Buscar

Questões sobre Controle de Constitucionalidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201605934694)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que contempla ação de controle de constitucionalidade que é dotada da característica da subsidiariedade
		
	
	Ação Declaratória de Constitucionalidade. 
	
	Ação Direta de Inconstitucionalidade Interventiva.
	 
	Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.
	
	Ação Direta de Inconstitucionalidade.
	
	Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão.
	Respondido em 29/10/2019 17:27:27
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605982062)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Projeto de lei estadual de iniciativa parlamentar concede aumento de remuneração a servidores públicos estaduais da área da saúde e vem a ser convertido em lei após a sanção do Governador do Estado. A referida lei é:
		
	
	compatível com a Constituição da República, desde que a Constituição do Estado-membro não reserve à Chefia do Poder Executivo a iniciativa de leis que disponham sobre aumento de remuneração de servidores públicos estaduais.
	
	nenhuma das alternativas
	 
	inconstitucional, uma vez que os projetos de lei de iniciativa dos Deputados Estaduais não se submetem à sanção do Governador do Estado, sob pena de ofensa à separação de poderes.
	 
	inconstitucional, uma vez que são de iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que disponham sobre aumento de remuneração de servidores públicos da administração direta e autárquica estadual.
	
	constitucional, em que pese o vício de iniciativa, pois a sanção do Governador do Estado ao projeto de lei teve o condão de sanar o defeito de iniciativa.
	Respondido em 29/10/2019 17:26:20
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605979549)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Nos termos da Constituição Federal, dentre os legitimados ativos à propositura da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade, NÃO se encontra:
		
	
	entidade de classe de âmbito nacional.
	
	o Governador de Estado.
	
	a Mesa da Assembleia Legislativa.
	
	confederação sindical.
	 
	o Procurador-Geral de Justiça.
	Respondido em 30/10/2019 15:04:03
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605963340)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2018 Banca: IBADE 
O remédio constitucional cabível sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, consiste no(a): 
		
	
	habeas corpus.
	 
	mandado de injunção.
	
	mandado de segurança.
	
	ação popular.
	
	ação coletiva.
	Respondido em 30/10/2019 15:05:26
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605956185)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	À luz da legislação e da jurisprudência do STF pertinente ao tema, assinale a opção correta acerca do controle de constitucionalidade.
		
	
	O procurador-geral da República pode requerer ao presidente do STF a desistência de ADI por ele ajuizada, desde que o faça de forma fundamentada.
	
	Se uma lei federal afetar diretamente certa política pública de um município e houver pertinência temática entre a lei federal e a política pública municipal prejudicada, o prefeito desse município poderá propor uma ADI perante o STF.
	 
	Cabe medida cautelar em ADC que determine a suspensão de processos que envolvam a aplicação da norma em análise na ADC até que haja o julgamento definitivo do pedido principal.
	
	Caso o DF promulgue lei que discipline matéria de competência legislativa exclusiva da União, essa norma deverá ser declarada inconstitucional por ausência de requisito material.
	
	Uma ADI por omissão não é instrumento cabível para se exigir do Poder Executivo a adoção de medida de índole administrativa necessária para o cumprimento de preceito constitucional, o que deve ser feito mediante mandado de injunção.
	Respondido em 30/10/2019 15:09:33

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais