Buscar

EXERCÍCIO DISCURSIVO JOGOS DE EMPRESAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Jogos de Empresas 
As brincadeiras, o jogo e o divertimento desempenham papel fundamental no processo educacional. Um ambiente lúdico, em que o bom humor e a espontaneidade prevalecem, faz com que se estabeleça um clima de confiança e permissividade para tentativas de acerto. O empreendedor é aquele que arrisca, superando seu medo de errar. Normalmente, nossas ações são calculadas, racionalizadas, medidas e pesadas para que não haja falhas. Mas, quando jogamos, as regras são outras. Colocamos em funcionamento o hemisfério direito do cérebro e percebemos habilidades que, multas vezes, desconhecíamos ter.
Fonte: GRAMIGNA, Maria Rita Jogos de Empresa São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 26. 
Cite dois benefícios dos jogos de empresas na formação do futuro gestor, explicando cada um deles. 
Entre os benefícios da utilização dos Jogos de Empresas como disciplina
acadêmica, é possível citar:
desenvolvimento de Capacidades, Habilidades e Atitudes (CHA);
possibilidade do participante (estudante ou treinando) tomar decisões em ambiente de simulação;
Ao participar de Jogos de Empresas, o aluno compreende que está sendo exposto a situações que simulam a realidade organizacional, e que a sobrevivência da empresa fictícia no mundo simulado depende do desempenho da equipe.
Questão 2/5 - Jogos de Empresas 
Analise o esquema a seguir: 
O esquema representa os stakeholders que mais interagem com a organização. Explique o papel dos fornecedores e do governo no mundo simulado dos jogos de empresa. 
Fornecedor: Indiferentemente se a empresa é uma indústria, um varejista ou prestador de serviço, ela sempre terá um ou mais fornecedores. O papel do fornecedor é ofertar insumos, máquinas e equipamentos necessários para que a equipe possa suprir as necessidades da empresa.
Governo: No universo corporativo o governo determina as regras econômicas, taxas de juros, taxas cambiais e mudanças tributárias, entre outros. No mundo simulado, isso também acontece, e a equipe precisa estar atenta aos movimentos realizados pelo Governo para entender o impacto de suas ações no negócio que está gerenciando.
Questão 3/5 - Jogos de Empresas 
A informação é a principal base para tomada de decisão na Vida real e também no mundo simulado de jogo de empresas. Para tal as equipes do jogo de empresa devem considerar as diversas fontes de informações disponíveis para perceber os movimentos do mercado.
A partir do enunciado, elabore um texto explicando duas fontes de informações utilizadas no mundo simulado de jogo de empresas. 
Jornais: Em diversos deles, são disponibilizadas informações diárias que permitem ao gestor captar sinais de mudança, normalmente no curto e médio prazo. Gestores precisam criar o hábito de ler jornais diariamente, principalmente aqueles de suas regiões de atuação, para acompanhar as tendências de seu público-alvo. Dependendo do alcance do produto da empresa, é necessário acessar diversos jornais de outros estados para compreender o que está acontecendo com o mercado.
Revistas técnicas do segmento: Gestores devem conhecer as revistas técnicas de seu segmento de atuação porque elas trazem informações preciosas para a tomada de decisões. Nesse canal de informação, são apresentados estudos sobre o segmento, novas matérias primas, novos fornecedores e até mesmo os novos concorrentes entrando no mercado.
Porém, mesmo no mundo simulado, a equipe deve ficar atenta a tudo o que acontece com fornecedores, clientes, sindicatos, bancos e mundo externo, entre outros, para transformar tudo isso em informações úteis para tomada de decisão.
Questão 4/5 - Jogos de Empresas 
A figura a seguir representa de maneira simplificada o mundo simulado. Compreender esses três estágios auxiliará a equipe a tomar decisões mais assertivas: 
Descreva o que significa esses três estágios. 
Ponto A – condições iniciais: todas as empresas começam exatamente iguais. Isso é necessário para que as empresas tenham as mesmas condições ao entrar no mercado. 
Espaço do desafio: é o mundo simulado no qual as regras estão estabelecidas. Nesse espaço, as empresas disputarão o mercado e tentarão sobreviver aos imprevistos que ocorrerão com o passar das jogadas.
Ponto B – estado-alvo (meta): Jogos de Empresas precisam de uma meta para que as equipes se sintam desafiadas a desenvolver as atividades. No entanto, essa meta precisa ser claramente compreendida por todos os componentes.
Questão 5/5 - Jogos de Empresas 
Para que as equipes se sintam preparadas para participar de um jogo de empresa é preciso que as mesmas tenham acessado as informações inicias. O que é o jogo, quais seus objetivos, quantidade de jogadas, tempo para cada jogada, como é o simulador, como se encontram 
informações entre outros. Devido a essas necessidades é comum um mediador (professor) iniciar o processo com exposição das informações e no segundo momento, levar as equipes para os laboratórios. 
A partir da colocação acima, elabore um texto, explicando três das principais ações que permitirão as equipes estarem aptas a participar de um jogo de empresa. 
Para iniciar o jogo, será necessário que todos os componentes das equipes estejam devidamente cadastrados, o que acontece na fase de preparação. Normalmente, esse cadastro é realizado através da inserção de e-mail e criação de login e senha, e também é determinado qual integrante da equipe será o gerenciador do software.
Depois disso, também será necessário criar as empresas dentro do ambiente do simulador. As equipes criarão um nome fictício para sua empresa e os participantes se associarão a ela.
Outra atividade bem importante na fase de preparação é a divisão das tarefas e criação de cargos de cada componente do grupo. É comum associar cada componente da equipe a um cargo de direção, tais como: Diretor Financeiro, Diretor de Produção, Diretor de Gestão de Pessoas e Diretor de Marketing, entre outros. Em alguns casos, além dos diretores, a equipe cria um cargo de CEO (Chief Executive Officer ou Diretor Executivo, aquele que responde pela empresa), o qual pode ser um dos diretores que assume mais essa função.

Continue navegando