Discursiva Avaliação Educacional
7 pág.

Discursiva Avaliação Educacional


Disciplina<strong>avaliação</strong> <strong>educacional</strong>8 materiais18 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A
Sabe-se que o processo de avaliação deve ser contínuo e visar seu papel no auxílio construção do conhecimento dos alunos, Segundo Luckesi (2006):
No dia a dia, em todos os momentos praticamos avaliação, na medida em que desejamos obter o melhor de nossa ação. Avaliação: conceitos, pressupostos, concepções e funções. Podemos observar isso nos atos mais simples e nos mais complexos. Ninguém de nós busca o insucesso. Diagnosticamos para identificar impasses e encontrar soluções, as melhores possíveis.
Acadêmico(a) de acordo com suas aprendizagens nesta disciplina, escreva uma reflexão sobre seu entendimento sobre qual a importância da avaliação, bem como sua função em nossos dias.
Questão B
Em uma escola municipal do interior de Santa Catarina, a professora ANA trabalha com uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, a mesma é formada a 18 anos e com o mesmo tempo de experiência de sala de aula, insiste em trabalhar de maneira tradicional mantendo uma postura mais rígida em sala de aula, qual não abre muito espaço para os alunos para participarem de suas aulas, a mesma utiliza-se de poucas inovações para trabalhar os conteúdos e ainda utiliza a avaliação de maneira punitiva. Pois segundo ela, ela aprendeu desta forma e deu certo, e isso que importa!
Em sua opinião, como a Pedagoga responsável desta escola poderia incentivar a professora ANA a repensar e mudar sobre sua maneira de trabalhar em sala de aula, bem como a maneira de avaliar seus alunos, sem ofender e manter o respeito? Qual modalidade de avaliação é mais indicada? Escreva uma reflexão que aborde essas questões elencadas acima.
Questão A
O ser humano está constantemente avaliando situações, pessoas, lugares, conceitos. E quando falamos em educação avaliar se torna imprescindível para o sucesso do aprendizado, pois é através das avaliações que é verificado o grau de saber para um determinado assunto do aluno. Assim é possível focar melhor em determinadas dificuldades e determinar os planos de ensino e de aula.
A avaliação é, portanto, um instrumento muito importante para o professor. A qualidade do ensino está relacionada diretamente com a qualidade das avaliações realizadas. O professor precisa saber que avaliar não se resume somente a trabalhos, provas e notas, pois a avaliação deve ser um processo contínuo e não deve ser considerada uma forma de punição.
É interessante mostrar ao aluno que a avaliação não é algo que ele deva temer, pois é a forma do professor entender melhor o conhecimento de cada aluno, podendo assim, melhorar seu processo de ensino. E quando esse processo é contínuo, amplo e discutido com os alunos o processo de aprendizado se torna muito mais produtivo.
Questão B
Alguns professores mais tradicionais costumam insistir em métodos de ensino em que não permitem a participação dos alunos e utilizam avaliações de forma punitiva, o que gera pouca produtividade no ensino e alunos insatisfeitos.
Esses professores acreditam que por terem aprendido dessa forma, devem ensinar da mesma forma que aprenderam, sem procurar métodos diferentes e inovadores. A professora Ana tem esse comportamento e para que ela possa entender que existem formas diferentes de ensino e de avaliação e que alguns métodos são mais eficazes que outros para determinados alunos, uma vez que cada um aprende de uma forma, a equipe pedagógica poderia indicar que ela assistisse algumas aulas de professores que aplicam outros métodos e tem bons resultados com os alunos. 
É muito importante incentivar essa professora a procurar diferentes instrumentos de avaliação e acompanhar como o seu trabalho está sendo desenvolvido. Porém, sem impor que essas mudanças sejam realizadas, mas mostrando a ela que é possível melhorar sempre.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em dezembro de 2009, foram instituídas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil pela Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, que se articulavam às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Nela foram reunidos princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Sobre isso é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação. 
O acadêmico necessita, nesta questão, compreender a concepção de avaliação defendida pelos documentos oficiais da educação a concepção de avaliação infantil. A mesma vem com o sentido a acompanhar gradualmente o percurso de conquistas aos aprendizados trabalhados na escola. Não busca classificar alunos ou professores.
b. As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento dos professores, pois o objetivo é permanecer com os bons docentes. 
c. As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, com objetivo de seleção, promoção ou classificação. 
d. As instituições de Educação Infantil não devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, pois objetivo é de seleção e classificação. 
e. As instituições de Educação Infantil necessitam criar procedimentos próprios para acompanhamento do trabalho pedagógico. Já, sobre a avaliação do desenvolvimento das crianças, não há dúvidas que o objetivo é de seleção, promoção ou classificação. 
Feedback
A resposta correta é: As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Uma das atitudes essenciais no trabalho do professor enquanto avaliador é a observação, por meio dela ele terá ao seu dispor elementos riquíssimos para proceder à avaliação da criança da Educação Infantil. É necessário que ele aprimore essa atitude de observador para que possa perceber as diferentes etapas de desenvolvimento por meio das condutas e da evolução que essas crianças apresentam no dia a dia da creche ou da Educação Infantil. Nessa perspectiva, se dará o entendimento do professor como um observador desse processo para assumir, posteriormente, o papel de:
Escolha uma:
a. pré alfabetizador infantil. 
b. mediador da aprendizagem. 
GABARITO \u2013 Resposta correta é a que apresenta \u201cmediador da aprendizagem\u201d (...) Nessa perspectiva, se dará o entendimento do professor como um observador desse processo para assumir, posteriormente, o papel de mediador da aprendizagem. Outra questão a ser ressaltada é o registro sistematizado que deverá ser efetivado a partir das observações realizadas diariamente, além da procura por formas de intervenção, objetivando sempre o processo de crescimento e desenvolvimento da criança. Conforme livro da disciplina Avaliação Educacional, capítulo 5, página 93.
c. cuidador de crianças. 
d. educador infanto-juvenil. 
e. professor educacional infantil. 
Feedback
A resposta correta é: mediador da aprendizagem..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No cotidiano escolar, os Professores utilizam diferentes instrumentos e procedimentos para verificar a aprendizagem de seus educandos, em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem. É importante lembrar que a escolha, utilização e elaboração dos instrumentos de avaliação são determinantes no processo de ensino-aprendizagem. Como o autor Dino Salinas (2004) define os instrumentos de avaliação?
Escolha uma:
a. Como uma tática, uma estratégia para elevar os índices