Buscar

Apol 1 Fundamentos historicos e teoricos positivismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
Com relação ao período do Renascimento, alguns processos são importantes e presentes nesta construção. Analise as assertivas abaixo:
I Um dos principais efeitos do renascimento foi justamente o reposicionamento do homem em relação ao seu meio.
II A Reforma Protestante, que abriu a possibilidade de questionar a fé, propiciou o solo fértil onde o monge Martinho Lutero pôde desenvolver as suas 95 teses em que desafiava os ensinamentos da Igreja Católica.
III Não há qualquer relação entre as tradições religiosas e o poderio dos reis sobre a sociedade, neste período histórico.
Assinale a alternativa correta:
	A	I e III estão corretas
	B	II e III estão corretas
	C	I e II estão erradas
	D	I e II estão corretas. 
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
Paralelo ao desenvolvimento do renascimento que se observa uma reação dos governantes e aqui, entre os anos que vão de 1500 a 1700, se encontra o ápice do absolutismo na Europa. Tal regime de governo previa que o poder do rei deveria ser independente de qualquer outro órgão. De acordo com o estudado na Aula 1, analise as assertivas e assinale a única alternativa correta sobre a célebre a frase atribuída a um dos reis absolutistas da França, chamado Luis XIV que disse:
	A	"O Estado sou eu";
	B	O Estado é meu”;
	C	“Deus é o Estado”;
	D	“O Estado é de Deus”.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
O reposicionamento do homem na produção do pensamento e na ciência deram origem, dentre outras coisas, ao movimento político, social e filosófico chamado Iluminismo. Este aconteceu ao longo do século XVIII, com grande intensidade na França e, dentre diversos efeitos, resultou no evento conhecido como Revolução Francesa. De acordo com o estudado na aula 1 analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta sobre os acontecimentos da Revolução Francesa:
	A	a classe burguesa liderou a tomada do poder e a derrubada do regime monárquico de governo;
	B	a classe operaria se empoderou e liderou a tomada do poder e a derrubada do regime monárquico de governo;
	C	a classe burguesa liderou a tomada do poder e a derrubada do regime oligárquico de governo;
	D	o clero e a burguesa lideram a tomada do poder e a derrubada do regime monárquico de governo.
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
O pensamento do homem estava em grande medida atrelado ao pensamento hegemônico da igreja. A grande implicação disso se constata na quantidade de filósofos e cientistas que foram queimados nas fogueiras da inquisição ao longo desse período. Um dos casos mais famosos foi o do cientista Galileu Galilei. A luz do estudado na Aula 1, responda a única alternativa correta sobre o cinetista Galileu Galilei:
	A	foi torturado e morto pois afirmou de que a terra girava ao redor do sol;
	B	só não foi torturado e morto pois negou suas afirmações de que a terra girava ao redor do sol. Na prática, o resultado dessa perseguição estava relacionado ao atraso no desenvolvimento da sociedade em geral (proibições de pesquisas na área da medicina, na área das navegações, condenação do sistema bancário criado pelos burgueses, etc.);
	C	só não foi torturado e morto pois lutou até conseguir provar que suas afirmações de que a terra girava ao redor do sol estavam corretas e afirmando na prática, o que essa perseguição apresentava atraso no desenvolvimento da sociedade em geral (ao conseguir autorização para suas pesquisas houve grande desenvolvimento na área da medicina, na área das navegações, evolução do sistema bancário criado pelos burgueses, etc.)
	D	foi queimado vivo pois não refutou que a terra girava em torno do sol, o que não nos colocava no centro do universo como acreditavam a época.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social: Dimensão Teórica/Positivismo
Com relação à gênese do pensamento positivo e dos autores a ele relacionados, assinale a alternativa correta.
	A	Para Condorcet, a sociedade pode estar submetida a leis gerais de uma matemática social livre de paixões e interesses.
	B	As "paixões e interesses" a que se referia Condorcet fazem menção ao conhecimento tradicional produzido pela Igreja, porém, as leis tradicionais não correspondiam aos interesses do rei e da nobreza.
	C	Condorcet é o autor que primeiro utiliza o termo “positivo”, quando se refere ao método das ciências naturais baseados na experimentação e observação.
	D	Para Saint Simon, o método das ciências naturais baseado na observação e experimentação, que em sua concepção poderia ser transplantado à observação dos objetos das ciências sociais e, assim, de forma "positiva", estas ciências não poderiam analisar a sociedade de forma neutra e objetiva.

Outros materiais