Buscar

Atividade 1 - Empreendedorismo UAM - Anhembi Morumbi 2019

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Usuário
	LAYS MARINA PEREIRA FIRMO
	Curso
	GRA0065 EMPREENDEDORISMO N (ON) - 201920.1908.01
	Teste
	ATIVIDADE 1
	Iniciado
	20/08/19 13:49
	Enviado
	20/08/19 14:32
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	2,5 em 2,5 pontos  
	Tempo decorrido
	42 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
​O cultivo da ação empreendedora 
 
Vivemos num mundo globalizado em que as alterações no ambiente internacional estimulam cada vez mais a competitividade e a integração econômica dos países. Sendo que nesse cenário de economia globalizada, o desafio dos empreendedores já atuantes ou que ainda vão abrir um negócio é, assim, o de criar uma empresa realmente competitiva. Por esse motivo, estes sujeitos devem se preparar para que seus empreendimentos apresentem grandes resultados a médio e a longo prazos. Principalmente isso, porque os investidores conjecturam a hipótese de atingir um equilíbrio risco-retorno mais promissor apoiando esses indivíduos que lutam para implantar ideias inovadoras e que estão sempre dispostos a correr riscos. Nesse contexto, pode-se afirmar que o dinheiro não é o mais importante no empreendedorismo e, sim, representa somente “uma ferramenta que avalia o desempenho em uma das formas da manifestação do empreendimento”. Na verdade, o que diferencia um empreendedor é o modo como “ele se posiciona e foca na sua área de negócios”, considerando que busca transformar uma visão de oportunidade, num negócio que gere valor e riqueza para a sociedade. 
Fonte: SOUZA, L. B.; GALHARDO, H. M.; MANOLESCU, F. M. K. Empreendedorismo e o perfil do empreendedor no mundo globalizado. XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino  Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2007. Disponível em: <www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/inic/INICG00177_01O.pdf>. Acesso em 15/06/2019 (adaptado). 
 
Baseando-se nas ideias do texto e nos conteúdos apreendidos na Capítulo 1 da disciplina, faça uma breve reflexão a respeito dos fatores que facilitam e/ou dificultam a ação empreendedora em um país. Registre suas conclusões sobre essa temática. 
		Resposta Selecionada:
	Durante a leitura do conteúdo presente na Unidade 1, foi possível perceber a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico do país. O empreendedor movimenta a economia, expande as possibilidades de mercado e muitas vezes é responsável pela geração de novos empregos. 
Entretanto, se tornar um empreendedor de sucesso é uma tarefa difícil, que requer muita disciplina, força de vontade e disposição para estar sempre aprendendo coisas novas. A criação de uma  nova empresa, produto ou serviço, por exemplo, deve passar por uma série de processos burocráticos para ser definitivamente oficializado. Uma empresa precisa de um CNPJ, um produto deve ser devidamente registrado no INPI e um novo serviço  deve ter seus objetivos e valores muitos bem definidos por meio de um contrato.  O espírito empreendedor, inovador e criativo está presente em grande parte da população, porém nem todos tem o conhecimento necessário para transformar esse potencial em uma grande empresa. Programas como o SEBRAE tentam trazer esses conteúdos através de cursos gratuitos que explicam conceitos como Plano de Negócios, Canvas de Valor, etc, mas ainda assim essa é uma realidade inacessível para uma parte da população. 
Por isso, consideramos também empreendedores aqueles que conseguem se virar com o que tem, e que mesmo diante da dificuldade, montam uma pequena barraquinha na feira para vender doces ou artesanato, ou começam como ambulantes revendendo produtos, e até mesmo os que fazem uma proposta inovadora para salvar o rendimento da empresa que trabalham.  E esses tipos de empreendedores tem o mesmo valor que aqueles empresários donos de multinacionais, ambos movimentam a economia, aproveitam as oportunidades e trazem propostas inovadoras ao mercado, porém cada um atua dentro da sua própria realidade.
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Feedback da resposta:
	[Sem Resposta]

Outros materiais