A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO DE CARREIRAS

Pré-visualização | Página 8 de 16

conceito de carreira. A respeito da “Carreira como Profissão”, trata-se de uma abordagem da carreira usada atualmente e que é mais ligada à visão tradicional do encarreiramento. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
FONTE: GUEDES, S. A. A carreira do empreendedor. 2009. 160f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
I- Na “Carreira como Profissão”, o objetivo primordial é ter o maior número possível de experiências em empresas diferentes, inclusive no exterior. ERRADA
II- Na “Carreira como Profissão”, o ofício retrata a carreira e está associado a um padrão de progresso sistemático de uma profissão específica. CORRETA
III- Na “Carreira como Profissão”, os profissionais passam periodicamente pelo que os sociólogos denominam de “transições de status regulares”, que são movimentos regulares de um status para outro. CORRETA
IV- Na “Carreira como Profissão”, o objetivo principal é ser promovido rapidamente, para que antes dos 40 anos o indivíduo possa estar em posição de diretoria ou, no mínimo, gerência sênior. ERRADA
60-As demissões em massa e o surgimento de consumidores mais sofisticados e exigentes ocorridos no Brasil e demais países industriais capitalistas causaram o surgimento de diferentes dimensões humanas nas empresas. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Neste período, os funcionários mais qualificados tecnicamente passaram a absorver as atividades dos funcionários demitidos, porém com rendimentos proporcionalmente menores.
( ) Surgiu uma massa de funcionários mais qualificados tecnicamente e os colaboradores remanescentes passaram a rejeitar as atividades dos funcionários demitidos.
( ) Poucos impactos ocorreram e a massa de funcionários demitidos foi quase que imediatamente absorvida por outras empresas, embora houvesse uma crise econômica intensa.
( ) Os funcionários não se preocupavam com qualificação técnica, sendo, assim, pouco capacitados, e os novos colaboradores passaram a absorver as atividades destes funcionários.
61-Houve muitas transformações durante a década de 90, em que uma das prioridades buscadas pelas pessoas foi a satisfação pessoal e a profissional. Assim, as empresas tiveram que se adaptar ao desenvolvimento global, mudando gradativamente sua maneira de administrar, ou seja, integrar as pessoas ao crescimento da organização. Nesse contexto, muda também a visão do mundo de trabalho. Sobre a análise do ontem e do hoje, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Autoridade.
II- Estabilidade de emprego.
III- Escritório.
IV- Direitos.
( II ) Liberdade pessoal e controle profissional.
( IV ) Negociação.
( III ) Espaço virtual.
( I ) Influência.
62-O profissional ativo no mercado de trabalho está em constante evolução, no entanto, depara-se com a devida administração de carreiras exigidas pelas organizações. Relacionado à administração de carreiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) A administração de carreiras é influenciada pelas constantes demandas no mercado de trabalho.
( V ) Geralmente, é a empresa que define a gestão de carreiras de um profissional por meio de sua trajetória.
( V ) Acredita-se no comprometimento das pessoas que estão envolvidas na gestão de carreiras.
( V ) A administração de carreiras é definida como necessidade humana nas etapas da evolução do indivíduo.
63-Diante das mudanças rápidas que ocorrem atualmente no mundo, existe uma pressão dos gestores com relação aos colaboradores para que executem suas atividades de forma mais dinâmica e eficaz para atingir os objetivos organizacionais mais rapidamente e com a menor quantidade de recursos disponíveis. Os impactos dessa mudança sobre a Gestão de Carreiras é grande. Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Para a compreensão do mundo atual, os economistas apontam o “problema econômico”, que consiste no consumo de recursos escassos para o desejo infinito de consumo do homem.
( V ) A situação do mundo atual é consequência de mudanças que vêm ocorrendo há muitos anos, desde que a sociedade industrial passou a ser basicamente uma sociedade de informação. 
( F ) A situação do mundo atual é consequência de mudanças que vêm ocorrendo há muitos anos, desde que a sociedade industrial passou a ser basicamente uma sociedade agrária, baseada na necessidade do ser humano em consumir produtos mais saudáveis. 
( F ) A situação do mundo atual é consequência de mudanças que vêm ocorrendo há muitos anos, desde que a sociedade agrícola passou a ser basicamente uma sociedade de informação. 
64-A autoavaliação é um exercício de reflexão fundamental para todas as pessoas. Ela se aplica a todas as facetas da nossa vida: desde a profissional até a social e a pessoal. Saber avaliar-se é uma habilidade enriquecedora, porém muito difícil. A partir destas informações sobre autoavaliação, analise as sentenças a seguir:
I- Faz parte da autoavaliação realizar uma análise sobre a situação atual com relação à projeção do futuro e à projeção das mudanças desejadas. CORRETA
II- Uma das principais características da autoavaliação é a análise de suas qualidades, interesses e potenciais para os diferentes espaços organizacionais, seja dentro de organizações ou no seu próprio negócio. CORRETA
III- A autoavaliação é um processo necessário que pode ser realizado a curto, médio e longo prazo, dependendo somente dos objetivos da carreira. CORRETA
65-A flexibilidade da organização se dará pela mudança da estrutura, pela descentralização e pela delegação do controle. O desenho do emprego passa pela flexibilidade funcional (polivalência e multifuncionalidade) da força de trabalho. Haverá diferentes tipos de contrato, de local de trabalho e de relação empresa x empregado ou empresa x trabalhador autônomo. A flexibilidade, em organizações e empregos, só será atingida através de indivíduos com alto nível de comprometimento e autoconfiança. Sobre as carreiras sem fronteiras, analise as sentenças a seguir:
I- O profissional pode transitar livremente pelas organizações em modelo de contrato temporário. CORRETA
II- A rede de relacionamento contribui potencialmente para carreira deste profissional. CORRETA
III- A estabilidade profissional determina esta carreira independente. ERRADA
FONTE: NOVAES, S. Administradores: o novo significado do trabalho e a carreira sem fronteiras. Disponível em:<http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-novo-significado-do-trabalho-e-a-carreira-sem-fronteiras/98421/>. Acesso em: 10 jul. 2018.
66-Uma maneira de se compreender o encarreiramento, em conformidade com o Prof. Joel Dutra (1996), é entender a carreira com ênfase no processo. Sobre o encarreiramento baseado no “processo”, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUTRA, J. S. Administração de carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996. 
( ) Refere-se às carreiras construídas no exterior, em empresas multinacionais.
( ) A carreira é baseada nas aspirações e sonhos do indivíduo. 
( ) A abordagem é inovadora, pois se concentra na trajetória irregular do indivíduo, com base nas modernas teorias de Jules Henri Fayol.
( X ) A carreira envolve uma série de etapas que refletem as necessidades das organizações.
67-O uso geral de métodos que buscavam aumento de produtividade sem o menor cuidado de se adaptar à realidade brasileira, muitas vezes, trouxe insucessos, além de incredulidade, desmotivação e resistência geral dos colaboradores a mudanças, conforme observado por Rodrigues (2001). Isso aconteceu nas empresas, no século XX, com a onda de downsizing que ocorreu aqui. 
FONTE: RODRIGUES, L. C. (Org.). Empreendedorismo: construindo empresas vencedoras. Blumenau: Acadêmica, 2001.
A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) Downsizing: enxugar a estrutura, em certos momentos, se