A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO DE CARREIRAS

Pré-visualização | Página 4 de 16

ou intraempreendedor. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O interesse pelo empreendedorismo aumenta a capacidade do desenvolvimento da carreira.
( V ) Ser empreendedor é tornar-se criativo, inovador e positivo nas tomadas de decisões.
( F ) As organizações não incentiva m seus profissionais a ser em empreendedores, pois os tornam desmotivados.
( F ) Um dos fatores para a desmotivação é envolver o empreendedorismo junto à carreira.
27-Alguns pesquisadores exploraram o empreendedorismo e posicionaram a Gestão de Carreiras dentro dele, oferecendo uma amplitude diferente para o encarreiramento profissional. Um aspecto interessante e pertinente da "Carreira Empreendedora" é a existência de fatores chamados de "propulsores" do empreendedorismo e que são importantes nessa abordagem. Dentro desse contexto, sobre os "propulsores" do empreendedorismo, classifique V par a as sentenças verdade iras e F para as falsas:
( F ) Na Carreira e Empreendedorismo, há a necessidade de se identificar os ele mentos propulsores do empreendedorismo individual, chamados de acelerador (elementos que aceleram o empreendedorismo ) e buscador (elementos que buscam empreendedores).
( F ) Na Carreira e Empreendedorismo é necessária a identificação dos fatores propulsores do empreendedorismo social, chamados de facilitador (elementos que facilitam o empreendedorismo) e oportunizador (elementos que oportunizam o empreendedorismo).
( V ) Na Carreira e Empreendedorismo há a necessidade de se identificar os fatores propulsores do empreendedorismo individual, chamados de push (elementos que empurram indivíduos para o empreendedorismo) e pull (elementos que atraem os indivíduos para o empreendedorismo).
( F ) Na Carreira e Empreendedorismo há a necessidade de se identificar os fatores instigadores do empreendedorismo social, chamados de controlador (elementos que controla m os empreendedores) e ativador (elementos que incentivam os empreendedores).
28-Com relação à estrutura de carreira, são apresentados quatro modelos distinto s: Vertical, Paralela Simples, Paralela em formato de “Y” e a Paralela Múltipla. A carreira paralela possibilita o colaborador adaptar interesses e aptidões de uma maneira mais flexível, porém, conforme verificado por Dutra (1996), é necessário adequar o modelo à empresa, respeitando a cultura organizacional. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
( V ) Para a utilização d esse modelo, deve haver igualdade rigorosa entre os braço s técnico e gerencial, na carreira em Y.
( F ) O modelo de carreira paralela é o mais utiliza do nas organizações pela simplicidade no gerenciamento.
( F ) Nesse modelo, o colaborador tem pouca flexibilidade, devendo subordinar-se às determinações da organização.
( V ) Na carreira paralela, os critérios devem ser bem definidos, transparentes e apresentar igualdade entre si para que não ocorram ressentimentos.
FONTE: DUTRA, J. S. Ad ministração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
29-No dia a dia da organização, verificamos a interação de gestor es envolvidos nas decisões que envolvem as carreiras dos funcionários. Esse processo de interação envolve planejamento de carreira e administração de carreira, em que cada pessoa tem suas atribuições específicas. Sobre as atribuições d a organização com relação ao planeja mento de carreira, analise as sentenças a seguir:
I- Disponibilizar modelos de planejamento de carreira, recursos, aconselhamento e informações necessárias a o planejamento de carreira individualizado. CORRETA
II- Preparar os subordinados na organização com relação ao desenvolvimento de carreira, e aconselhamento de carreira a os diretores. ERRADA
III- Conceder programas de treinamento de competências e oportunidades de experiências para o desenvolvimento no trabalho. CORRETA
IV- Acompanhar e atualizar os planos dos empregados de forma adequada. ERRADA
30-Para Lawler III ( apud DUTRA, 1996) existe m dois tipos de diferenciação na construção de um modelo de carreira: baseado no trabalho executado pelas pessoas (job-based) ou baseado na capacitação d as pessoas (skill-based). O modelo de carreira job-based é de fácil aplicação, mas apresenta quatro limitações. Dentro desse contexto , a respeito dessas limitações do "job-based", assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUTRA, J. S. Ad ministração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.
(X ) O cargo é o mais importante e as pessoas são valorizadas pelo cargo que ocupam.
( ) O nível hierárquico é o mais importante, sendo que quanto mais elevado o cargo, mais valorizada é a pessoa.
( ) A flexibilidade é o m ais importante, sendo que existe estímulo ao envolvimento das pessoas com o seu desenvolvimento.
( ) As pessoas são as mais importantes e o cargo que ocupam não é levado em consideração.
31-Com o empreendedorismo, desenvolvem-se competências e habilidades de criações e execuções. É tornar alguém diferente na dedicação de cada necessidade para estar apto a assumir riscos financeiros. Consequentemente, empreendedor não é somente aquele que modifica , renova, é o possuidor de habilidades e práticas com a capacidade de ser versátil. Ser empreendedor é ter capacidade de gerar seu próprio negócio, dando início a uma nova organização, correndo riscos. Com isso, empreender é o senti do de dar início ao seu novo empreendimento, assumindo um comportamento próprio , único e exclusivo. Sobre os atributos das pessoas comuns q ue têm a habilidade de empreender, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Manifestam persistência; possuem aptidões e habilidades nas tolerâncias e nas in certezas; atuam com recursos.
( F ) São voltados aos desfecho s e bons resultados; estão focados em estabilidade s empregatícias; aproveitam oportunidades na carreira empreendedora.
( V ) São criativos, engenhosos e construtivos; correm riscos amenos; são voltados aos desfechos e bons resultados.
( F ) Possuem aptidões e habilidades nas tolerância s e nas incertezas; são criativos, engenhosos e construtivos; estão focados em estabilidade empregatícia.
32-Construir um projeto sustentável de carreira exige uma maior atenção em comparação ao autoconhecimento, que é um dos fatores essenciais e difíceis para planejar uma carreira. Entende-se pelo autoconhecimento, a análise das potencialidades e qualidades perante os desafios enfrentados. O professor Rolf Kenmo (2007) apresenta o teste Szondi, baseado na teoria desenvolvida que é ordenada por algumas necessidades universais. Sobre essa classificação, analise as sentenças a seguir:
FONTE: KENMO, R. Deixe a personalidade florescer: um caminho para equilibrar seu espaço vital. São Paulo: All Books, 2007.
I- A Sensibilidade é ser afetivo e sereno, a principal necessidade é sentir o contato com a pele. CORRETA
II- A Qualidade é ser ativa, a principal necessidade é usar a força física. ERRADA
III- A Exposição apresenta como principal necessidade o reconhecimento de um pelo outro. CORRETA
IV- A Força é ter responsabilidade e manter a ordem e o controle sobre si mesmo. ERRADA
33-O teste vocacional pode funcionar como uma ferramenta de autoconhecimento que busca avaliar o indivíduo quanto aos seus interesses, competências e personalidade. Um dos principais objetivos deste teste é identificar o perfil profissional ou ainda identificar sua personalidade com relação à sua vida profissional. No entanto, a personalidade possui alguns significados diferenciados. Com relação às diferentes abordagens da personalidade, analise as sentenças a seguir:
I- Personalidade psíquica corresponde aos sentimentos humanos, bem como a forma que corresponde à matéria do corpo humano. ERRADA
II- Personalidade física remete à forma física do ser humano na forma de pensar. ERRADA
III- Personalidade psíquica está diretamente ligada às questões intangíveis