Buscar

atividade complementar filme doze anos de escravidão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Complementar 
Aluno: Gisele Dalva de Barros
Matrícula: 1717467
Atividade: Filme “DOZE ANOS DE ESCRAVIDÃO”
Obs.: Segue em anexo print da tela do filme
 A Atividade
12 Anos de Escravidão (2013) é o terceiro e também o mais aclamado filme do diretor britânico Steve McQueen. O roteiro foi escrito por John Ridley, e o filme é protagonizado por Chiwetel Ejiofor, contando também com o poder promocional de atores como Brad Pitt e Benedict Cumberbatch.
O filme aborda a história verídica de Solomon Northup, um negro livre nascido nos Estados Unidos da época escravagista. De acordo com a narrativa, Northup era músico e trabalhava como violinista no distrito de Saratosa, em Nova York, e vivia com a esposa e dois filhos. Certo dia, dois homens visitam Northup para lhe oferecer um emprego provisório de duas semanas em Washington, o qual ele aceita. Assim que os três chegam lá, os recrutadores embriagam e drogam Northup antes de o jogarem em uma senzala da propriedade de James Burch, um rico vendedor de escravos.
A história de Solomon Northup prossegue até ele ser posto para trabalhar em plantações no estado de Louisiana por 12 anos antes de sua libertação.
Na 86ª edição do Oscar, o filme foi indicado em nove categorias e ganhou três prêmios: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o) e Melhor Roteiro Adaptado.
Conclusão reflexiva
O premiado filme, adaptado da biografia de Solomon Northup, escrita por David Wilson, onde conta sua triste história de quando se tornou escravo, ele um homem livre, músico, casado e pais de duas filhas, até que em uma de suas muitas viagens como músico fora drogado e capturado, sendo levado para o sul, onde fora vendido como escravo. 
A escravidão negra infelizmente foi algo muito real durante centenas de anos. Durante o período de colonização, esse foi um comercio muito lucrativo, podendo mencionar também que foi a principal mão de obra utilizada na época. Muitas foram as colônias que utilizavam a mão de obra escrava negra. Podemos mencionar o Brasil por exemplo ou o Haiti, que durante o período da sua colonização, sua população estimada, cerca de mais de 80% era composta de negros escravizados. 
Nos Estados Unidos havia diferentes tipos de políticas, onde nos estados do norte não havia escravidão e nem diferenciação racial, já na região sul do país, nas colônias de exploração essa foi a principal mão de obra, nas lavouras de algodão e cana. 
 O filme retrata com cenas fortes e dramáticas a triste realidade vivida pelos negros no período da escravidão, os espancamentos, estupros, violências, o sequestro da pessoa humana, privada de seus direitos, tratados pior do que bichos. E como isso era tratado pela sociedade escravocrata que acreditava ser normal essa forma de tratamento, bem como ser normal uma pessoa ser dona da outra. 
O filme relata a história de um americano, mas pode-se transportar para o Brasil essa realidade, uma vez que as mesmas atrocidades aconteciam em terras brasileiras, com o aval de toda a sociedade e governantes. 
Falar de escravidão nos remete a um passado que nos envergonha, nos causa repúdio e revolta, como pode o ser humano ser tão cruel com um dos seus, a ponto de cometer atrocidades bizarras? 
Excelente filme é um ótimo material que o professor pode utilizar em suas aulas, uma temática tão realista, de uma realidade histórica que merece ser apresentada discutida e trabalhada de forma a fazer os alunos refletirem sobre o assunto.

Continue navegando