Buscar

Prova presencial regular LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL(Ale)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova presencial regular
LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL
Questão 1
Sobre estabelecimento, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. O estabelecimento empresarial é o conjunto de bens corpóreos, (como é o caso das instalações, equipamentos, entre outros), bem como de bens incorpóreos (marcas, patentes, entre outros).
II. O direito comercial tem como finalidade tutelar bens incorpóreos da relação empresarial.
III. Um dos elementos do estabelecimento empresarial é o seu nome, que é definida como uma palavra que a designa.
b) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 2
A sociedade empresária surge com o encontro de várias pessoas com a mesma vontade, ou seja, de exercer uma função empresarial. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. O contrato social é instrumento de constituição das sociedades em nome coletivo, em comandita simples e limitada.
II. O contrato social é instrumento de constituição das sociedades ilimitada e por ações.
III. O contrato social é bastante peculiar visto que as regras dos contratos em geral não podem simplesmente ser utilizadas no contrato social, pois esse é entendido como um contrato plurilateral.
c) Somente as alternativas I e III estão corretas.
Questão 3
As metamorfoses societárias são as alterações na constituição, na modalidade ou composição de uma sociedade empresária, que podem ocorrer de quatro formas: a transformação, a incorporação, a fusão e a cisão. Assinale a alternativa correta:
a) a cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão..
Questão 4
Sobre a falência, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. A falência pode ser definida como uma execução concursal do credor contra o patrimônio do empresário. Caso o devedor não explore sua atividade econômica sem ser empresário, o processo será a execução concursal civil e será regido pelo Código Processual Civil.
II. Para que possa ser considerada falência é necessário que existam três pressupostos, sendo eles: o devedor ser empresário; insolvência do devedor e a sentença decretando falência.
III. A falência é um ato judicial.
d) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 5
Nos casos de liquidação judicial, o procedimento de liquidação ocorrerá por meio de processo judicial, que poderá ser solicitado por qualquer sócio, quando ocorrer algum tipo de discórdia para a realização da liquidação de pleno direito, ou simplesmente deixarem de realizar a liquidação após a dissolução. Outro solicitante pode ser o Ministério Público, que realizará o comunicado às autoridades quando:
b) A sociedade empresarial não iniciar a liquidação, após 30 dias subsequentes da dissolução; ou após iniciar a liquidação, paralise esse processo por mais de 15 dias.
Questão 6
Consoante ao artigo 981 do Código Civil, o conceito de sociedade é o "contrato em que pessoas reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados". Sobre algumas características presentes, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Contrato: instrumento público ou particular, registrado (todas as sociedades personificadas) ou não levado a registro (sociedade em comum e em conta de participação.
II. Contribuição com bens e/ou serviços e partilha dos resultados: A sociedade tem como essência a junção do capital ou dos esforços das pessoas que contribuem para sua constituição, bem como todos os resultados são divididos entre os participantes da sociedade.
c) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 7
Sobre a empresa constituída com prazo de duração estabelecida, no ato constitutivo, assinale a alternativa correta:
b) Os sócios podem, neste caso, antes da data prevista alterar o prazo de duração da sociedade. Assim, devem modificar o ato constitutivo e registrá-lo no órgão competente.
Questão 8
O conceito: "é um recurso técnico que consiste em se aplicar, a uma hipótese não-prevista pelo legislador, a solução por ele apresentada para outra hipótese fundamentalmente semelhante à não-prevista" refere-se a qual termo:
d) Analogia.
Questão 9
Os sócios das sociedades de regime contratual possuem o direito de participação nos resultados sociais. Sobreesse assunto, analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Participação nos resultados sociais: todo o lucro derivado da sociedade, dependendo do que for acordado mediante ao contrato, terá como destino: capitalização, constituição de reserva ou distribuição entre os sócios.
II. No que se refere à distribuição do lucro entre os sócios, cada um terá sua parte do lucro proporcionalmente a sua participação no capital social, salvo convenção anterior diversa.
III. Na extinção da sociedade, os sócios recebem sua parte no acervo social, também conforme sua cota na empresa.
d) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 10
A doutrina, também considerada fonte do Direito, é resultado do estudo das leis por parte de juristas, dos estudiosos, operadores jurídicos em geral, que geram monografias, compêndios, tratados, pareceres capazes de mostrar caminhos aos magistrados, sugerir modificações aos legisladores. Sobre a classificação das fontes do direito em estatais e não estatais analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. Fontes estatais, que são a lei e a jurisprudência, porque são laboradas a partir das atividades dos Poderes Legislativo e Judiciário, respectivamente;
II. Fontes não estatais: os costumes e a doutrina, pois enquanto os costumes surgem a partir do comportamento social reiterado, a doutrina é resultado dos estudos realizados por jurisconsultos.
III. Fontes estatais: a lei e os costumes, pois ambos são elaborados pelo Estado.
d) apenas as assertivas I e II estão corretas.
Questão 11
A sociedade empresária, é conceituada conforme Fazzio Júnior (2016, p. 112) como sendo "pessoa jurídica de direito privado, implementada por um contrato, cujo objeto social é a exploração de atividade empresarial, ou que, independentemente de seu objeto, adota a forma societária por ações". Neste contexto analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Em suma, pode-se entender que a sociedade é uma pessoa jurídica que deriva de um contrato - contrato social ou estatuto da sociedade.
II. A sociedade empresária se fundamenta na condição de ser consequência de um contrato plurilateral de organização, bem como é uma pessoa jurídica de direito privado.
III. O conceito de sociedade é o contrato em que pessoas reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados.
b) Todas as alternativas estão corretas.
Questão 12
Existem alguns direitos e deveres destinados aos sócios que são comuns a todas as modalidades societárias. Sobre esses direitos e deveres assinale as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. O dever de contribuir, que se refere a valor que o sócio se obriga a colaborar para formar o capital inicial, conforme a configuração e o prazo estabelecido no contrato social ou no estatuto social, sob pena de ser considerado remisso.
II. Dever de probidade nas deliberações e gestão social, este dever está estabelecido no artigo 1.011 do Código Civil que prevê que "O administrador da sociedade deverá ter, no exercício de suas funções, o cuidado e a diligência que todo homem ativo e probo costuma empregar na administração de seus próprios negócios".
III. Direito-dever de coparticipação nos lucros e perdas, ou seja, o sócio pode participar dos lucros e das perdas, na proporcionalidade de sua cota, ou na previsão do contrato social, no caso de omissão do contrato social, os lucros percebidos serão proporcionaisà média do valor das cotas.
c) Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando