Buscar

Atividade 1 - TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1- ESTUDO DE CASO: BOB’S
 
A cadeia de restaurantes Bob’s foi fundada em 1952, no Rio de Janeiro, pelo americano Robert Falkenburg em uma época em que não existia fast-food no Brasil. Bob Falkenburg lançou no Brasil o hot-dog, o hambúrguer, o milk-shake e o sundae. Em 1984, a rede iniciou seu sistema de franquias, com a abertura de duas unidades em Vitória (ES). 
A empresa tem como visão “ser reconhecido como a melhor escolha de restaurantes fast-food no Brasil, com os produtos mais gostosos e com um serviço diferenciado”. Com relação à missão, o Bob’s busca “satisfazer os clientes com produtos mais gostosos do mercado com qualidade”. 
Como a empresa trabalha com a produção em massa de produtos padronizados e em curto tempo, são avaliadas e aperfeiçoadas as habilidades técnicas. Desta forma, todos os funcionários do Bob’s passam por um treinamento pré-estabelecido. 
A cadeia de restaurantes mantêm uma hierarquia que prioriza a ordem, a disciplina, a autoridade e a iniciativa. O trabalho é padronizado, visto que a empresa produz lanches em grande escala. Para estimular o pessoal, a empresa segue uma política de remuneração justa, tanto para o funcionário quanto para a empresa. 
 
QUESTÕES 
 
1) A Escola Clássica da Administração surgiu no final do século XIX e no início do século XX. Quais foram seus principais autores e o que ela buscava? 
2) Com relação à produção, o Bob’s segue os fundamentos da Administração Científica? Em caso afirmativo, o que comprova isso? 
 3) A estrutura organizacional do Bob's está distribuída em um sistema semelhante ao proposto pela Escola Clássica de Administração. Busque no texto informações que evidenciem a afirmação e exemplifique. 
4) Com a leitura do caso pode-se concluir que os fundamentos das teorias clássicas são aplicados até hoje em empresas dos mais diversos segmentos. Confirme esta afirmação trazendo um exemplo discutido e comentando as principais características relacionadas à administração clássica. Ou seja, após escolher organização para estudo descreva os traços marcantes da mesma, em relação aos seguintes atributos: CARACTERÍSTICAS DA Administração; RESULTADOS ALMEJADOS; RELAÇÃO: OBJETIVOS ORGANIZAÇÃO X INDIVÍDUO; HOMEM / COMPORTAMENTO DO INDIVÍDUO; OBJETIVO; CONCEITO; TIPO DE ORGANIZAÇÃO. Para responder esta questão leia atentamente o texto de apoio: Abordagens prescritivas e normativas- disponível no AVEA.
REFERÊNCIAS 
 LIMA, J. F.; HOLOWKA, H.; ROCHA, R. P. Estudo de caso: aplicação da teoria clássica da 
administração em uma empresa de fast-food. Campo Mourão: Universidade Estadual do Paraná – FECILCAM. 
 
BOB'S. O BOB'S. Disponível em: <http://www.bobs.com.br/o-bobs>. Acesso em: 12 set. 2013.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes