Buscar

Treinamento e motivação de pessoal na indústria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conforme RDC 17/2010 a empresa deve dispor de funcionários com qualificações necessárias para o cargo que exercer. Os níveis de cada função devem estar estabelecidos em organograma. 
Além dos treinamentos específicos para o cargo, todos os funcionários devem conhecer os princípios das BPFs recebendo treinamento ao ingressar na empresa e este treinamento deve ser continuado.
Entende-se como Treinamento Contínuo, todo treinamento cujo objetivo é de atualização e cuja necessidade é frequente, ou seja, o colaborador já foi treinado uma primeira vez, no método, e precisa ser relembrado sobre o assunto, com uma determinada frequência. Esta prática contribui para garantir o cumprimento da resolução onde está disposto que todos funcionários devem ser motivados a apoiar a empresa no que se refere a garantia dos padrões de qualidade. Para que este apoio ocorra, os funcionários precisam compreender os conceitos e importância dos assuntos que abrangem a qualidade e as boas práticas. 
Devem ser estabelecidos critérios para a organização do processo do treinamento, definindo diretrizes para o levantamento de sua real necessidade, garantindo a sua aplicação e a manutenção dos registros, de forma que todos os funcionários estejam devidamente treinados e capacitados a exercerem suas atividades.
As situações aplicáveis à treinamentos devem ser avaliadas e os tipos de treinamento, bem como sua metodologia, devem ser documentados. Cumpre-se destacar que só pode desenvolver determinada atividade o colaborador que tenha sido previamente treinado no procedimento aplicável à função.
Cada cargo deve possuir sua Matriz de Treinamento onde ficam dispostos todos os treinamentos aplicáveis a ele e o prazo disponibilizado para execução. Todos as evidências de treinamentos devem ser registradas e arquivadas de modo a comprovar sua realização. Destaca-se que o “treinador” deve ter sido treinado no procedimento e ter conhecimento da atividade antes de replicá-lo. 
Quando houver revisões em procedimentos os colaboradores deverão ser novamente treinados, visando a conformidade da execução das ações. É importante estabelecer uma sistemática que garanta que o colaborador seja treinado antes da vigência desta revisão. 
Além disso, quando há afastamentos (por exemplo, por motivos de saúde), os colaboradores devem ser novamente treinados nos procedimentos aplicáveis à sua função.
O pessoal destinado a trabalho em áreas limpas, áreas com alto risco de contaminação e áreas de materiais tóxicos ou infecciosos devem receber treinamentos específicos.
Caso haja necessidade de entrada de visitantes ou pessoal anteriormente não treinado, estes devem receber informações relevantes sobre higiene pessoal, EPIs e estarem acompanhadas por profissionais do local. Empresas terceirizadas ou consultores devem ser previamente qualificados antes de propagarem treinamentos na empresa.

Outros materiais