Buscar

PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE INTESTINO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SABIA QUE É POSSÍVEL PREVENIR O CÂNCER DE INTESTINO?
As FIBRAS Solúveis protegem contra o
câncer colorretal e contribuem para a
manutenção da flora intestinal. Já as
Insolúveis, aumentam o bolo fecal e
previnem a constipação.
São encontradas nas frutas, verduras,
leguminosas, cereais integrais, aveia,
sojá. Recomendação diaria para adultos é de 20 - 30g, e maiores de 51 anos (masc. 30g – fem. 21g)
A VITAMINA D auxília na absorção de cálcio no organismo. Combate a infecções inibindo a proliferação de células cancerígenas, e mantém o sistema imunológico em alta. 90% é sintetizado por exposição ao sol (15min diários) e 10% vem dos alimentos. Fonte: salmão, mariscos, sardinha, ovo, leite, queijos e cogumelhos. Sua recomendação de suplementação é de 200UI/dia para adultos, porém cada indíviduo requer uma quantidade diferente e é importante seguir a recomendação de um profissional de acordo com seu exame de sangue. 
PREPARO dos alimentos: é indíspensavel o tempo de remolho para alguns alimentos antes de seu consumo para não gerar perdas de valor nutricional e facilitar sua digestão. Destacam-se as leguminosas onde: o feijão e o grão-de-bico necessitam remolho de 24hr, e a lentilha em torno de 6 horas.
PRÓBIOTICOS: são micro-organismos vivos que atuam na defesa do microbiota intestinal inibindo os micro-organismos patogênicos. Fonte: keffir, leites fermentados, missô, kambucha. PREBIOTICOS: estimulam a atividade de população bacteriana desejaveís no colon. São encontrados na cebola, alho, tomate, banana. Os dois juntos são simbióticos, e trabalham para beneficiar a saúde geral do indivíduo.
A ingestão de ÁGUA aumenta o bom funcionamento do transito intestinal junto com as fibras. Além de ser o veículo de transporte para vários nutrientes no sangue, também provove a hidratação corporal. Sua recomendação diaria adequada vária de 2 – 2,5L, dependendo do tamanho do indíviduo. 
O CÁLCIO associado junto com a Vitamina D são evidenciados como anticancerígenos colorretal. Também previne a osteoporose. Temos como algumas fontes: semente de gergelim, leite, gema do ovo, peixes, cereais integrais e folhas verdes (chicoria, couve, brócolis, rúcula). Recomendação diaria: mulheres de 19 - 50 anos e homens de 19 – 70 é 1.000mg/dia. 
DIMINUIÇÃO de carnes vermelhas. O consumo em excesso de Ferro Heme proveniente das carnes, pode gerar um efeito tóxico nas células, facilitando assim, o desenvolvimento do câncer. A recomendação adequada é em torno de 300g - 500g de carne cozida por semana ou 50g/dia, referente a um pedaço de bife pequeno.
Praticar uma ATIVIDADE FÍSICA auxilia no funcionamento do trânsito intestinal, fortalece as defesas do organismo e ajuda a manter o peso corporal. É recomendável fazer ao menos 30min diarios de qualquer tipo de atividade aeróbica. Escolha a sua!

Outros materiais