Soceidade Educação e cultura - Objetivas II - uniasselvi
4 pág.

Soceidade Educação e cultura - Objetivas II - uniasselvi


DisciplinaProva <strong>homem e Sociedade</strong>27 materiais141 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1.
	A vida do homem pós-moderno é marcada por  ideologias, que, por sua vez, acabam perpassando as esferas do comportamento social, familiar e individual. Com relação a essas ideologias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No materialismo, o reconhecimento do indivíduo se dá pela capacidade de ganhar e possibilidades de consumo. 
(    ) O hedonismo busca o prazer a qualquer preço, não importando, muitas vezes, as consequências. 
(    ) O relativismo é marcado pela subjetividade, na qual as verdades são oscilantes e relativas.
(    ) Do niilismo resulta da cultura do desperdício, sem a preocupação disto com relação aos impactos ambientais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	As organizações sociais estão intimamente ligadas ao cotidiano dos indivíduos, em especial, por estes serem, em geral, ligados a elas nas mais distintas relações sociais, como alunos, trabalhadores ou mesmo como consumidores. Assim compreendendo, como podemos classificar uma organização que busca apenas o lucro para seus acionistas, sem demonstrar consideração para com os seus colaboradores e até mesmo clientes?
	 a)
	Organizações classificadas como instrumento de dominação, pois são instrumentos de exploração do homem.
	 b)
	Organizações classificadas como cérebros, pois apenas com uma eficiente gestão estratégica a organização conquista seu lucro.
	 c)
	Organizações classificadas como sistemas políticos, pois os acionistas que lucram com a organização pagam pesados impostos aos governantes.
	 d)
	Organizações classificadas como instrumento de libertação, pois possibilitam lucros para os acionistas.
	3.
	As deficiências de aprendizagem são apontadas como as principais responsáveis pela falência de muitas empresas e instituições. Estas representam sintomas de problemas e também ?mitos? mais profundos, indistintamente. Com relação às posturas que indicam as principais expressões de deficiências de aprendizagem no interior de uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Eu sou meu cargo; a cura pode ser pior que a doença.
	 b)
	Mais rápido significa mais devagar; a cura pode ser pior que a doença.
	 c)
	Eu sou meu cargo; o inimigo está lá fora; a ilusão de assumir o comando.
	 d)
	Fixação em eventos; a cura pode ser pior que a doença; Eu sou meu cargo.
	4.
	Os trabalhos que devem ser cumpridos e realizados por uma gestão escolar devem também estar envolvidos numa perspectiva articulada com o maior número de atores e participantes, para que o cumprimento desses processos represente momentos de ensino-aprendizagem. Portanto, esses objetivos requerem a existência de uma estrutura mínima, que será responsável por gerir e fomentar estes momentos. Sobre os responsáveis mínimos pela gestão escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direção escolar, supervisão/coordenação pedagógica, orientação educacional, representantes de movimentos sociais e religiosos.
	 b)
	Direção escolar, supervisão/coordenação pedagógica, orientação educacional e da secretaria da escola.
	 c)
	Coordenação pedagógica, secretaria, círculo de pais, mestres e estudantes.
	 d)
	Direção escolar, orientação educacional, secretaria da escola, representantes de pais, mestres e estudantes.
	5.
	Na forma como os problemas, desafios e impasses são encarados no interior das organizações, é possível identificar posturas diferentes, entre elas encontram-se identificadas como ?Solução Sintomática? e a ?Solução Fundamental?. Com relação às definições dessas soluções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Solução sintomática.
II- Solução fundamental.
(    ) Apresenta resultados rapidamente, transfere a responsabilidade para outras pessoas e/ou adia as soluções que devem ser tomadas.
(    ) A solução costuma agir localizadamente, ou seja, somente sobre os sintomas do problema; porém a médio ou longo prazo o problema reaparece.
(    ) Requer mais conhecimento e maior tempo de observação e aplicação, porém, normalmente, faz com que o mesmo problema não torne a acontecer.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II.
	 b)
	I - II - I.
	 c)
	II - II - I.
	 d)
	I - I - II.
	6.
	A noção de disciplina, isto é, uma forma organizada e hierarquizada de gerenciar os seres humanos que trabalham em uma organização, pode ser compreendida de várias formas. Nos modelos organizacionais mecanicistas, a disciplina e a hierarquia são uma das principais formas de relacionamento do indivíduo com o seu trabalho e com seus companheiros. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que melhor contempla a afirmação anterior:
	 a)
	Para Max Weber, a disciplina forma uma burocracia ineficiente e inoperante, ao retirar a iniciativa dos indivíduos.
	 b)
	A disciplina, na concepção mecanicista, é ruim para o trabalho industrial, ao retirar o potencial criativo dos indivíduos.
	 c)
	A disciplina fabril se inspirou nas artes plásticas, em gênios como Antônio Gaudí, que realizaram verdadeiras obras-primas.
	 d)
	A disciplina fabril teve como inspiração o modelo de disciplina militar, sendo um paradigma o exército moderno de Frederico, Rei da Prússia.
	7.
	O conceito ?organizações?, oriundo da Teoria Geral da Administração, ocupa uma relevância exponencial na educação contemporânea. As instituições educacionais, tanto públicas como privadas, buscam inspiração nas empresas de sucesso para organizar o ambiente escolar de modo versátil, ágil e eficiente. Uma mudança de postura é considerar o acadêmico um cliente, e a universidade ou escola, uma organização prestadora de serviços educacionais. Com relação aos diversos aspectos envolvidos no conceito ?organizações?, analise as sentenças a seguir:
I- As organizações são compostas por máquinas, pessoas, finanças, tecnologia, contabilidade, missão e visão, e ainda as necessidades do mercado.
II- As organizações utilizam o maior número de instrumentos e estratégias, com a finalidade de minimizar as possibilidades de erros nas tomadas de decisões.
III- As organizações são uma nova forma de conceber a relação do aluno com o professor, em especial inspirado na proposta curricular freireana.  
IV- As organizações podem ser concebidas como máquinas, organismos, cérebros e cultura, unidades políticas e instrumentos de dominação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	Podemos observar que o mundo viveu nas últimas três décadas alterações no campo econômico. Estas modificaram profundamente as dinâmicas sociais. Algumas características padrão, como moedas diferentes para os diferentes países e uma intervenção do Estado nas dinâmicas econômicas hoje são consideradas obsoletas. O exemplo europeu, com uma moeda única (o euro) e um banco central comum (o banco central europeu), é paradigmático. Estas alterações macroeconômicas se refletem em nosso cotidiano. Com relação às alterações da pós-modernidade no campo econômico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O consumismo é presente no cotidiano ocidental.  
(    ) O comunismo e a planificação da economia são características pós-modernas.  
(    ) A sociedade é materialista, sendo a realização de ?sonhos de consumo? um ideal de vida. 
(    ) A sociedade é solidária, sendo a distribuição de renda e as ações de filantropia uma constante pós-moderna. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	Para Barth (2007), os valores dos indivíduos da pós-modernidade