Buscar

prática simulado caso 12

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE JUIZ DE FORA/MG
PROCESSO Nº: 1234
Isabel Pimenta ( Qualificação Completa) , por seu advogado, com endereço profissional na ( Enderelo completo) , onde deverá ser intimado para dar andamento aos atos processuais, pelo rito comum, movido por Regina Silva vem nesse juízo, oferecer:
CONTESTAÇÃO
em face de Regina Silva, brasileira, solteira, do lar, portadora da carteira de identidade nº _____, expedida pelo _____, inscrito no CPF sob o nº _____, endereço eletrônico ______@____, residente e domiciliada Juiz de Fora/MG, pelos motivos de fato e direito que passa a expor.
DAS PRELIMINARES
LISTISCONSÓRCIO NECESSÁRIO
A PARTE AUTORA pleiteia a anulação de contrato de compra e venda que tem como compradora a PARTE RÉ e como alienante o Sr. Andre das Neves, ex-companheiro da PARTE AUTORA.
Portanto, pela natureza da relação jurídica controvertida, a eficácia da sentença depende da citação também do alienante, existindo, dessa forma, o litisconsórcio necessário, devendo a PARTE AUTORA ser intimada para requerer a citação do Sr. Andre das Neves, sob pena de extinção do processo, na forma do art. 115, Parágrafo único, do Código de Processo Civil.
PEREMPÇÃO
Carece a ação de pressuposto processual negativo, tendo em vista a ocorrência da perempção
A PARTE AUTORA deu causa, por três vezes, a sentença fundada em abandono de causa em ações que tinham o mesmo objeto da ação ora contestada, incorrendo na vedação prevista no §3º do art. 485 do CPC, razão pela qual deve o processo ser extinta sem resolução do mérito, com fulcro no art. 354 c/c 485, inc. V, ambos do CPC.
DO MÉRITO
A ação é plenamente improcedente, pois falta-lhe lógica argumentativa e fundamentação jurídica mínimas para fundar o direito alegado pela PARTE AUTORA.É fundamental salientar que, até o momento da celebração do negócio jurídico, a PARTE RÉ sequer conhecia o ex-companheiro da PARTE AUTORA, o que torna logicamente impossível a alegação de que a PARTE RÉ e o Sr. Andre das Neves mantinham uma relação extraconjungal, e que devido a essa relação é que a compra e venda foi realizada para simular uma doação.A demais, a PARTE RÉ pagou o valor devido pelo imóvel, R$ 95.000,00, e procedeu ao registro da escritura de compra e venda no cartório competente, afastando a ocorrência de qualquer vício, conforme cópia em anexo (DOC. X)Outro fato que corrobora a total improcedência do pedido é que a data de celebração do negócio, 10/10/2016, é posterior à proferição da sentença judicial que dissolveu a união estável mantida entre a PARTE AUTORA e o alienante, datada de 23/08/2016, determinando a partilha de todos os bens adquiridos na constância da união estável, dentre os quais está arrolado este imóvel.Se houve a partilha dos bens da PARTE AUTORA e do Sr. Andre das Neves no dia 23/08/2016, no momento da compra e venda, que, conforme já mencionado, foi devidamente levada a registro no cartório competente no dia 10/10/2016, o imóvel era propriedade exclusiva do alienante, estando livre e desembaraçado de qualquer ônus ou obrigação.
DO PEDIDO
Diante do exposto, requer a esse juízo:
A – o acolhimento da preliminar de litisconsórcio necessário, com a intimação da PARTE AUTORA para requerer a citação do Sra. Andre das Neves, alienante do imóvel, sob pena de extinção do processo sem resolução do mérito, na forma do art. 115, Parágrafo único, do CPC;
B – o acolhimento da preliminar de perempção, com a consequente extinção do processo sem resolução do mérito, com fulcro no art. 485, inc. V, do CPC;
C - no mérito, a improcedência do pedido autoral;
D – a condenação da PARTE AUTORA ao pagamento das despesas processuais e os honorários advocatícios de sucumbência.
V - PROVAS
Requer a produção das provas documental, depoimento pessoal, testemunhal e daquelas que se fizerem necessárias no curso da instrução processual.
Local e data.
Nome do Advogado
OAB/ (Sigla do Estado)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais