Buscar

Coroas Provisórias

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO: COROAS PROVISÓRIAS.
TÉCNICA DIRETA PARA CONFECÇÃO DE COROAS PROVISÓRIAS COM A TECNICA DA BOLINHA OU RESINA ADAPTADA. INDICADA PARA DENTES POSTERIORES- PASSO A PASSO.
É indicada quando não se tem mais referência da anatomia, aquela coroa que vai substituir.
Vai criar uma bolinha com a resina acrílica (mistura o pó com o liquido e na fase plástica ou de trabalho), depois de feita a bolinha, coloca no dente e vai fazer a adaptação vestibular, lingual e vai pedir para o paciente morder para verificar a questão oclusal. Para verificar o excesso pega uma lapiseira(grafite), delimita toda região de borda, as laterais correspondente ao contato proximal e com a max cut vai tirar todo o excesso em volta sem perder o ponto de contato. Então foi tirado todo o excesso da proximal, porem existe muito excesso no sentido V-L, a referência que a gente tem é a cúspide vestibular e a cúspide lingual e a linha do meio é o sulco principal, então vai remover o excesso que tem da linha para fora e da linha para a outra região oposta, deve-se ter o cuidado de dar o contorno da anatomia para não deixar o dente plano. RELEMBRAR A ANATOMIA DENTAL DO DENTE.
PARA A CONFECÇÃO DAS COROAS PROVISÓRIAS, TEMOS A TECNICA DIRETA E INDIRETA.DENTRE AS TECNICAS DIRETAS, A MAIS UTILIZADA E APLICADA NA DISCIPLINA CORRESPONDE A TÉCNICA DA PRÉ-MOLDAGEM CONHECIDA COMO TECNICA DA MATRIZ DE SILICONE. 
Passo a passo:
Manipule uma porção da base com o catalisador da silicona de condensação até a mistura ficar com uma coloração homogênea.
Faça um rolo com o material de moldagem, e depois leve-o na área selecionada para a obtenção do molde do dente a ser restaurado provisoriamente. Recorte os excessos do molde obtido, de modo que ele fique sem interferências para sua posterior inserção ou remoção.
Prepare o elemento dental seguindo os princípios de preparo para o material.
Manipule uma porção de resina acrílica ativada quimicamente e leve-a no molde previamente obtido.
Isolar o dente com vaselina e quando a resina acrílica estiver na fase plástica leve o conjunto molde-resina em posição na boca.
Após a polimerização da resina remova os excessos com rodas de silicone para polimento de resina acrílica.
Coloque o provisório em posição e confirme a adaptação dos pontos de contato adjacentes e no término cervical.
Se necessário, realize o reembasamento do provisório com uma porção de resina acrílica.
Recorte os excessos e confirme a adaptação do termino cervical.
Realize um ajuste oclusal e quando estiver correto, realize o polimento da peça com as rodas de filtro e pasta para polimento.
Realize a cimentação com o material provisório.
Vantagens: boa adaptação, dureza e resistência adequada, bom polimento e fácil confecção.
Desvantagens: reação exotérmica, odor forte, reações alérgicas e contração de polimerização.
Limitações: necessário dente com anatomia relativamente preservada.
TECNICA DIRETA PARA CONFECÇÃO DE COROAS PROVISÓRIAS COM O DENTE DE ESTOQUE. INDICADA PARA DENTES ANTERIORES, PASSO A PASSO:
Medição do comprimento do elemento homologo;
Transferência da medida para faceta;
Desgaste da faceta;
Desgaste da face lingual;
Prova da faceta;
Lubrificação do preparo com vaselina;
Reembasamento da faceta com resina acrílica (técnica do pincel);
Desgaste dos excessos de resina acrílica;
Lubrificação do preparo para reembasamento do termino cervical;
Reembasamento do termino cervical;
Definição do termino cervical com grafite;
Ajuste da adaptação ao termino cervical (remoção de excesso)
Acabamento do ajuste cervical com broca de corte fino;
Ajuste da face palatina (deve ser realizada de acordo com a oclusão do antagonista);
Acabamento com borrachas abrasivas;
Acabamento com a scotch-bright;
Acabamento com disco de camurça;
*prestar atenção da inclinação do dente.
