Buscar

Organização politica na saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Segundo  a  classificação  da Organização Mundial  de  Saúde,  o  termo "saúde" segue  o  conceito  de "Um  estado  de  completo bem-estar físico, mental e social, e não somente uma completa ausência de afecções ou doenças".
Acerca  do processo saúde-doença, analise: "Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o _______________ representa o conjunto de  relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de ______________ e doença de uma _______________,  que  variam  em  diversos momentos  históricos  e  do  desenvolvimento  científico  da  _______________." 
Assinale  a  alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior:
		
	
	desenvolvimento / saúde / população / humanidade
	 
	processo saúde-doença / saúde / população / humanidade
	
	desenvolvimento / caráter / humanidade / população
	
	desenvolvimento / saúde / humanidade / população
	
	processo saúde-doença / caráter / população / humanidade
	Respondido em 12/11/2019 15:12:19
	
Explicação:
O CONCEITO DE SAÚDE E DO PROCESSO SAÚDE E DOENÇA "Em síntese, pode-se dizer, em termos de sua determinação causal, que o _ processo saúde-doença _ representa o conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de _saúde- e doença de uma _população- que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da _humanidade-."
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No fim século XX e início XXI, houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como: I- Acolhimento, II- Acreditação hospitalar, III- Humanização e IV- Cuidado individualizado e integral. Dentre os conceitos citados, quais estão corretos?
		
	
	I, III e IV
	
	I, II e IV
	
	Apena IV está correta
	 
	I,II,III e IV
	 
	I,II e III
	Respondido em 12/11/2019 15:13:03
	
Explicação:
O processo saúde e doença e sua promoção de saúde vem sendo motivo de atenção desde o fim século XX e início XXI, onde houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como acolhimento, acreditação hospitalar, humanização, e cuidado individualizado e integral dentre outros. São fatores que possuem relação com a subjetividade do sujeito, pois buscam laços entre aqueles que cuidam e os que são cuidados.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	A afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	A afirmativa II está correta.
	
	A afirmativa V está correta.
	Respondido em 12/11/2019 15:15:02
	
Explicação:
Em 1948, a OMS estabeleceu a definição de saúde como "um estágio de bem-estar físico, mental e social e não só a ausência de doenças ou enfermidades"
Apenas a idade e o sexo não é suficiente para analisar o estado de saúde de uma população. Muitas variáveis devem ser consideradas:  Renda, status social e educação; - Ambiente físico: água potável, ar puro, ambiente de trabalho sadio, casa segura e comunidade bem planejada. - Rede de apoio social, incluindo família, amigos e comunidade - Genética, que influencia a expectativa de vida e o risco de desenvolvimento de determinadas doenças, etc.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, qual o conceito de saúde?
		
	
	É um direito de todos e dever do Estado
	 
	Completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença.
	
	Completo bem estar psicológico, social e biológico.
	
	Saúde deve ser entendida como um direito social e qualidade de vida
	
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	Respondido em 12/11/2019 15:15:19
	
Explicação:
A "Organização  Mundial de Saúde" (OMS) define a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Nas civilizações mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, eles acreditavam que a doença era:
		
	
	Causada por falta de alimentação.
	
	 Causada por causa da má qualidade da água.
	
	 Causada por falta de assepsia.
	 
	 Causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
	
	Causada por não conhecerem os riscos de suas manifestações.
	Respondido em 12/11/2019 15:15:47
	
Explicação:
A literatura registra que entre os povos sem escrita, as pessoas associavam as enfermidades a causas sobrenaturais. Nesse contexto, o homem pouco ou nada poderia fazer para mudar o quadro. Existem registros de que os antigos povos da mesopotâmia ¿ sumérios, assírios e babilônios tinham um panteão de deuses. Dessa forma consideravam a doença como causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas________ e _________ que visem à redução do risco de _______e de outros agravos e ao acesso __________ e __________ as ações e serviços, para sua promoção _________ e ____________. (Agencia Nacional de Saúde Suplementar)
		
	
	sociais; econômicas; doença; universal; diferenciado; proteção; reabilitação.
	
	sociais; culturais; saúde, diferenciado; igualitário; proteção e reabilitação. 
	 
	econômicas; culturais; doença; universal; diferenciado; proteção; recuperação.
	
	socais; econômicas; saúde; diferenciado; igualitário, proteção; recuperação.
	 
	sociais; econômicas; doença; universal; igualitário; proteção; recuperação.
	Respondido em 12/11/2019 15:16:36
	
Explicação:
Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas_ sociais _ e _ econômicas _ que visem à redução do risco de_ doença _e de outros agravos e ao acesso_ universal _ e igualitário _ as ações e serviços, para sua promoção _ proteção _ e _ recuperação . (Agencia Nacional de Saúde Suplementar)
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Constituição brasileira, sobre ao direito à saúde, é correto afirmar que "A saúde é direito de todos e dever do Estado..." Assinale a opção FALSA:
		
	
	Dentre as diretrizes do sistema único de saúde, constam atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais com a participação da comunidade.
	
	As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio.
	 
	É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País. Essa participação está prevista em lei.
	
	As ações e serviçospúblicos de saúde integram uma rede descentralizada, regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
	
	O acesso gratuito às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação é assegurado textualmente na Constituição da República.
	Respondido em 12/11/2019 15:18:02
	
Explicação:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, logo não há participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
		
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	 
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	Respondido em 12/11/2019 15:18:58
	
Explicação:
A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, ou seja pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	Gabarito
Coment.

Outros materiais