evento individual feminino e individual masculino. Existem outras modalidades de ginástica de trampolim. Apesar de apenas o trampolim individual ser uma modalidade olímpica, o esporte ainda conta com disputas no trampolim sincronizado, no duplo-mini trampolim e no tumbling.
Ginástica aeróbica: Esta modalidade - elaborada por Kenneth Cooper - foi inicialmente desenvolvida para o treinamento de astronautas. Assim, a ginástica aeróbica surgiu no final da década de 1980 como forma de praticar exercícios físicos, voltada para o público em geral que frequentavam academias. Pouco depois, tornou-se também um esporte competitivo para ginastas de alto nível. A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é um esporte em que os atletas devem executar uma rotina de técnicas, com acompanhamento musical, com duração aproximada de 1 minuto e 45 segundos a 2 minutos, dentro de um espaço delimitado (7 x 7 metros). A série de exercícios deve contermovimentos ou técnicas que abranjam as diferentes capacidades físicas, tais como: força, flexibilidade, coordenação e resistência, com dinamismo e expressão, conforme a técnica de execução específica da modalidade. As categorias da GAE são: Individual Masculino, Individual Feminino, Dupla Mista, Trios e Equipes (6 a 8 atletas) dependendo da federação. A Ginástica Aeróbica não faz parte do programa dos Jogos Olímpicos. 
Entre as não-competitivas estão:
Contorcionismo que consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo;
Ginástica cerebral: praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro;
Ginástica laboral: geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos; O exercício mais aplicado são os alongamentos.
Ginástica localizada de academia: são os exercícios feitos em academias que ajudar o condicionamento físico e também emagrecer e para alguns também o fortalecimento muscular;
Hidroginástica: melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma ginástica praticada na água; É uma modalidade de ginástica de baixo impacto nas articulações, por isso, é muito indicada como meio de recuperação após uma lesão. 
Ginástica para Todos: englobam as modalidades competitivas de ginástica reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Aeróbica Esportiva, Esportes Acrobáticos e Trampolim), a Dança, as atividades acrobáticas com e sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais, destinadas a todas as faixas etárias e para ambos os sexos, sem limitações para a participação e, fundamentalmente, sem fins competitivos. Antigamente era conhecida como Ginástica Geral.
A Ginástica para Todos desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social. O evento que reúne todos os praticantes da Ginastica para Todos, onde mostram a evolução do esporte e compartilham seus conhecimentos entre as nações é o Gymnaestrada.
QUESTIONÁRIO:
A palavra “ginástica” é originária do grego:
Gynasium
Ginastique
Gymnastiké
Gymnádzein
Gynastic
A palavra “ginástica” significa “exercitar-se nu”. Por que o esporte recebeu esse nome?
Devido à forma como os gregos se exercitavam em seu tempo e fazia parte da sua cultura e costume.
Devido os gregos não ter roupas adequadas para se exercitarem no período em que a ginástica se destacou.
Por ser mais fácil de executarem os movimentos de alta complexidade do esporte.
Devido a uma proibição imposta naquele período que os obrigava a se exercitarem nus.
Nenhuma das alternativas.
A ginástica caiu em desuso com o domínio romano. No início do século XVIII, foi retomada com ênfase na Europa e teve a influência de duas Escolas de Ginástica, sendo que, uma delas introduziu aparelhos na prática do desporto. Quais eram essas Escolas?
Alemã e a Suíça
Alemã e a Russa
Alemã e a Grega
Alemã e a Sueca
Alemã e a Romana
Quem é considerado o pai da Ginástica Artística Moderna?
R:___________________________________
A ginástica atualmente é dividida em duas categorias. Quais são as ginásticas que pertencem à categoria das competitivas e que fazem parte dos Jogos Olímpicos? 
Acrobática, rítmica, artística, de trampolim e a aeróbica.
Acrobática, rítmica, artística e a de trampolim.
Rítmica, artística, de trampolim e a aeróbica.
Acrobática, rítmica, artística e a aeróbica.
Rítmica, artística e a de trampolim.
