A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO DE CARREIRAS

Pré-visualização | Página 7 de 16

e o medo da perda do emprego resultou, muitas vezes, em funcionários remanescentes que trabalhavam mais intensamente com salários relativamente menores. Segnini (2000) aponta a busca por manter o emprego transformando o medo em produtividade como ?pedagogia do medo?. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o significado deste termo: 
 FONTE: SEGNINI, L. R. P. Reestruturação nos bancos no Brasil: desemprego, subcontratação e intensificação do trabalho. Educação & Sociedade, São Paulo, ano XX, n. 68, p. 183 - 109, 2000. 
( ) Pode ser entendido como ações conjuntas com o objetivo de conscientizar pessoas de forma individual. 
( X ) Pode ser entendido como intervenções isoladas ou conjuntas com a finalidade de intimidar pessoas, individualmente ou grupos. 
( ) Pode ser entendido como ações de capacitação pedagógica e a formação de novos gestores. 
( ) Pode ser entendido como o oferecimento de vantagens financeiras para aumentar a satisfação pessoal dos colaboradores. 
52-Um aspecto interessante abordado na construção da carreira é que trata do ?temperamento? pessoal, portanto, o jeito próprio individual de agir ou reagir diante de cada situação com a qual se depara. Isso é algo evidente, pois no cotidiano cada um tem um jeito de enfrentar as situações e isso acaba por variar durante a vida. Dentro dessas circunstâncias, analise as afirmativas a seguir: 
I- O temperamento muda durante a vida, portanto, agimos conforme a idade. (ao nascermos, passarmos pela infância, juventude até a idade adulta). CORRETA
II- O temperamento é a capacidade de se realizar uma atividade, porque a pessoa já a fez antes. ERRADA
III- Algumas pessoas são tímidas e introspectivas, se saem melhores em atividades de análise. Outros são desembaraçados e extrovertidos, por isso fazem sucesso em ações que exigem intensa interação social. Isso tudo faz parte do temperamento pessoal. CORRETA
IV - O temperamento é a forma de pensar e agir na qual o empregado se posiciona como um fornecedor externo que foi contratado para realizar uma tarefa específica. ERRADA
53-O estudo das carreiras fornece vários modelos de carreira estudados com o passar das décadas. Autores como Cecília Bergamini, Tim Hall, Joel Dutra, entre outros, concordam num aspecto: os novos modelos de encarreiramento se afastam do modelo tradicional de carreira, cujas características são bem conhecidas. Sobre as características da Carreira Tradicional, analise as afirmativas a seguir: 
I- Instabilidade no vínculo empregatício e negociabilidade em redes de relacionamento. ERRADA
II- Progressão descontínua, no curto prazo, tanto verticalmente quanto horizontalmente e variedade de experiências em muitas empresas diferentes. ERRADA
III- Estabilidade profissional e progressão linear vertical, vinculada ao tempo de função. CORRETA
IV - Características burocráticas e dependência da organização. CORRETA
54-Os modelos de carreiras são classificados de diversas maneiras. Entre eles, temos a carreira proteana. Nesse modelo de carreira, os indivíduos eram ocasionados pelas necessidades individuais, na qual os objetivos pessoais estão acima das necessidades da organização. Sobre as características da carreira proteana, analise as sentenças a seguir: 
I- Nesse modelo de carreira, o gerenciamento é feito pelas pessoas. CORRETA
II- A carreira é uma sequência de capacidades, conhecimentos, experiências e mudanças na sua vida. ERRADA
III- A organização oferece competências leves, informações fracas e relacionamentos não construtivos. ERRADA
IV - A carreira proteana apresenta como característica um cunho dinâmico e o desenvolvimento de um estudo contínuo. CORRETA
 
55-Empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação. "Um Empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões" (FILION, 1991, p. 19). Considerando as características empreendedoras, analise as sentenças a seguir: 
I- As oportunidades são aproveitadas para acumular experiência em negócios. CORRETA
II- São trabalhadores que precisam de motivação externa para seguir com os seus planos. ERRADA 
III- Aprendem constantemente e definem seus próprios padrões de trabalho. CORRETA
IV - Têm o seu próprio sistema de relações com os seus empregados. CORRETA
FONTE: FILION, Louis Jacques. O planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial. RAE - Revista de Administração de Empresas, FGV, São Paulo, jul./set., 1991.
56-O empregado é o principal responsável pelo seu autoconhecimento, sua contínua formação profissional e conhecimento das oportunidades oferecidas pela empresa a pelo próprio mercado de trabalho. A empresa deve promover ações que estimulem esse desenvolvimento, oferecendo oportunidade contínua de aprendizagem e crescimento profissional. Desta forma, as ferramentas da gestão de carreira auxilia a promover o desenvolvimento dos empregados de uma empresa na oferta de suporte:
I-Referente à política salarial, aos níveis de promoção e á política de treinamento e desenvolvimento profissional. ERRADA
II-Sobre as decisões individuais sobre carreira, incluindo a autoavaliação e os processos estruturados de feedback. CORRETA
III-Inclui os processos de avaliação de desempenho e de crescimento profissional gerenciados pela empresa. CORRETA
IV-O treinamento de gestores para serem conselheiros e orientadores de seus colaboradores, direcionando suas carreiras na organização. CORRETA
57-Com o mercado competitivo, as empresas estão investindo cada vez mais em programas de treinamento corporativo e no desenvolvimento de capital humano para se destacar. Estes se referem ao aprimoramento de habilidades e competências tanto no âmbito pessoal quanto no profissional de cada colaborador. Estes treinamentos ajudam a aumentar a produtividade, aprimorar as habilidades e as competências de cada equipe para obter os resultados almejados. Com relação ao tema abordado no texto, avalie as asserções a seguir e a relação e proposta entre elas:
I- A empresa, ao estruturar a carreira dos seus funcionários, deve priorizar o desenvolvimento de competências organizacionais em detrimento dos interesses de cada profissional, que passa a ter caráter subsidiário.
PORQUE
II- Ao promover a formação dos funcionários, em longo prazo, a empresa modifica os interesses pessoais de cada profissional que, no futuro, estarão aptos a geri-la.
Assinale a alternativa CORRETA:
( X ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
58-Com relação às diversas características que envolvem o indivíduo na busca de uma carreira profissional, são apresentados estágios de carreira, sendo estes abordados ao longo dos estudos adquiridos sobre a evolução das teorias de carreiras. Esses estágios seguem de acordo com as escolhas do indivíduo durante o ciclo de vida. Sobre a sequência em que esses estágios acontecem, ordene os itens a seguir:
I- A exploração, em que o indivíduo ingressa no mercado de trabalho, ocupando o seu primeiro espaço.
II- O crescimento, em que o indivíduo, durante sua infância, sonha sobre sua vida profissional.
III- O declínio, em que o indivíduo chega a diminuir suas atividades profissionais e vem a aposentadoria.
IV- A manutenção, momento de assegurar o que consegue na sua carreira profissional.
V- O estabelecimento, momento de buscar a estabilidade profissional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) IV - II - I - III - V.
( ) II - III - I - V - IV.
( X ) II - I - V - IV - III.
( ) III - I - IV - V - II.
59-Com a existência de uma grande pluralidade de abordagens a respeito da carreira, Guedes (2009) apresenta diversas perspectivas do