Buscar

Trbalho - A prática da Engenharia

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA - A prática da Engenharia
DUPLA
VALOR: 10 PONTOS
Data de entrega: 23/04
Responda às questões abaixo, referentes às profissões de Engenheiros:
Dê exemplos de caraterísticas comuns aos engenheiros de sucesso
Porque o aprendizado permanente é importante na engenharia?
Porque são importantes boas habilidades de comunicação oral e escrita na engenharia?
O que os engenheiros civis fazem?
O que os engenheiros de automação fazem?
O que os engenheiros eletricistas fazem?
O que os engenheiros mecânicos fazem?
O que os engenheiros químicos fazem?
O que os engenheiros de produção fazem?
Escreva um texto, entre 6 e 10 linhas (digitado, letra arial 12), explicando porque a ética na engenharia é tão importante e explique por que se espera dos engenheiros a prática da engenharia usando os mais altos padrões de honestidade e integridade. 
Nome : Otávio Augusto Soares Costa / Pedro Simões Perdigão
RA: 12105057 / 12104989
Honestidade 
Trabalho em equipe 
Pensar a frente dos demais 
Possuir habilidades de comunicação transparente 
Credibilidade 
Minimizar o que pode ser considerado complexo 
Desenvolvimento das características da equipe 
Objetivos realistas 
Utilização dos conhecimentos 
Proatividade
O aprendizado é importante na engenharia, pois a partir deste conhecimento adquirido todo engenheiro será capacitado a resolver diversos tipos de problemas, analisando e detalhando , buscando esclarecer o obstáculo em que se encontra no menor tempo possível de maneira produtiva e eficiente.
 A comunicação oral e escrita na engenharia é importante, pois a partir dela permite que qualquer individuo consiga interagir eficientemente com varias pessoas , seja no trabalho em equipe quando consultam uns aos outros para resolverem problemas complexos ,ou em momentos participativos dando seminários , workshops e reuniões profissionais.A boas habilidades interpessoais e de comunicação são cada vez mais importantes atualmente em razão do mercado global. 
O Engenheiro Civil projeta, gerencia e executam obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Ele acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, da análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e define o material a ser usado. Chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança.
O Engenheiro de Controle e Automação projeta, gerencia e opera equipamentos usados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, fazer a manutenção desses equipamentos. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais.
O engenheiro eletricista lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica, considerando fatores como custos, localização e segurança. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial. Trabalha no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e na manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas. Participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares e faz estudos sobre eficiência energética, considerando fontes de energia renováveis. Também elabora projetos de sistemas de medição de consumo, iluminação de espaços e aterramento de fios. 
O Engenheiro Mecânico é aquele que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. O engenheiro mecânico é responsável por projetar e desenvolver motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. Além de desenvolver e projetar máquinas e sistemas, o engenheiro mecânico também pode atuar em pesquisa de tecnologias de ponta, liderar equipes de produção e manutenção, atuar no controle de qualidade, projetar usinas e fábricas.
O Engenheiro Químico trabalha com os processos industriais que recorrem a transformações físico-químicas. Ele cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas e faz sua transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolvem produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos ao ambiente. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.
O Engenheiro de Produção planeja, projeta e gerencia sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir os custos de produção de bens e serviços. Preocupa-se com o desempenho econômico eficaz que seja ambientalmente sustentável e responsável.
Apesar de muitos acreditarem que a ética não esta presente no ramo das engenharias, ela esta existente a todo o momento, pois somos nós que produzimos produtos e fornecemos muitos serviços no qual podem afetar a qualidade de vida , saúde e segurança do individuo . Por esse motivo devemos manter os mais altos princípios de conduta ética, avaliando e analisando criticamente o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental, compreendendo e aplicando a ética como uma responsabilidade profissional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes