Buscar

Processos Licitatorios - Prova I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização (GPU19)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456054) ( peso.:1,50)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A fase de abertura da licitação, quando a Administração pública manifesta publicamente a sua vontade de selecionar a proposta mais vantajosa para a celebração de determinado contrato, é sempre feita através de um instrumento que deve conter as informações relativas à licitação, condições de participar da disputa, créditos de escolha da proposta mais vantajosa etc. Qual seria o nome desse instrumento?
	 a)
	Adjudicação.
	 b)
	Edital.
	 c)
	Homologação.
	 d)
	Leilão.
	2.
	Na realização de licitações em que o objeto for obras e serviços, deverá o ente público seguir alguns procedimentos estabelecidos na Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações). No que tange aos documentos exigidos nas licitações de obras e serviços, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As licitações de obras e serviços deverão ser precedidas de projeto básico, projeto executivo e a execução das obras e serviços, obedecendo a esta sequência.
(    ) É obrigatória nas licitações de obras e serviços a apresentação de orçamento básico, estudo de impacto financeiro-orçamentário e plano fiscal.
(    ) Deverá cada etapa estar concluída e aprovada junto aos órgãos competentes, para prosseguimento das demais etapas e realização da licitação.
(    ) A legislação permite a efetivação da licitação sem os documentos necessários, devendo ser apresentados no ato da assinatura do contrato.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A doutrina costuma dividir as fases da licitação em duas: interna e externa. A interna é de grande relevância e, entre outras providências, verifica a necessidade de a Administração Pública celebrar o contrato. A fase externa, considerada por muitos autores como a Licitação propriamente dita, possui distintas fases. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as etapas da fase externa:
	 a)
	Abertura, habilitação, classificação, julgamento, homologação e adjudicação.
	 b)
	Abertura, edital, homologação, classificação e julgamento.
	 c)
	Edital ou Carta-convite, habilitação, julgamento, classificação e homologação.
	 d)
	Edital, habilitação, classificação, julgamento, homologação e adjudicação.
	4.
	O processo licitatório trata da forma e meio de o ente público proceder à licitação, que é o procedimento administrativo formal para convocar empresas interessadas na apresentação de propostas. Neste sentido, o interesse da administração pública é contratar com terceiros para suprir sua necessidade. Com relação ao objeto da licitação, analise as sentenças a seguir: 
I- Podemos definir como objeto de licitação tudo aquilo que o ente público quer contratar, como a compra ou venda de um bem, a execução de uma obra, entre outros. 
II- No processo licitatório, a administração pública está desobrigada a adequar o objeto de licitação a uma das modalidades de licitação, que são: convite, leilão, concorrência, tomada de preço, concurso e pregão.  
III- As informações sobre o objeto da licitação deverão estar presentes de forma clara no instrumento convocatório, para gerar entendimento sobre o que especificamente o poder público está licitando. 
IV- É facultado à administração pública fazer alterações do objeto da licitação, após concluído todo processo licitatório. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	Diante da realização de contratação direta, desde que obedecidas as prerrogativas legais para o caso, a inexigibilidade de licitação é o ato praticado pela administração pública toda vez que estiver presente a inviabilização de competição pela qualificação exclusiva que a solicitação exige. Sobre as hipóteses de inexigibilidade apontadas na legislação, analise as sentenças a seguir: 
I- Segundo a legislação, a administração pública poderá realizar a inexigibilidade de licitação no fornecimento de materiais, equipamento e em serviços executados por pessoa jurídica domiciliada no exterior.
II- Cabe aos órgãos da administração pública indireta realizarem o processo de inexigibilidade de licitação nas obras de grande volume de materiais e pessoal empregado, tornando inviável a realização de licitação pública.
III- A legislação prevê a inexigibilidade na aquisição de materiais, equipamentos fornecidos por uma única empresa, sendo necessário atestado do órgão de registro que comprove a exclusividade.
IV- É inexigível a licitação na contratação de profissionais ou empresas com notória especialização, e na contratação de artista consagrado pela crítica ou ainda pela opinião pública.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A licitação promove as condições de prática no que se refere à isonomia, preceito constitucional que garante a igualdade de condições com a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública. Considerando o objeto da licitação, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Compra.
II- Serviço.
III- Alienação.
IV- Obra.
(    ) Adquirido pela administração pública na modalidade de aquisição remunerada de bens.
(    ) É o meio com a finalidade de realizar atendimento para a administração pública, como conservação, demolição, reparação, entre outros. 
(    ) Realizado pelo contratado da administração pública de forma direta ou indireta na modalidade de construção, fabricação, entre outros.
(    ) Procedimento de transferência de domínio de bens a terceiros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - IV - III.
	 b)
	II - III - I - IV.
	 c)
	IV - II - III - I.
	 d)
	III - IV - I - II.
	7.
	Os Órgãos da Administração Direita (centralizada) e Indireta (descentralizada) para contratação de serviços, aquisição de bens, alienações, entre outros contratos celebrados pela Administração Pública devem ser precedidos de processo de licitação. Acerca da natureza e fundamento jurídico de tal obrigatoriedade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A fundamentação é técnica e decorre da necessidade de diminuir os gastos públicos.
	 b)
	Tem sua fundamentação na ordem constitucional brasileira.
	 c)
	Decorre do pacto republicano que legitima o poder político brasileiro.
	 d)
	Em regra geral, a licitação apenas é exigida para a Administração Direta.
	8.
	A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que trata das Licitações, dispõe sobre os procedimentos das licitações e contratos administrativos com relação a obras, serviços, compras etc. Considerando os aspectos formais e a aplicabilidade da Lei de Licitações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm>. Acesso em: 31 jan. 2015.
	 a)
	A Lei de Licitações prevê que todas as pessoas físicas e jurídicas que, porventura, vierem a receber recursos públicos, devem realizar licitações públicas.
	 b)
	A participação em licitações públicas é facultativa para as fundações e as empresas públicas, bem como as sociedades de economia mista da União, Estados, Distrito Federal e municípios.
	 c)
	A Leide Licitações trata de regras nas licitações e contratos administrativos aplicadas exclusivamente ao Poder Executivo da União, estados e municípios.
	 d)
	A Lei de Licitações deve ser aplicada em todos os órgãos da administração direta, aos fundos especiais e às autarquias.
	9.
	O Estado, para o desenvolvimento normal de suas atividades, celebra diuturnamente contratos com inúmeros entes privados. Por ser o Estado um ente que age em nome do interesse público, ele não pode utilizar o dinheiro segundo seu bel-prazer. É obrigado a não apenas escolher a melhor proposta, mas também possibilitar iguais condições de participação de todos os potenciais interessados e utilizar mecanismos corretos para demonstrar as razões e controle sobre a decisão final. Quais são os princípios que fundamentam substancialmente tais obrigações do Estado?
	 a)
	Da constitucionalidade e legalidade.
	 b)
	Da representatividade e devido processo legal.
	 c)
	Da igualdade política e acesso à justiça.
	 d)
	Da impessoalidade, moralidade e equidade.
	10.
	A Licitação é um procedimento vinculado, isto é, todos os atos e fases estão previamente fixados em lei. Qual é a Lei que estabelece normas gerais sobre a licitação e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios?
	 a)
	A Emenda Constitucional nº 45 de dezembro de 2004.
	 b)
	A Lei nº 8.6666, de 21 de junho de 1993.
	 c)
	A Lei nº 8429 de junho de 1992 (Lei da Improbidade Administrativa).
	 d)
	A Lei nº 8078/90 (Código de Defesa do Consumidor) combinada com o artigo 173 da CF.
Parte inferior do formulário

Outros materiais