Buscar

Atividade_02_Politicaspublicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ministério da Educação – MEC
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Diretoria de Educação a Distância – DED
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Programa Nacional de Formação em Administração Pública
NOME: ADRIANA NEGRINI
 ELIANE CONSTANTE CARDOSO
 SILVANA VILHALBA CARDOSO
PROFESSORA: ELCIO GUSTAVO BENINI
TUTORA: GRACIELA GARLET
DATA: 28/11/2018
 
ATIVIDADE 02
RIO BRILHANTE/MS
Atividade da unidade 2.
 Com base nas leituras sugeridas:
Responda as questões do minicaso “Médicos sem fronteira” contidas na página 16 do livro Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise e casos práticos, de autoria de Leonardo Secchi.
Para debater: as medidas e os programas desenvolvidos pelos MSF na Somália podem ser consideradas Políticas Públicas? Construa argumentos com base na Vertente estatista e na vertente multicêntrica (primeiro nó conceitual). 
Os programas desenvolvidos pelos MSF na Somália podem sim ser considerados políticas públicas porque com na vertente estatista é permitido que atores não governamentais tenham influência no processo de elaboração e implementação de políticas públicas, do outro lado a abordagem multicêntrica considera as organizações privadas, organizações não governamentais como é o caso do MSF políticas públicas, porque essa abordagem atribui o adjetivo “pública” a uma política quando o problema que se tenta enfrentar é público. 
Para debater: a omissão ou incapacidade de atuação do Governo Federal de Transição (GFT) com relação a vários problemas de saúde da população somaliana é uma política pública? Construa argumentos com base no segundo nó conceitual do capítulo?
Os vários problemas de saúde da população somaliana que são omitidos, ou que não tem uma eficiente atuação do GFP não pode ser considerados uma política pública porque se todos os cidadãos visualizam problemas públicos de forma diferenciada, todo e qualquer problema daria luz a políticas públicas tornando se impossível a visualização da implementação das políticas públicas. 
As situações de omissões ou negligências governamental não devem ser consideradas políticas públicas, mas apenas falta de inserção do problema na agenda formal.
Para debater: a ausência de uma política nacional de saúde do Governo Federal de Transição (GFT) implica uma ausência de políticas de saúde em toda Somália? Construa argumentos com base no terceiro nó conceitual do capítulo?
Sim, porque segundo o terceiro nó conceitual que é interpretado como macrodiretriz estratégica sendo de nível estratégico, intermediário e operacional, essa ausência de uma política nacional de saúdo do GFT implicará em uma ausência de políticas de saúde em toda a Somália pela falta de estruturação de nível operacional e estratégico. 
Para debater: se os MSF fossem uma organização privada, com intuito de lucro, suas medidas e programas se enquadrariam como políticas públicas? Debata se é possível que organizações privadas tenham intenções genuinamente públicas. 
Se os MSF fossem uma organização privada com intuito de Lucro, mesmo assim suas medidas se enquadrariam como políticas públicas, pois estão atingindo e tentando resolver um problema que é público. 
No Brasil, medidas e programas focados em resolver problemas públicos também são protagonizados por organizações não governamentais. Dê alguns exemplos:
No Brasil existem diversas organizações não governamentais que tem programas focados nos problemas públicos como exemplo:
ABRACE
Missão 
Prestar assistência social a crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, e suas famílias, visando à qualidade de vida e garantir o acesso a melhores condições de tratamento,
DOUTORES DA ALEGRIA
Missão 
Intervir na sociedade propondo a arte como mínimo social para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social privilegiando hospitais públicos e ambientes adversos, tendo a linguagem do palhaço como referência
GOL DE LETRA
Missão 
Promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de esporte, cultura e formação para o trabalho,
INSTITUTO RECICLAR
Missão 
Proporcionar a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social oportunidades de educação complementar à escola e aprendizado profissional, para promoção de sua autoestima, inclusão social e exercício pleno da cidadania
Explique áreas/temas de políticas públicas ou localidades onde há um vácuo de atuação estatal nos dias atuais no Brasil, igual o que acontece com a área de saúde em várias regiões da Somália. 
O problema da seca no nordeste brasileiro onde existem negligência em relação a esse problema, não existem políticas públicas eficazes para a resolução desse problema e muitas vezes a falta de vontade dos governantes de manter uma política pública já existente.
Apresente o conceito de ciclo de políticas públicas, assim como de cada uma das suas etapas.
Ciclo de políticas públicas é um ferramenta metodológica, é uma estrutura racional que permite, contudo, considerar a complexidade da realidade. Mas desde que seja, de fato, tomado como um modelo – isto é, uma simplificação. Apresentam as fases de formulação, implementação e avaliação das políticas.
As diversas fases do Ciclo são:
Identificação do Problema/Formação da Agenda de Políticas Públicas; A definição de um problema depende essencialmente do modo como os decisores e a sociedade compreendem uma determinada questão. Desta definição depende, por sua vez, o modo como problema será discutido e que soluções serão apontadas.
Formulação da Política/Tomada de Decisões; O momento da formulação de propostas de política, e a tomada de decisões que o acompanha, constitui uma fase crucial do processo de produção de políticas públicas. A decisão é uma escolha entre alternativas de curso de ação, feita pelos formuladores da política, ocorrendo numa série de pontos no tempo e no espaço.
Implementação; é a clara definição e compreensão dos objetivos da política; disponibilidade de recursos; capacidade dos gestores de reunir e controlar estes recursos; capacidade do sistema de se comunicar com e controlar os indivíduos e organizações envolvidos nas tarefas.
Avaliação. A avaliação consiste em apreciar os efeitos atribuídos ou atribuíveis à implementação de uma determinada política pública. Implica necessariamente uma atividade de pesquisa, destinada ao exame objetivo, sistemático e empírico dos efeitos de políticas, programas e projetos, vis-à-vis aos seus objetivos e metas.
Apresente duas estratégias e/ou instrumentos de implementação de políticas públicas para o seguinte problema: pichação em prédios públicos. 
O problema de pichação em prédios públicos é um problema comum principalmente em cidades grandes uma estratégia a ser usada é a profissionalização desses pichadores, transformando eles em grafiteiros profissionais, dando oportunidades para eles mostrarem sua arte de uma forma legal. Como a maioria dos pichadores são jovens e adolescentes uma outra estratégia seria o resgate dessas pessoas através de oportunidades de trabalho como os programas de menor aprendiz onde eles estariam aprendendo uma profissão e ao mesmo tempo estudando. 
REFERÊNCIAS
Santos, Maria Paula Gomes dos. Políticas públicas e sociedade – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES : UAB, 2016.
https://virtual.ufms.br/file.php/1675/Politicas_Publicas_e_Sociedade/Livro_Secchi_parte1.pdf Acesso em: 03 nov. de 2018.

Outros materiais

Outros materiais