Buscar

DIREITO AMBIENTAL 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO AMBIENTAL
	1a Questão
	
	
	
	Quanto aos meios processuais para a defesa ambiental, assinale a opção correta.
		
	 
	O Ministério Público, ainda que não encontre elementos que indiquem a autoria do possível dano ambiental ou o mínimo de prova para propor a ação judicial, não pode promover o arquivamento do inquérito civil ou dos documentos em seu poder.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Cabe exclusivamente ao Conselho Superior do Ministério Público e ao Conselho Federal Gestor do Fundo de Direitos Difusos a propositura de ação civil pública por danos causados ao meio ambiente provenientes de empresa pública, fundação, sociedade de economia mista ou associação.
	
	O inquérito civil é um instrumento indispensável para o exercício da ação civil pública em defesa do meio ambiente, pois é ele que dá suporte à preparação dessa ação perante o Judiciário.
	 
	De acordo com a CF, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao meio ambiente ou ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
	Respondido em 10/10/2019 08:05:19
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em relação à Lei 7.347/85, que disciplina a Ação Civil Pública: I- Os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial II- Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente. III- Qualquer pessoa poderá e o servidor público deverá provocar a iniciativa do Ministério Público, ministrando-lhe informações sobre fatos que constituam objeto da ação civil e indicando-lhe os elementos de convicção IV- Só será cabível ação civil pública para veicular pretensões que envolvam tributos, contribuições previdenciárias. Marque a alternativa CORRETA
		
	
	II e IV estão corretas
	
	Todas estão corretas
	 
	I,II e III estão corretas
	 
	II,III e IV estão corretas
	
	I,III e IV estão corretas
	Respondido em 10/10/2019 08:05:38
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Considerando a efetivação da proteção normativa ao meio ambiente e o papel do Ministério Público na defesa dos interesses coletivos, marque a ação que este deverá propor.
		
	
	Mandado de Segurança Coletivo
	 
	Ação Civil Pública
	 
	Ação de Reparação por danos patrimoniais.
	
	Mandado de Segurança.
	
	Ação Popular.
	Respondido em 10/10/2019 08:05:34
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Determinada Fundação propôs Ação em face de uma empresa poluidora. Distribuída a demanda, o processo foi autuado e após todos os trâmites processuais o magistrado proferiu sentença. Pergunta-se: Qual tutela processual ambiental foi distribuída pela associação?
		
	 
	Ação Civil Pública.
	
	Ação Popular.
	
	Ação Direta de Inconstitucionalidade.
	
	Mandado de Injunção.
	
	Mandado de Segurança Coletivo.
	Respondido em 10/10/2019 08:05:20
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Tendo em vista as alternativas abaixo: I- O objeto principal do inquérito civil é a apuração sobre a existência de lesão ao ordenamento jurídico e a busca de elementos de convicção para o ajuizamento da ação civil pública II- Uma das finalidades do Ministério Público é promover o inquérito civil com a finalidade de evitar a propositura de ações infundadas III- A proposição do inquérito civil é pressuposto necessário para o ajuizamento da ação civil pública. IV- O Ministério Público pode prescindir da instauração do inquérito civil diante da existência de elementos que, de plano, formem a convicção do órgão ministerial agente. Marque a resposta CORRETA
		
	
	I, II e III estão corretas
	 
	I, II e IV estão corretas
	
	Todas estão corretas
	
	II, III e IV estão corretas
	 
	I, III e IV estão corretas
	Respondido em 10/10/2019 08:05:31
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A respeito das principais tutelas processuais em Direito Ambiental, analise o trecho a seguir:
No caso de um suposto crime ambiental cometido por empresa concessionária de exploração mineral, por exemplo, o ___________, privativamente, tem o poder de instaurar e presidir _________, que se trata de instrumento extraprocessual e, como tal, tem caráter ________, ou seja, inquisitorial, ___________ e facultativo. Nesse processo, não é assegurado à pessoa jurídica o direito de ampla defesa.
Assinale a alternativa que melhor preenche os espaços vazios, na ordem apresentada no trecho:
 
		
	
	Ministério do Meio Ambiente, um inquérito civil público, sancionador, multilateral
 
	
	Ministério Público, um processo administrativo ambiental, investigatório, multilateral
 
	 
	Ministério Público, um inquérito civil público, investigatório, unilateral
	
	Ministério Público, um inquérito civil público, sancionador, unilateral
 
	
	Ministério do Meio Ambiente, um processo administrativo ambiental, sancionador, unilateral
 
	Respondido em 10/10/2019 08:05:22
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 10, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental. 
O Ministério do Meio Ambiente não tem poder para instaurar qualquer processo que atenda os termos apresentados no trecho.
Por ser extraprocessual, não pode se tratar de um processo administrativo ambiental.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA sobre a ferramenta processual, utilizada pelo Ministério Público, Defensoria Pública, União, Estados, Distrito Federal, Municípios, autarquia, empresa pública, fundação, sociedade de economia mista ou associação, mais adequada e a mais utilizada para apuração da responsabilidade civil ambiental.
		
	
	O mandado ambiental coletivo
	 
	A ação civil pública ambiental
	
	Ação direta de inconstitucionalidade ou ato normativo ambiental.
	
	O mandado de injunção ambiental
	 
	A ação popular ambiental
	Respondido em 10/10/2019 08:05:27
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa correta em relação aos instrumentos processuais de defesa do meio ambiente:
		
	 
	A tutela, via ação popular ambiental destina-se à proteção de um bem jurídico de dimensão coletiva ou difuso e o ressarcimento não se faz em prol indivíduo, mas, sim, indiretamente, em favor da coletividade, por se tratar de um bem indivisível e de conotação social
	
	A ação popular tem previsão legal infraconstitucional na Lei 4.717/65 e constitucional fundamentada no art.129 da CF e qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao seu patrimônio privado
	
	A Ação Popular concede aos legitimados por lei, o direito de ir à juízo para tentar invalidar atos administrativos praticados por pessoas jurídicas de Direito Público enquanto Administração Direta e também pessoas jurídicas da Administração Indireta.
	
	O objeto principal da ação civil pública ambiental, observadas as condições para a imputação do dano, é de uma pretensão
estritamente indenizatória.
	 
	A negociação através do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no processo judicial da Ação Civil Pública, assegura à coletividade a recuperação integral do dano.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes