PROCESSOS BIOLOGICOS ATIV 4
7 pág.

PROCESSOS BIOLOGICOS ATIV 4


DisciplinaProcessos Biológicos Básicos28 materiais331 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Pergunta 1
	
	
	
	O albinismo é provocado por um defeito em uma das enzimas necessárias para produzir melanina, o pigmento que escurece nossa pele, pelos e olhos. Pessoas com albinismo não produzem melanina ou produzem pequenas quantidades e, consequentemente, têm cabelo branco, pele clara e nenhum pigmento na íris dos olhos. A base genética do albinismo foi descoberta pelo médico inglês Archibald Garrod, que identificou, em 1908, que a condição era hereditária, como uma característica autossômica recessiva.
Isso significa que ____________.
PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Assinale a alternativa cujo conceito completa a frase corretamente.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
uma pessoa tem que receber duas cópias de uma mutação albina para apresentar o albinismo.
	Resposta Correta:
	 
uma pessoa tem que receber duas cópias de uma mutação albina para apresentar o albinismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: De acordo com as teorias fundamentais da genética, os traços que desapareceram nos descendentes heterozigotos a partir do cruzamento de dois homozigotos puros são chamados de recessivos.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	O desenvolvimento de técnicas de cultura celular possibilitou o estudo dos cromossomos de diversos tipos celulares. Por exemplo, leucócitos humanos podem ser coletados do sangue periférico e cultivados pela estimulação de divisões celulares via tratamento químico. No meio da divisão, prepara-se uma amostragem celular para ser analisada. No procedimento, são usados compostos que impedem a formação do fuso mitótico. Dessa forma, a análise de cariótipos possibilita a confirmação de suspeitas diagnósticas e pesquisas sobre a origem de muitos distúrbios cromossômicos.
SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
	
	
	
Analise, na ilustração a seguir, a formação de gametas por não disjunção na meiose I e II de um mesmo par de cromossomos hipotéticos.
Fonte: SNUSTAD; SIMMONS, 2017, p. 118.
Agora, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Da fecundação de C + E, teremos um zigoto com aneuploidia.
	Resposta Correta:
	 
Da fecundação de C + E, teremos um zigoto com aneuploidia.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: A não disjunção cromossômica pode ocorrer tanto no sexo masculino como no feminino. Há algumas aneuploidias bem caracterizadas, como a trissomia do 21 e a monossomia do X.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	A herança monogênica e\u301 determinada por um gene apenas, o qual faz parte de um genoma completo. Fenótipos específicos podem ser determinados por padrões característicos. Quando o gene considerado se localiza em cromossomos autossômicos, a herança e\u301 denominada autossômica e o gene e\u301 autossômico; quando o gene se situa nos cromossomos sexuais, a herança e\u301 ligada ao sexo e o gene e\u301 ligado ao sexo (SCHAEFER, 2015, p. 150).
SCHAEFER, G. B. Genética médica. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Em relação aos conceitos fundamentais em genética apresentados a seguir, associe corretamente as colunas:
	1. O conjunto de características físicas, bioquímicas e fisiológicas determinadas por genes, influenciado ou não pelo ambiente. 2. A posição que o gene ocupa no cromossomo. 3. São as formas alternativas de um gene, ou de uma sequência de DNA.  
	A) Alelos. B) Lócus. C) Fenótipo.  
Agora, assinale a alternativa que possui o padrão correto de associação:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
1C; 2B; 3A.
	Resposta Correta:
	 
1C; 2B; 3A.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Um conceito óbvio, mas importante, é que apenas os alelos do genótipo, localizados num lócus específico, são herdados. Embora o fenótipo seja determinado, pelo menos em parte, pelo genótipo, os organismos não transmitem seus fenótipos para a próxima geração.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	O número de cromossomos que definem a espécie humana é um somatório de 22 pares de autossomos, com os cromossomos sexuais, que completam os 23 pares e podem ser da mesma forma iguais (XX) ou diferentes (XY). Alguns genes estão presentes tanto no cromossomo X quanto no Y, sendo a maioria perto das extremidades dos braços curtos, cujos alelos não obedecem ao padrão de herança ligados aos X ou Y, simulando a herança de um gene autossômico. Na espécie humana, os cromossomos sexuais determinam os fenótipos masculino e feminino, porém duas síndromes cromossômicas podem ser causadas pela alteração no número dos cromossomos sexuais, Síndrome de Turner e Síndrome de Klinefelter.
SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 7. ed. Rio de Janeiros: Guanabara Koogan, 2017.
Em relação a essas duas síndromes, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Um indivíduo com Síndrome de Klinefelter sempre será do sexo masculino.
	Resposta Correta:
	 
Um indivíduo com Síndrome de Klinefelter sempre será do sexo masculino.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: A não disjunção meiótica pode originar indivíduos sindrômicos com aneuploidias dos cromossomos sexuais, sendo as mais frequentes as citadas Síndrome de Turner, em mulheres, e Síndrome de Klinefelter, em homens.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	A forma precisa na qual um gene é definido depende do contexto biológico. Em um nível mais simples, podemos pensar no gene como uma unidade de informações que codifica uma característica genética. Expandimos essa definição à medida que aprendemos mais sobre o que são os genes e como eles funcionam. As informações genéticas são codificadas na estrutura molecular dos ácidos nucleicos, sob a forma do ácido desoxirribonucleico (DNA).
PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Em relação aos conceitos associados aos genes, analise as afirmações a seguir.
I. O conjunto das caracteri\u301sticas fi\u301sicas, bioqui\u301micas e fisiolo\u301gicas determinadas por genes pode sofrer ou não influência do meio ambiente.
II. O conjunto das informações gene\u301ticas de um indivi\u301duo representa o seu geno\u301tipo.
III. No genótipo, há genes que determinam características recessivas e o ambiente determina as características dominantes.
IV. Genes que ocupam, nos cromossomos, o mesmo lo\u301cus no par de cromossomos homo\u301logos, sa\u303o considerados alelos.
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta: Sugerimos que você releia o e-book, bem como a bibliografia recomendada para o capítulo, principalmente no que tange aos conceitos básicos de genética, envolvendo genes, alelos e padrões de herança dominante e recessiva.
	
	
	
Pergunta 6
	
	
	
	\u201cA distribuição de cromossomos duplicados entre as células-filhas é organizada e executada por microtúbulos, que são componentes do citoesqueleto. Essas fibras, constituídas de proteínas denominadas tubulinas, fixam-se nos cromossomos e os deslocam dentro da célula-mãe em divisão\u201d (SNUSTAD, 2018, versão online). Durante a mitose, os microtúbulos reúnem-se em um arranjo complexo denominado \u201cfuso\u201d.
SNUSTAD, D. P. Fundamentos de genética. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.
Em qual das fases da mitose as cromátides irmãs são separadas pelo encurtamento das fibras do fuso?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Anáfase.
	Resposta Correta:
	 
Anáfase.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Graças a esse processo de separação, os cromossomos descondensam-se, as organelas se reconstituem e cada conjunto de cromossomos é envolvido por uma membrana nuclear.
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	A morte celular faz parte dos processos fisiológicos dos organismos pluricelulares vivos, podendo ser programada. O termo que define esse processo programado é \u201capoptose\u201d. Por outro
Rafaela
Rafaela fez um comentário
Ok, muito obrigada
0 aprovações
Bruna
Bruna fez um comentário
O material é da ead, vou baixar e postar aqui
0 aprovações
Rafaela
Rafaela fez um comentário
Oi será que vc poderia me disponibilizar os materias que vc usou nessa materia?
1 aprovações
Carregar mais