Leia com atenção as afirmações abaixo sobre a Ginástica Acrobática e preencha com V ou F:
( ) Tem sua possível origem nas atividades circenses que na Idade Média, tinham o seu ponto alto nas festas populares, onde grupos de acrobatas e saltimbancos tinham um grande destaque, tornando-se cada vez mais profissionais.
( ) Nas civilizações antigas, como Grécia e a China, onde os povos se dedicavam a atividades similares entre elas a construção de pirâmides humanas com os mais variados fins sejam eles lúdicos ou militares.
( ) A Ginástica Acrobática teve o seu primeiro quadro competitivo formal em 1934, quando se realizou a primeira competição na antiga URSS (Rússia) e desde então, faz parte do programa dos Jogos Olímpicos.
( ) Suas rotinas (coreografias) são executadas com acompanhamento musical e requerem expressão e movimentos do corpo perfeitamente sincronizados com a música que se passa. 
( ) Na constituição dos seus pares e grupos tem ginastas com diferentes idades e estaturas, aos quais damos três denominações: bases, intermédios e volantes.
( ) Os bases normalmente são os elementos mais novos do par ou do grupo com um estatura mais alta, normalmente mais fortes para facilmente sustentarem e apoiarem o volante. O volante é o outro elemento do par ou grupo normalmente mais velho, com uma estrutura física mais alta e mais forte para poder facilitar o trabalho em conjunto, permitindo também uma maior longevidade da participação desportiva.
( ) Existem 5 categorias: dupla feminina, dupla mista, dupla masculina, trios e quartetos.
A Ginástica Artística faz uso obrigatório de aparelhos e se divide em duas categorias. Quais aparelhos fazem parte da categoria feminina?
Salto sobre a mesa, solo, argolas, na barra fixa, nas barras paralelas e no cavalo com alças.
Salto sobre a mesa, argolas, nas barras assimétricas e na trave de equilíbrio.
Salto sobre a mesa, solo, argolas, na barra fixa, na trave de equilíbrio e no cavalo com alças.
Salto sobre a mesa, barras assimétricas, o solo e a trave de equilíbrio.
Salto sobre a mesa, barras assimétricas, cavalo com alças e a trave de equilíbrio.
Na ginástica rítmica a ginasta durante as suas apresentações faz uso de alguns equipamentos que devem ser manipulados em sincronia com os movimentos e a música e eles são entendidos como uma extensão do corpo e dos movimentos da ginasta; por isso, a avaliação da manipulação do aparelho é parte importante da pontuação da atleta e ele deve estar em constante movimento na apresentação das séries. Quais equipamentos pertencem a Ginástica Rítmica?
Bola, arco, corda e massas.
Bola, arco, fita, corda e massas.
Bola, fita, corda e massas.
Bola, corda e fita.
Bola, arco e corda.
Qual tipo de ginástica surgiu no final da década de 1980 como forma de praticar exercícios físicos, voltada para o público em geral que frequentavam academias e que pouco depois, tornou-se também um esporte competitivo para ginastas de alto nível e é representada pela sigla GAE?
Ginástica Anaeróbica
Ginástica Artística
Ginástica Aeróbica
Ginástica Aérea
Nenhuma das alternativas 
Relacione a coluna com os tipos de ginásticas não competitivas com as suas respectivas características:
Contorcionismo
Ginástica cerebral
Ginástica laboral
Hidroginástica
Ginástica localizada de academia
Ginástica para todos
( ) praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos.
( ) ginástica praticada na água; É uma modalidade de baixo impacto nas articulações, por isso, é muito indicada como meio de recuperação após uma lesão. 
( ) são os exercícios feitos em academias que ajudar o condicionamento físico e também emagrecer e para alguns também o fortalecimento muscular.
( ) englobam as modalidades competitivas de ginástica (Artística, Rítmica, Aeróbica Esportiva, Acrobática e Trampolim), a Dança, as atividades acrobáticas com e sem aparelhos, além das expressões folclóricas nacionais, destinadas a todas as faixas etárias e para ambos os sexos, sem limitações para a participação e, fundamentalmente, sem fins competitivos. Antigamente era conhecida como Ginástica Geral.
( ) praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada,acessam e estimulam partes específicas do cérebro.
( ) que consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo.

Outros materiais