Soceidade Educação e cultura - Objetiva FINAL - uniasselvi
6 pág.

Soceidade Educação e cultura - Objetiva FINAL - uniasselvi


DisciplinaProva <strong>homem e Sociedade</strong>27 materiais141 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	Devido às múltiplas possibilidades de interpretação da palavra &quot;cultura&quot;, autores criam uma controvérsia conceitual sobre o tema e quase não conseguem chegar a uma conclusão satisfatória. Apenas são determinados pontos em comum sobre a cultura. Por isso, certos autores descrevem que o conceito de cultura pode ser relacionado a determinados pontos, aspectos, expressões e manifestações das populações e das sociedades. Nesse contexto, que aspecto da cultura passa a ser um ponto em comum?
	 a)
	Os instintos, os impulsos e as paixões humanas não foram anuladas ao longo do processo evolutivo.
	 b)
	A cultura determina o comportamento do homem e justifica as suas ações em meio a uma dada sociedade.
	 c)
	A cultura não interfere nos ambientes ecológicos, pois é específica da humanidade.
	 d)
	A herança genética continua sendo a principal determinante do comportamento humano.
	2.
	O estudioso da sociedade e da educação Pierre Bourdieu (1930-2002) definiu a existência de ações cotidianas praticadas automaticamente e sem planejamento consciente. Elas ocorrem nos espaços familiares, no trabalho e em todos os espaços sociais. Estas ações compreendem o âmbito conceitual de:
	 a)
	Campo.
	 b)
	Simbólico.
	 c)
	Habitus.
	 d)
	Doxa.
	3.
	A sociedade brasileira, após o fim dos governos autoritários da ditadura Civil-Militar (1964-1985), buscou ter novos instrumentos legais visando à construção de uma sociedade democrática. Tal perspectiva está presente na legislação responsável pela educação no Brasil. Uma gestão democrática nas escolas pode ser compreendida em quais atitudes? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A participação dos profissionais da educação envolvidos na escola na elaboração do Projeto Pedagógico.
(    ) A participação da comunidade escolar na reprovação ou aprovação de alunos .
(    ) A  autonomia da gestão financeira.
(    ) A gestão financeira a cargo exclusivo das secretarias educacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O castelo e a catedral são símbolos arquitetônicos da Idade Média, além disso, outros símbolos fizeram parte da cultura medieval em vários locais do mundo. Assim, todas as transformações que ocorreram na Idade Moderna ou são rupturas com o pensamento medieval ou são lentas reestruturações das qualidades culturais, como no caso da passagem do teocentrismo para o antropocentrismo. Na Idade Média, diferentemente da Idade Moderna, o homem não se preocupou com tanta ênfase em prolongar sua vida na Terra, fazendo estudos e buscando soluções e remédios para doenças e epidemias. Sobre o que objetivava o homem no contexto da cultura medieval, analise as afirmativas a seguir:
I- Salvar a alma da possibilidade do inferno.
II- Defender a ciência diante das teorias religiosas.
III- Conciliar fé e razão como conhecimentos de igual valor.
IV- Afirmar a existência de céu e inferno.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	  b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	5.
	No círculo de estudos da sociologia da educação, a vertente mais contemporânea é chamada de ?Pesquisa Pós-crítica?. Esta tendência vem ganhando espaço nas pesquisas no campo educacional, investigando autores, currículos, problemas e temáticas. Em termos gerais, esta vertente da sociologia tem influenciado vários campos das ciências sociais e humanas além da sociologia da educação. Este trabalho passa a utilizar categorias de análise da realidade educacional direcionadas para a abertura de ideias e multiplicação de sentidos. No contexto da pequisa pós-crítica em educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As teorias pós-críticas utilizam uma série de ferramentas conceituais como pós-moderno e teoria crítica.
(    ) No Brasil, as pesquisas pós-críticas também são publicadas nos encontros anuais da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação).
(    ) As áreas da Pedagogia, Educação Física e Educação Inclusiva ficam de fora do campo de atuação da pesquisa pós-crítica.
(    ) Discutir a relação dos valores pós-modernos com a educação contradiz a ação dos ensaios pós-críticos na realidade brasileira.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	6.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	O sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002) em sua maneira reflexiva de explicar a sociedade construiu um método para analisar os mecanismos e processos de dominação da sociedade usando os conceitos de habitus, campo, capital e poder simbólico. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Habitus.
II- Campo.
III- Capital cultural.
IV- Poder simbólico.
(    ) Está relacionado às formas de exercer poder na vida social. Pressupõe que os indivíduos acreditam na legitimidade do poder daqueles que o exercem.
(    ) Corresponde a um sistema de disposições duráveis e transponíveis que funciona como uma matriz de percepções, compreensões e atitudes.
(    ) É constituído pelos saberes, competências e outras aquisições de cunho cultural. 
(    ) Compõe o espaço estruturado de posições, onde os dominantes e os dominados lutam para manter e obter determinados postos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - IV - III.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	IV - I - III - II.
	 d)
	I - II - III - IV.
	8.
	A palavra ?pós-modernidade? pode ser encarada como um dos conceitos utilizados pelos sociólogos e antropólogos para melhor compreender a sociedade contemporânea. Pois, na contemporaneidade, temos a presença de diversas novidades nos campos político, econômico, cultural e social. Neste sentido, podemos refletir que a ?pós-modernidade? está em oposição a valores ?modernos?. Podemos, portanto, estabelecer diferenças entre o período classificado como &quot;moderno&quot; e &quot;pós-moderno&quot;. Sobre as diferenças entre os dois períodos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na modernidade, a poupança individual era valorizada no campo econômico. Na pós-modernidade, temos a presença do consumismo. 
(    ) Na modernidade, a história humana era compreendida como a busca pelo progresso. Na pós-modernidade, a história humana é encarada como uma somatória de múltiplas experiências individuais. 
(    ) Na modernidade, a sociedade