Buscar

A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E A FUNÇÃO DA ESCOLA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E A FUNÇÃO DA ESCOLA.
A contemporaneidade tem se demonstrado um desafio para escola em seus vários aspectos. Isso porque tem exigido dos sistemas educacionais uma ressignificação no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem e sua construção.
Esta busca por um novo significado se deve ao fato de que as novas concepções de educação rompem com os conceitos tradicionais que carregavam em si noções de um ensino autoritário. Se antes o professor era tido como detentor único de todo conhecimento e o aluno como receptáculo do que lhe era transmitido, na educação contemporânea tanto um como outro são participantes na construção do conhecimento. 
O educador é visto como mediador do processo de aprendizagem e o estudante como participante ativo. Se anteriormente se pensava em tratar o conhecimento de maneira fragmentada, hoje se prioriza a pratica interdisciplinar como meio de possibilitar a interação de indivíduos e disciplinas. A própria sala de aula não é mais espaço físico, mas campo de possibilidades para as praticas pedagógicas. O que dizer então da necessidade de levar em consideração contextos e realidades sociais dos educandos para que seja eficaz a aprendizagem? Assoma-se ainda o avanço tecnológico que possibilita ao aluno uma grande quantidade de informação de maneira rápida e de fácil acesso. 
Os tempos mudaram para a educação, e a escola não pode mais ser vista como um espaço de opressão dos alunos e de transmissão de saberes. Ela precisa ser espaço de construção de conhecimento e de formação de pensadores. O que se demonstra como um verdadeiro desafio frente aos diversos problemas enfrentados, principalmente na educação pública. 
Para tanto se faz necessário engajamento do Estado e das instituições escolares, bem como o dos professores, para alterar o cenário de defasagem atual e superar os diversos obstáculos a uma educação de qualidade. Somente assim poderá a educação fazer as “pazes” com seu período histórico e chegar a corresponder as expectativas de formação de indivíduos pensantes e críticos quanto a sua própria realidade social e meio em que estão inseridos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais