Buscar

ATIVIDADE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3 
Pergunta 1 
Orientações Importantes:
 
1) Dê a sua contribuição sobre o tema. É proibida a cópia de textos da internet, sem a adequada citação da fonte;
 
2) Caso você opte por usar alguma citação de outros autores, faça as devidas referências: coloque o trecho entre aspas e indique sua fonte;
 
3) Você terá apenas uma oportunidade de enviar essa atividade;
 
4) Escreva de forma clara e coesa, utilizando a norma culta da língua portuguesa e a ABNT. Não utilize abreviações, gírias e/ou linguagem coloquial.
 
 ***
Atividade da Unidade 3: 
 
“Ir ao mercado e passar as compras em um caixa automático, pedir um Uber e ser levado por um carro completamente automatizado que dispensa motorista, ir ao banco e resolver todas as pendências no caixa eletrônico ou até mesmo pelo aplicativo de celular, fazer uma ligação para a central de uma empresa e ser atendido por um robô. A cada dia essas atividades tornam-se mais comuns. Trabalhos que antes eram desempenhados por funcionários, agora são feitos por máquinas.” 
 
Fonte: EVANGELISTA. A. P. Seremos líderes ou escravos da indústria 4.0? Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Idades-da-Vida/Seremos-lideres-ou-escravos-da-Industria-4-0-/13/40955    
 
A partir das informações apontadas no trecho acima e nos conhecimentos adquiridos ao longo da Unidade 3, aponte impactos decorrentes da inovação tecnológica no mundo do trabalho.
Fazendo uma breve retrospectiva no século 19 sobre as tecnologias tiveram mudanças radicais em relação aos empregos e a formas de negócios para varias pessoas. Dentre eles, parte que trabalhavam na lavoura e houve a introdução das maquinas forçando o setor agropecuário ir em direção ao setor industrial, onde observando as industrias quando foram automatizadas fazendo com que a maioria dos trabalhadores que ali estavam fossem deslocados de seus postos para o setor de serviço. Outro setor que foi influenciado pela tecnologia foi o setor bancário com a implantação de caixas eletrônicos, aplicativos como o internet banking, experimentaram grandes transformações pela propaganda da tecnologia. Com os avanços experimentados nesse setor, o quadro de funcionários caiu pela metade impossibilitando conter a redução. 
Atualmente com os avanços tecnológicos trazendo grandes inovações ao mercado e seus impactos são nitidamente visualizados em inúmeros setores. Citando como um exemplo, o setor dos serviços, existem postos de trabalhos que estão praticamente extintos após a inovação dos softwares, salientando que, de acordo com a evolução tecnológica muitos cargos ocupados ou ainda metade delas correm o risco serem extintas. 
Com a globalização e a evolução tecnologia, o setor da economia exige a cada dia a mais mão de obra especializada, levando em consideração que a produção não está mais no grande número de trabalhadores, mas sim na capacitação de operacionalizar sistemas informatizados. Uma empresa com menos trabalhadores, e alinhados a tecnologia pode produzir um volume maior de mercadorias, barateando o preço dos produtos. Fazendo com que a economia globalizada passe a possuir mobilidade alem de apenas uma mão de obra especializada. Colocando essa questão na pratica, a empresa deixa de centralizar as etapas de produção passando a ter uma terceirização transnacional, passando a ser mais barato a produção adquirida na fabrica e encaminhar em seguida apenas para uma montadora para formar o produto, agilizando todo o processo, alimentando a precisão e tecnologia, fabricando um produto mais barato em contrapartida reduzindo a geração de empregos.

Outros materiais

Perguntas Recentes