Buscar

DIREITO AMBIENTAL 10

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
	1a Questão
	
	
	
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), O conceito legal de meio ambiente é definido como:
		
	
	É a soma dos fatores biológicos, químicos e econômicos que permite a vida e a manutenção da mesma ao ser humano.
	
	Esta norma não conceitua meio ambiente que apenas está definido no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.
	
	Apenas a Organização das Nações Unidas conceituou legalmente meio ambiente.
	
	o meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida.
	 
	o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	Respondido em 23/09/2019 08:27:40
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
		
	 
	bem público de uso comum do povo.
	
	bem público transindividual.
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	bem público de uso especial.
	
	bem público dominical.
	Respondido em 23/09/2019 08:27:50
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os grandes problemas ambientais, que atualmente enfrenta a humanidade, estão relacionados diretamente a(o):
		
	
	Ao modelo socialista da economia global que determina o consumo desenfreado pela população dos produtos industrializados.
	
	Uso consciente dos recursos naturais e artificiais com vista a sustentabilidade do planeta
	 
	Nosso modo de vida, com os valores que fundamentam e caracterizam as sociedades contemporâneas e com as respostas da natureza ao comportamento industrial e consumista insustentável, gerado pelo modelo de globalização econômica.
	
	Uso controlável e depredatório dos recursos naturais pelo homem desde o início da era capitalista.
	 
	Escassez de recursos naturais em determinadas áreas do nosso planeta o que afeta a todos nós.
	Respondido em 23/09/2019 08:27:54
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A defesa da tutela coletiva do meio ambiente será exercida quando se tratar de: I - Direito de natureza jurídica difusa e sendo condição de direito humano fundamental. II - Interesse indisponível, que ainda se fundamenta no princípio da solidariedade e da fraternidade. III - Interesse ou direito individual, assim entendido o que privilegia o interesse do particular. Diante das assertivas acima, escolha a opção adequada:
		
	
	Todas estão erradas.
	 
	Apenas a I e II estão corretas.
	
	Apenas a I está correta.
	
	Estão erradas as assertivas I e III.
	
	Está errada apenas a assertiva II.
	Respondido em 23/09/2019 08:27:58
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Passados quase cinco anos do documento intitulado Nosso Futuro Comum, em junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, houve a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida como Rio-92, Eco-92 ou Cúpula da Terra. Esses eventos têm importância para a formação das políticas ambientais em âmbito local e global. A esse respeito, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
		
	
	Os princípios elaborados a partir da Rio-92 são avançados para a época, mas não tiveram sucesso, uma vez que se buscava obrigar os países signatários a elaborar políticas ambientais locais, numa clara agressão à soberania nacional.
	 
	Embora não tenha inaugurado a elaboração de políticas ambientais nos países, as conferências ajudaram a propor diretrizes comuns e compartilhamento de experiências no sentido de avançar o processo em cada país.
	
	O conceito de desenvolvimento sustentável não aparece em nenhum evento ou comissão internacional de meio ambiente, tendo sido criado como tentativa de fazer frente aos movimentos ambientalistas que se formavam.
	
	A ideia de economia verde esteve presente nas primeiras conferências globais, mas foi perdendo fôlego conforme se desenvolvia a noção de solução dos problemas ambientais pela via do mercado-livre e não regulamentado.
	 
	Um dos problemas encontrados nessas conferências da ONU e demais eventos globais sobre a questão ambiental é o rompimento de diretrizes entre um evento e outro, o que impediu o desenvolvimento de uma linha comum de avanços entre eles.
	Respondido em 23/09/2019 08:28:04
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto do direito ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que aborda a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
O processo de construção dos conhecimentos e abordagens ambientais ocorreu de fato e as conferências globais refletem esse amadurecimento.
O conceito de desenvolvimento sustentável aparece no relatório Nosso Futuro Comum, de 1987.
A soberania nacional foi respeitada para cada país participante da Rio-92, estando portanto desobrigados a elaborar políticas ambientais locais.
A ideia de economia verde surge na Rio+20 e é, portanto, mais recente em relação às demais conferências e eventos ambientais internacionais.
 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale abaixo qual a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano que ocorreu de 05 a 16 de junho de 1972, com a participação de 113 Estados, que é considerada um marco do Direito Ambiental no âmbito internacional:
		
	 
	Conferência de Estocolmo
	
	Conferência de Palermo
	
	Conferência de Londres
	
	Conferência de Paris
	
	Conferência de Bogotá
	Respondido em 23/09/2019 08:28:11
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(TJ PA 2009 ¿ Juiz de Direito ¿ FGV in AMADO, Frederico. Direito Ambiental esquematizado. São Paulo: Gen, 2015, p. 12) A Constituição Federal/88 assevera que `todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida¿. A esse respeito, é correto inferir que a concepção constitucional sobre o meio ambiente é:
		
	
	Criacionista.
	
	Pragmática.
	 
	Antropocêntrica.
	
	Holística.
	
	Panteísta.
	Respondido em 23/09/2019 08:28:15
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Vinte anos após a Rio-92, e diante da crise ambiental alarmante, ocorreu, em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a participação de lideranças de 193 países que fazem parte da ONU. O principal objetivo era o de renovar e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável após 20 anos da Rio-92 e identificar ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e de eliminação da pobreza. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	
	Bogotá
	
	Estocolmo
	 
	Rio de Janeiro
	
	Palermo
	
	Paris

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes