Buscar

apol 4 politica de seguridade social-Assistencia Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 4 sobre “CONHECENDO MELHOR A LOAS” e a luz do Art. 1º da Lei 8.742/1993, Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta:
A	A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações exclusivamente de iniciativa pública, para garantir o atendimento às necessidades mínimas;
B	A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades mínimas;
C	A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas; 
D	A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações exclusivamente de iniciativa pública, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
Questão 2/5 - Política de Seguridade Social - Saúde
Conforme estudamos na aula 4, a Lei n.º 8.080/90 previu normas para a elaboração da política de gestão do trabalho para o SUS, a ser realizada de maneira articulada pelas esferas de governo. Atendendo a essa condição legal, foi construído que documento?
A	Parâmetros para divulgação das ações do SUS
B	Princípios e Diretrizes para a Gestão do Trabalho no SUS (NOB/RH–SUS).
Resposta B: Conforme vimos no material da aula 4, o documento constituído a partir da referida Lei, foi a NOB/RH que aponta os Princípios e Diretrizes para a Gestão do Trabalho no SUS (NOB/RH–SUS).
C	Resolução 533 que regulamenta o trabalho realizado por médicos que atuam em sindicatos
D	Diretrizes para adequar as atividades do SUS a realidade e exigências do setor privado.
Questão 3/5 - Política de Seguridade Social - Saúde
O documento que define as atribuições e as competências de cada instância de governo em relação a gestão do trabalho no SUS, conforme vemos na aula 4 é a NOB/RH–SUS. Esse documento define o que são Trabalhadores de Saúde. Marque a alternativa que apresenta corretamente essa definição.
A	São pessoas que prestam serviços de saúde somente em equipamentos públicos
B	São pessoas que prestam serviços de saúde somente em equipamentos públicos
C	São todos aqueles que exercem as suas atividades ou funções em serviços de saúde, públicos ou privados.
Você acertou!.
D	São todas as pessoas que trabalham em setores públicos no Brasil.
Questão 4/5 - Política de Seguridade Social - Saúde
Vimos em nossos estudos que a Lei n.º 8.080/90, promoveu uma revisão nas normas do SUS. Sendo assim, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente.
“ _________________ é a gestão e a ge­rência de toda e qualquer relação de trabalho necessária ao funcionamento do Sistema, desde a prestação dos cuidados diretos à saúde dos seus usuários até as atividades-meio necessárias ao seu desenvolvimento”. (BRASIL, 2005, p.32).
	A	A Gestão comercial no SUS
	B	A Gestão sistêmica no SUS
	C	A Gestão preventiva do SUS
	D	A Gestão do Trabalho no SUS
Resposta D: No material da aula 4 podemos perceber que: A Gestão do Trabalho no SUS é a gestão e a ge­rência de toda e qualquer relação de trabalho necessária ao funcionamento do Sistema, desde a prestação dos cuidados diretos à saúde dos seus usuários até as atividades-meio necessárias ao seu desenvolvimento”. (BRASIL, 2005, p.32).
Questão 5/5 - Política de Seguridade Social - Assistência Social
De acordo com o conteúdo estudado na Aula 4 sobre “PÚBLICO-ALVO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL”, analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa correta:
I. Ao analisarmos a Constituição Federal e a LOAS, podemos definir o público alvo da assistência social como formado pelas pessoas apenas em situação de risco social;
II. O público alvo da assistência social é formado pelas pessoas em vulnerabilidade ou risco social;
III. Pessoa com deficiência somente será público alvo da assistência social se for vítima de discriminação e preconceito e se encontrar em situação de pobreza extrema;
IV. Ao analisarmos a Constituição Federal e a LOAS, podemos definir tal público como formado pelas pessoas em vulnerabilidade ou risco social, decorrentes da faixa etária; pobreza; condição de pessoa com deficiência; restrição no acesso a serviços básicos; discriminação ou preconceito; e exposição à violência.
A	I e II;
B	I e III;
C	II e III;
D	II e IV. 
RESPOSTA CORRETA: Letra D. De acordo com a CF88 e LOAS o público como formado pelas pessoas em vulnerabilidade ou risco social, decorrentes da faixa etária; pobreza; condição de pessoa com deficiência; restrição no acesso a serviços básicos; discriminação ou preconceito; e exposição à violência.

Outros materiais