AS RESINAS ACRILICAS ATIVADAS QUIMICAMENTE (RAAQ) SÃO MATERIAIS DE ESCOLHA PARA A CONFECÇÃO DE COROAS PROVISÓRIAS PELA TECNICA DIRETA. 
QUAIS AS CARACTERÍTICAS DESSE MATERIAL?
Material biocompatível, ausência de sabor e odor, propriedades térmicas satisfatórias, estabilidade dimensional, boa capacidade de polimento, aparência agradável e simplicidade técnica. (resina acrílica termo polimerizáveis)
QUAIS AS APLICAÇÕES DESSE MATERIAL PARA A ODONTOLOGIA?
Tem uma ampla aplicação em odontologia: confecção da base de próteses parciais e totais, placas miorrelaxantes, moldeiras individuais, padrões fundição, próteses provisórias imediatas, coroas provisórias, dentes artificiais, reparo de próteses totais, acrilização de aparelhos ortodônticos, confecção de dentes artificiais, além de artefatos que substituam perdas ósseas ou tecidos moles da face, como reconstituição ocular, pavilhão auricular e obturadores palatinos, dentre outras aplicações.
ENUMERE AS FASES DA RESINA ACRÍLICA, INDENTIFICANDO AS CARACTERISTICAS PRESENTES EM CADA ETAPA.
Durante a fase arenosa as pérolas de polímero são completamente envolvidas pelo monômero que preenche os espaços vazios e o conjunto adquire uma cor translúcida. O nome atribuído a esta fase é consequência do aspecto semelhante a uma massa de areia molhada, que apresenta baixo escoamento e ganha brilho superficial por afloramento do excesso de líquido quando pressionada. Na fase pegajosa ou fase fibrilar o líquido dissolve as longas cadeias de polímero, tornando a mistura viscosa e aderente, fazendo com que na tentativa de manipulação apareçam inúmeros fios finos e pegajosos entre as porções resultantes. Durante a fase plástica a massa resultante perde a pegajosidade a partir de certo ponto de saturação da solução de polímero nomonômero, começa a escoar de modo homogêneo, torna‐se manipulável e sem aderência,sendo esta conhecida como fase de trabalho. Na fase borrachoide ocorre o aumento da concentração de cadeias de polímero no monômero e a evaporação do monômero residual, tornando o líquido escasso, fazendo com que o escoamento da massa torne‐se precário e apareçam características de recuperação elástica. A fase borrachoides é caracterizada pelo aumento da temperatura, decorrente da exotérmica da reação, que acelera a reação de polimerização e produzo rápido endurecimento da massa.
FORMA DE APRESENTAÇÃO DO MATERIAL: Pó e liquido 
PROPORÇÃO DO MATERIAL: 3:1 em volume, ou seja, três partes de pó para uma parte de líquido.
COMPOSIÇÃO: pó (polímero) polimetilmetacrilato (PMMA) e líquido (monômero) metilmetacrilato ou metacrilato de metila e hidroquinona.
O ACABAMENTO E POLIMENTO DAS COROAS PROVISÓRIAS É UMA ETAPA PRIMORDIAL PARA REDUZIR A RUGOSIDADE SUPERFICIAL DAS COROAS PROVISÓRIAS.
QUAL O PREJUIZO PARA O PACIENTE NO CASO DAS COROAS PROVISÓRIAS APRESENTAREM-SE NÃO POLIDAS?
Com as superfices rugosas existirão formação de nichos onde microorganismos são protegidos das forças mastigatórias e procedimentos de higiene bucal, podendo causar alterações bucais no paciente.
KIT DE ACABAMENTO E POLIMENTO:
Fresas tungstênio: Minicut(vermelha, malhas menores, corte mais delicado) Maxcut(azul, malhas mais largas, poder de corte maior). *Desgaste de qualquer material.
Disco diamantado: Serilhado.
Desgasta dos dois lados (dupla face). Ele serrilhado se torna mais fácil de realizar o desgaste, é indicado para fazer desgaste (abertura de ameia) para criar espaço para papila para a gengiva não ficar estrangulada.
Polidor de Cerâmica Ultra-Cerapol – Grosso
Polidor de Acrílico Ultra-Technique
De maior granulação para menor. Para conseguir uma boa lisura.
Escovas de polimento:
Scotch-brithe:Remoção de riscos de provisórios.
Algodão: brilho final em resinas.
Pelo de cabra- tipo estrela: polimento em resinas,em sulcos e ameias.
Crina de cavalo: polimento fino em resinas.

Continue navegando